QUE PODER É ESTE? – Atos 1.4-8

| 01-03-2018

Diariamente vivemos o confronto dos poderes, necessitamos estar atentos para não engolir qualquer doutrina com indigestos e falsos poderes.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 17.22).

Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra - Atos 1.8.

Até o dia de Pentecostes a Igreja não tinha o Espírito Santo, por isso é que Jesus afirmou que eles seriam batizados com o Espírito Santo e receberiam PODER (atos 1.5 e 8).

Que PODER é este?

01. É o Poder da Fidelidade

Fidelidade é a virtude de quem cumpre o que promete, sendo constantemente leal e exato naquilo que prometeu.

E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias - Atos 1.4-5.

Batismo com o Espírito Santo é mergulhar, envolver, introduzir na fidelidade de Deus.

Deus é Fiel e quer cada ser humano batizado/mergulhado na sua fidelidade; Deus cumpre as suas promessas na vida daqueles que NELE esperam.

Na Carta aos Romanos 3.3 Paulo diz: E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus? De maneira nenhuma!

A incredulidade e a infidelidade dos outros impede recebermos o poder Espírito Santo e a fidelidade de Deus? De maneira nenhuma!

No derramamento Deus não inventou coisas, apenas foi fiel no cumprimento das suas antigas promessas quanto ao Espírito Santo: Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis - Ezequiel 36.26-27 (Isaías 44.3; Ezequiel 39.29).

Deus enviou seu Filho Jesus para anunciar e cumprir as promessas: Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? - Lucas 11.13.

Cumprimento da profecia de Joel 2.28: E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão (Atos 2.11-18), vossos velhos sonharão (ficaram como quem sonha - (Atos 2.17), e vossos jovens terão visões (sopro como... e linguas como... (Atos 2.3-4).

No derramamento do Espírito Santo aconteceu: Unidade da Igreja (Atos 2.1) sopro/som como de vento impetuoso (Atos 2.2); visão de línguas como de fogo (Atos 2.3); cheios do Espírito Santo falavam em outros idiomas (Atos 2.4); profetizavam as grandezas de Deus (Atos 2.11); Pedro levantou-se com os demais apóstolos cheios do Espírito passou a esclarecer os fenômenos sobrenaturais (Atos 2.11-18); após o discurso de Pedro quase 3.000 convertidos ao SENHOR Jesus (Atos 2.40-41).

02. É o Poder do Amor

Batismo com o Espírito Santo é mergulhar, envolver, introduzir no amor de Deus.

Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra - Atos 1.8 (Joel 2.28).

Mas recebereis o poder do amor de Deus ao descer sobre vós o Espírito Santo (poder para amar a Deus, ao próximo, aos perdidos) e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (Lucas 24.45-53).

Antes Deus habitava no Tabernáculo feito por mãos humanas, agora, por amor, Ele habita em nós (1ª Co 6.19-20).

Qual é a maior evidência de que o Espírito de Deus habita em nós? - Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei - Gálatas 5.22-23.

Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado (concedido) - Romanos 5.5 (1ª João 4.8-15).

Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas - Mateus 22.37-40 (1ª Jo 4.8; Jo 15.9).

Olhe para as tuas maneiras e atitudes em geral e veja, com os olhos de Deus, se você já tem a principal evidência do Espírito Santo de Deus na tua vida, o AMOR (Gálatas 5.22-23).

Se a prática do amor Cristão ainda é algo estranho na tua vida diária, isto significa que o Espírito Santo de Deus ainda é estranho na tua vida. Procure agir conforme as verdades Bíblicas e descubra que Deus quer que você fique transbordante do Seu Espírito. O Batismo com o Espírito Santo acontecerá mediante uma genuína conversão (Atos 2.38).

Se já tem a principal evidência de que o Espírito Santo habita em você, o AMOR, então o fruto do Espírito já é uma realidade na tua vida e já está capacitado, com Dons, para frutificar no serviço do Reino de Deus.

Conclusão

   Deus é tremendamente fiel e Pai de Amor, pelo batismo com o seu Espírito, nos reveste com a sua fidelidade e o seu amor. Só assim é que podemos frutificar na sua fidelidade e no seu amor.

   No poder do Espírito Santo somos chamados para uma vida abundante, poderosa em obras. Se já fomos batizados na fidelidade e no amor de Deus, o próprio Deus é por nós; então quem será contra nós? (Romanos 8.31-39).

   A nossa Esperança e o nosso limite é o Céu em Cristo Jesus!

   Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

  Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 10.12.2005 - 29.05.2011 - 24.02.2018.