DEUS É TREMENDO - Salmo 111

| 07-12-2016

"Tremendo" é quem faz outra pessoa tremer, por medo ou por reverencia, que causa temor, que é extraordinário.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 7.2).

Deus é tremendo: O SENHOR está no seu santo templo; nos céus tem o SENHOR seu trono; os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens - Salmo 11.4.

As palavras do SENHOR são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes - Salmo 12.6.

Imagine-se estar na presença da maior celebridade... exigiria uma serie de preparativos e tudo com muita alegria, muito prazer e até uma certa tensão.

Muito bem! O Senhor dos senhores manda avisar que Ele está aqui, está no coração daqueles que O amam!

Ele é tremendo, curve-se diante Dele, bata palmas para Ele!

 01. Compartilhando o temor a Deus

O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre - Salmo 111.10.

Deus fez o ser humano inteligente e sociável, necessita de uma vida comunitária, morre se ficar isolado, precisa compartilhar sua fé, sua vida e até a vida dos outros. Deus deixa princípios bem definidos para a nossa vida comunitária.

a) Compartilhando na Igreja:

Aleluia! De todo o coração renderei graças ao SENHOR, na companhia dos justos e na assembleia - Salmo 111.1 (Hb 10.25).

O modo correto para compartilhar o temor de Deus é exclusivista, exige coração sincero e é na companhia dos Salvos, os justificados no Sangue do Cordeiro. Deus sempre deixa muito claro sobre a necessidade dos Crentes se reunirem, como Igreja do SENHOR, para crescimento espiritual e adoração.  

Rendam graças ao SENHOR por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens! Exaltem-no também na assembleia do povo e o glorifiquem no conselho dos anciãos - Salmo 107.31-32.

b) Anunciando a todos:

Falar-se-á do poder dos teus feitos tremendos, e contarei a tua grandeza. Divulgarão a memória de tua muita bondade e com júbilo celebrarão a tua justiça - Salmo 145.6-7 (Marcos 16.15).

Precisamos anunciar entre nós e aos outros sobre o Deus Tremendo... Falar... Falar... Falar sobre o doador da vida eterna, falar sobre o tremendo poder de Deus na Igreja.

02. Santo e Tremendo é o seu nome

Grandes são as obras do SENHOR, consideradas por todos os que nelas se comprazem. Em suas obras há glória e majestade, e a sua justiça permanece para sempre. Ele fez memoráveis as suas maravilhas; benigno e misericordioso é o SENHOR. Dá sustento aos que o temem; lembrar-se-á sempre da sua aliança. Manifesta ao seu povo o poder das suas obras, dando-lhe a herança das nações. As obras de suas mãos são verdade e justiça; fiéis, todos os seus preceitos. Estáveis são eles para todo o sempre, instituídos em fidelidade e retidão. Enviou ao seu povo a redenção; estabeleceu para sempre a sua aliança; Santo e Tremendo é o seu nome - Salmo 111.2-9.

a) Se Ele é Santo, então exige santidade:

Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus - Levítico 20.7. Hoje, as pessoas estão confundindo santidade com ser bonzinho.

b) Se Ele é Tremendo, então exige temor:

Os povos perderam a noção de temor a Deus, temor às autoridades. As pessoas estão ficando, a cada dia, mais irreverentes, mais indisciplinadas e perdidas.

c) Deus é tremendo e declara amor apesar da perdição da humanidade:

Porque Deus amou ao mundo (a humanidade) de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que NELE crê não pereça, mas tenha a vida eterna - João 3.16.    

d) Deus é Santo e Tremendo, Benigno e Misericordioso - V.4b:

Benigno e Misericordioso é o Senhor, mas Ele também é Santo e Tremendo.

e) O temor a Deus faz com que o pecado seja feio e vergonhoso:

Orei ao SENHOR, meu Deus, confessei e disse: ah! Senhor! Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos. Ó SENHOR, a nós pertence o corar de vergonha, aos nossos reis, aos nossos príncipes e aos nossos pais, porque temos pecado contra TI. Daniel 9.4,8.

Só reconheceremos a desgraça do pecado quando reconhecermos que o nosso Deus é Santo e Tremendo.

03. Tremendo Senhor e Maravilhoso Salvador

Santo e Tremendo, duas palavras que descrevem a Jesus, o Cristo ressuscitado. Santo porque foi tentado, mas nunca pecou e, também, é Maravilhoso e tremendo por sua obediência vicaria, pois morreu no nosso lugar e foi obediente até a morte e morte de cruz (Filipenses 2.8).

Deus enviou ao seu povo a redenção; estabeleceu para sempre a sua aliança; santo e tremendo é o seu nome - Salmo 111.9.

Deus é Santo e Tremendo, é puro e não aceita impurezas na Sua presença, por isto é que ordenou: Sede santos porque Eu Sou Santo!

O homem não tem capacidade para purificar-se, então Deus enviou a redenção através de Seu Filho Jesus e estabeleceu Sua Aliança no Sangue do próprio Filho, para purificar todo o pecador arrependido.

Se, porém, andarmos na luz, como ELE está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado - 1ª João 1.7

O segredo do calvário é que Deus desceu não para salvar seu Filho, mas para moê-Lo em nosso lugar. Jesus não morreu por causa das torturas, agonizou pelo peso dos nossos pecados.

Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus - João 3.36.

Se você aceita as condições do Salvador, a Vida Eterna te espera!

Conclusão

Deus! Deus! Deus! Santo e Tremendo é o Seu Nome!

Deus é Santo e Tremendo! Somos um povo privilegiado, ELE habita no meio da sua Igreja. Temos vivido em santidade e temor?

Deus enviou o Seu Filho Amado para resgatar-nos. Temos permitido a Obra de Deus na nossa vida? Temos compartilhado com os outros sobre os milagres de Deus na nossa vida?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 13.05.2007 e 20.11.2011 - 03.12.2016.