Sermão 83 - Abençoando segundo a Palavra de Deus - 3ª Jo 1.2 i

Pr. Paulino Cordeiro | 11-12-2006 21:58:01

"Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma."

Tenho me dedicado em abençoar as pessoas de forma completa, segundo a Bíblia, e com sinceridade. Neste texto, João confirma minhas expectativas de pastor. O que ele oferece é algo maravilhoso e totalmente sobrenatural, simples e poderoso, totalizante como dois mais são quatro.

Vemos que João fez votos de prosperidade e saúde porque a alma de Gaio já era próspera.

01. Fazer votos (decisão de apresentar a minha vontade)

  • Ec 5.5 Melhor é que não votes do que votes e não cumpras.

  • Quando ele fala em fazer votos, podemos claramente entender desejo e ação prática - oração.

  • O voto Cristão deve estar em harmonia com a Palavra de Deus. Notem bem, o Apóstolo vota prosperidade assim como é próspera a alma.

  • Não podemos esquecer que a nossa vontade (voto) deve estar submissa à vontade de Deus. Fora disto é tolice.

02. Faço voto por tua prosperidade (estar bem de vida )

Sl 68:6 Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril.

Sl 112.1-3 Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos...Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre.

  • Paulo fala realmente no sentido material, sucesso profissional e financeiro.

  • Ag 2.8 Minha é a prata, meu é o ouro, diz o SENHOR dos Exércitos.

  • Devemos entender que a prosperidade material é conseqüência da prosperidade da alma.

03. Faço voto por tua saúde

Salute, o mais alto estado do vigor mental e físico; estado de equilíbrio e completo bem-estar físico, mental e social (Organização Mundial de Saúde); salvação.

João abençoa o corpo, as emoções e a mente, deixando assim completamente coberto o aspecto deste mundo, que com absoluta certeza é onde a coisa pega para todos nós.

  • Is 38:16 Senhor, por estas disposições tuas vivem os homens, e inteiramente delas depende o meu ; portanto, restaura-me a saúde e faze-me viver.

  • Devemos entender que a prosperidade na saúde é conseqüência da prosperidade da alma.

  • Dt 32:39 Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão.


  • Assim como é próspera a tua alma (consciência, razão, sentimentos, emoções):

  • João está abençoando o lado não material de Gaio, é uma cobertura de bênção muito linda.

  • O que é prosperidade da alma? Veja o Salmo 1!!!

  • É ter a cabeça cheia de Deus e Seus propósitos...

  • É Mt 6.33 buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu Reino e a Sua Justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Conclusão

  • Irmãos, notem bem, votar conforme a vontade de Deus é votar prosperidade e saúde nas mesmas proporções da prosperidade da alma.

  • Daí pegue um indivíduo que está com a alma aos cacos e quer ficar rico e saudável. Complicado...

  • Jesus coloca sempre as coisas do Reino em primeiro lugar e todo resto como acréscimo.

  • Cuidado com palavras de bênção e prosperidade que parecem não ter pré-requisito nenhum, do tipo simplesmente "é para todos", porque em geral será preciso se endireitar com Deus primeiro (coisas da alma) para então poder desfrutar do resto (literalmente "resto").

  • Que Palavra gostosa de ouvir quando se tem uma vida com Deus.

  • Que emoção é eu ter a certeza de que Deus cuida de mim na mesma proporção em que eu cuido da minha alma.

  • Deus nos amou de tal maneira que deu o Seu Filho... para nos dar saúde eterna... corpo glorificado.

       Pr. Paulino Cordeiro