Sermão 84 - Mesa Real! Êx 24.1-18
Pr. Paulino Cordeiro | 11-12-2006 22:03:56Lc 22:29,30. Há uma mesa do Senhor preparada para nós nos céus. Jesus disse aos discípulos: "Assim como meu Pai me confiou um reino, eu o confio a vós, para que comais e bebais à minha mesa no meu Reino"
Ef 2:6 - Paulo confirma que Deus "nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nas regiões celestiais, em Cristo Jesus".
01. Figuras da Mesa do Senhor
Cada rei de Israel tinha sua mesa real, era grande honra assentar-se na mesa com o Rei. Davi reservou um lugar à sua mesa para Mefibosete. 2Sm 9.7 Disse-lhe Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa.
2 Cr 9:4 - A Rainha de Sabá maravilhou-se com o Banquete real de Salomão. Ela ficou, como fora de si ao contemplar: "a comida da sua mesa, o lugar dos seus oficiais, o serviço dos seus criados, e os trajes deles, seus copeiros, e os seus trajes e o holocausto que oferecia na casa do SENHOR".
2Cr 9.7 - À mesa, a rainha de Sabá viu e ouviu ao Rei. Ela deixou sair a frase: "Felizes os teus homens, felizes estes teus servos que estão sempre diante de ti e ouvem a tua sabedoria!" .
Neemias 5:17 - À mesa, a sabedoria do rei era compartilhada com intimidade. Abria seu coração aos cconvidados. Neemias diz: "Além do mais, cento e cinqüenta judeus e magistrados, e os que vinham a nós, dentre as gentes que estavam ao nosso redor, sentavam-se à minha mesa". As mesas reais eram na verdade banquetes, geralmente com um grande anfitrião servindo.
Quero demonstrar que no VT a mesa real era um tipo e sombra da mesa celestial. Participar da mesa real era uma grande honra. Ninguém perdia um banquete.
02. Comendo e bebendo na Mesa do Senhor
Êx 24:9-11 - Moisés, Arão, Nadabe e Abiú, e os anciãos de Israel (v.9) comeram da mesa do Senhor no monte Sinai.
Era um banquete impressionante: setenta e quatro homens de Deus, na mesa com Ele, comendo e bebendo! sobrenatural! Que glória.
- Mesmo tendo participado desta mesa sobrenatural, Arão desceu desta mesa divina e construiu um bezerro de ouro. Nadabe e Abiú ofereceram fogo estranho e foram consumidos por Deus.
Sl 23 Davi diz: "O Senhor é o meu Pastor ... 5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
1 Co 5:8 - Paulo notifica os crentes: "...celebremos a festa". Entenda claramente que você tem um lugar nos céus com Cristo, em Sua mesa real.
- O Espírito Santo está dizendo através de Paulo: "Apareça! Nunca permita que lhe digam: ‘O teu lugar está vazio!'"
Na verdade, Deus está dizendo: "Reservei um lugar para você em minha mesa real. É onde os meus servos vêem a minha face, ouvem minha sabedoria, e Me conhecem. É onde os alimento com o pão da vida. É uma grande honra! Por que você não leva isso a sério? Por que não ocupa seu lugar? Você anda por aí trabalhando para Mim, falando de Mim; por que não se senta Comigo e aprende de Mim? Onde está você?"
A verdade, é que não estamos celebrando a festa! Não estamos compreendendo a majestade e a honra de termos sido assentados com Cristo nos lugares celestiais. Estamos muito ocupados para comparecer à Sua mesa.
Conclusão
O Senhor olha para a terra contempla multidões dos que se chamam pelo Seu nome. Crentes! Pastores! Pregadores! Missionários! Obreiros! Santos de Deus! Pergunto-me: o que será que o Senhor deseja daqueles que se declaram devotos dEle? O que glorifica Seu nome e Lhe agrada? Será que devemos construir mais igrejas? Mais centros teológicos? Mais centros evangelísticos? Mais instituições filantrópicas?
Com certeza, deseja muito mais que isso! Salomão pensou construir para Deus uma casa eterna. Em 50 anos, o glorioso Templo já estava em decadência; e em menos de 400 anos foi totalmente destruído. O que podemos fazer e executar para a Sua glória, quando Ele já tem toda a glória? Certamente não será o esplendor de obras humanas.
O que nosso Senhor busca acima de tudo em Seus Crentes, ministros, e pastores? é COMUNHÃO À SUA MESA: unidade em volta de Sua mesa celestial; um lugar e uma hora de intimidade; a ida contínua até Ele em busca de alimento, força, sabedoria, comunhão.
Vivemos tempos em que poucos buscam a glória real da mesa do Senhor! Poucos conhecem a grandeza e a majestade deste chamamento em Cristo Jesus.
Que honra para nós participar da mesa do SENHOR!! Que tristeza para o SENHOR ver o nosso lugar vazio!!