SERVIR E SEGUIR - Jo 12.24-27

Pr. Paulino Cordeiro | 13-10-2016

Multidões realizam boas obras e afirmam que estão servindo a Deus, mas se as suas condutas religiosa, social e política não conferem com os Mandamentos de Deus, não trabalham para Deus.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 5.0). 

 

O Senhor Jesus, que SONDA os corações, ordena: Se alguém me servir, siga-me, e onde eu estou, estará aquele que me serve; se alguém me servir, o Pai o honrará.

Servir significa trabalhar para o SENHOR Jesus e segui-LO significa estar sempre com ELE.

01.   Se alguém serve a Jesus, vence o ego, o eu

A vida, aqui na terra, é passageira e só terá um verdadeiro sentido se for colocada a serviço de Deus, pois assim estaremos conquistando a vida eterna com Deus.

Quem serve ao Senhor Jesus renuncia à sua própria vida a fim de preservá-la:

João 12.24-25 - Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem aborrece a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna.

Quem serve a Jesus Cristo, crucifica a carne: Gálatas 2.19-20 - Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

02.   Se alguém serve a Jesus, segue-o

Seguir é estar onde está Jesus: v.26a - Se alguém me serve, siga-me.

Seguir a Jesus é atender ao seu chamado: Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu - Marcos 2.14 (Mateus 9.9)

Seguir a Jesus é deixar os ídolos: 1ª Ts 1.9 - Pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro.

Seguir a Jesus é servir no poder Espírito: Gálatas 6.7-9 - Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.

03. Se alguém servir a Jesus, estará onde Jesus está

...e onde EU estou, estará aquele que ME serve - João 12.26b.

Efésios 2.6 - e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.

João 15.5-7 - Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em MIM, e EU, nele, esse dá muito fruto; porque sem MIM nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em MIM, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se permanecerdes em MIM, e as minhas Palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.

04. Se alguém servir e seguir a Jesus, o Pai o honrará

Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estou, ali estará aquele que me serve; se alguém me servir, o Pai o honrará - João 12.26.

João 15.1-2 - Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ELE o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.

Apocalipse 21.7-8 - O vencedor herdará estas coisas, e EU lhe serei Deus e ele me será filho. Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
Conclusão

É impossível alguém dizer que é Crente, que serve a Jesus sem segui-LO; servi-LO sem vencer o ego; servi-LO sem estar com ELE; servi-LO sem honrar ao Pai.

Crente que não trabalha, dá trabalho aos Pastores: Servi uns aos outros cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus - 1ª Pedro 4.10.

Despenseiro é o que cuida da despensa, é o mordomo que administra e distribui o sustento a outras pessoas, conforme lhe foi ordenado.

Servir e seguir ao SENHOR Jesus é muito mais do que manter as aparências. Servir e seguir a Jesus é tê-LO como Mestre e SENHOR.

Somente trabalhamos para Jesus e O seguimos, quando renunciamos a nossa própria vida para deixar que a vida de Cristo apareça em nós.

Gálatas 2.20 - Logo já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 14.08.2011 - 08.10.2016.