COMO ACHAR A VIDA? - João 14.1-6

Pr. Paulino Cordeiro | 21-11-2008

Desde a mais tenra idade começamos uma busca interminável pela vida, mas como achar a verdadeira fonte da vida?        

Existem movimentos holísticos, filosóficos e religiosos buscando desvendar os mistérios da vida terrena e pós morte; será que acharão respostas?

É melodramática a situação; o ser humano, na sua maioria, está perdido aqui na terra e ainda gasta suas riquezas querendo achar vida em outros planetas.

Como achar a verdadeira Vida?

A Bíblia mostra como achá-la, é só buscarmos ao SENHOR: Buscar-me-eis e Me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração (coração = entendimento, vontade, emoções, desejos) - Jeremias 29.13.

1. Jesus é a Vida

Ele é a Vida, toda a Bíblia leva-nos a entender que, como o LOGOS Divino e eterno, compartilha da mais elevada espécie de vida, a Vida do próprio Deus (João 1.1).

Quando Jesus afirma Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por Mim, na verdade, está usando a mesma expressão que identifica o Deus todo-Poderoso de Êxodo 3.14 (Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros).

Jesus é a Vida, tanto futura como, também, é a fonte de toda a vida. Se você não se achega a Deus por meio de Jesus, permanece condenado à morte espiritual: O Pai ama ao Filho, e todas as coisas tem confiado às suas mãos. Por isso, quem crê no Filho tem a Vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a Vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus - João 3.35-36.

2. Jesus tem a Vida em si mesmo

Ter vida em si mesmo é a propriedade de estar acima de todo e qualquer sistema de vida, ou seja, mesmo que todas as galáxias desapareçam, Deus continuará existindo. É a Vida independente que nunca cessará de existir, é a Vida eterna.

Porque assim como o Pai tem Vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter Vida em si mesmo - João 5.26.

Jesus tem Vida em si mesmo e doa esta mesma qualidade de Vida aos seus discípulos, aqueles que passam pelo novo nascimento (João 3.6: O da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito). Todos os remidos no Sangue de Jesus tornar-se-ão eternos; este é o mistério da eterna juventude.

Assim como o Pai, que Vive, me enviou, e igualmente Eu Vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por Mim viverá - João 6.57.

3. Jesus veio para ensinar aos humanos como achar a Vida

Vemos que Jesus demonstrou às pessoas como receber a Vida por meio de uma transformação moral e sobrenatural (metafísica), pelo Poder do Espírito Santo de Deus Pai.

Ao ressurgir do sepulcro, tornou-se o primeiro homem a receber a imortalidade. Jesus sempre foi eterno, mas na ressurreição, voltou para junto do Pai com um corpo humano. 

É muito simples achar a Vida, basta seguir ao SENHOR Jesus:   Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.   Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo? 26  Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos - Lucas 9.23-26.

4. Ninguém acha a Deus senão por Jesus

...Ninguém vem ao Pai senão por Mim...

Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido - Romanos 10.9-11.

Conclusão    

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, e Eu sou a Verdade, e Eu sou a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Tens sentido um vazio interior, na alma; uma ansiedade sem causa, como quem vive, mas não usufrui da vida?

Disse Jesus em João 10.10: O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham Vida e a tenham em abundância.

Não aceite os malefícios do ladrão, receba a Vida abundante!

Pr. Paulino Cordeiro - 16.11.2008 - noite