O IMPOSSÍVEL ACONTECE - Ezequiel 37.1-14

Pr. Paulino Cordeiro | 03-05-2018 15:10:40

Veio sobre mim a mão do SENHOR; Ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos - v.1-2.

Ezequiel deixado no meio de um vale de ossos secos, não foi por acaso, Deus queria ensinar-lhe algumas lições de vida. Ele precisava crescer na sua comunhão com Deus, vivenciar o sobrenatural e ter contato com aquilo que humanamente é impossível.

Você tem percebido o vale dos ossos secos? Ali é um lugar onde o impossível acontece.

01. O impossível acontece quando confio em Deus

Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes - v.3.

Ante aos terríveis fatos acontecidos diariamente, Deus me pergunta: Poderão as pessoas mudarem? Sim SENHOR, eu confio em Ti e vejo pessoas recebendo nova vida por meio de Jesus. Sou uma testemunha viva que o impossível acontece quando confiamos na Palavra do SENHOR Deus.

Você tem visto o impossível acontecer?

Para quem lê a Bíblia, tem comunhão com Deus e com os irmãos, aprende a confiar em Deus e o impossível deixa de existir, pois, o nosso Deus tudo pode.

Faça como Ezequiel diante do impossível: SENHOR Deus, Tu o sabes!

02. O impossível acontece quando profetizo o que Deus manda

Fé para agir como Deus manda - Obediência: Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito. Profetizei como Ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso - v.7-8 e 10.

Você já pensou como seria desastroso se Ezequiel parasse de profetizar a Palavra de Deus? A morte continuaria dominando aquele vale!

O mundo é o vale dos ossos secos. E disse-lhes Jesus: Ide por todo o mundo e profetizai o Evangelho a toda as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado a permanecer no vale dos ossos secos, sem a vida eterna - Marcos 16.15-16 parafraseado.

Há um numeroso exercito no vale dos ossos secos, só receberá a vida se você confiar em Deus e profetizar o que Ele manda.

E daí, vai ficar aí parado, de boca fechada, vendo a morte dominar multidões?

03. O impossível acontece quando a "sepultura" é aberta

No sentido espiritual, Israel (a igreja daquele tempo) era um vale de ossos secos. Em Ezequiel 37.11-13 está escrito: Então, me disse Deus: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados. Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. Sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu.

Que área de tua vida está presa numa sepultura? Sua família, seu trabalho, sua vida espiritual, suas finanças, sua vida?

Deus mostrou a Ezequiel um vale de ossos secos e, pela Palavra Profética, deu vida aqueles ossos para que ele entendesse o que estava acontecendo a Israel e o que pretendia fazer àquele povo.

Aceite a Palavra Profética, deixe Deus abrir a sepultura, Ele quer dar vida e vida com abundância!

Se você se sente um monte de ossos secos, sem valor nenhum, eu profetizo, conforme a Palavra de Deus: Ossos secos ouvi a palavra do SENHOR: Assim diz o SENHOR a estes ossos secos: Restaurarei a tua família, o teu trabalho, a tua vida espiritual, as tuas finanças, a tua vida. Levanta-te e anda com o poderoso Exército de Deus.

Você permite que Deus abra a tua sepultura?

Deus quer te dar uma nova vida, a decisão é tua, abra teu coração, a sepultura ficará vazia e você cheio de vida.

Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que Eu, o SENHOR, disse isto e o fiz, diz o SENHOR - Ezequiel 37.14.

Lembre-se, para receber a vitória em Cristo, você precisa aceitar a voz profética e romper com a sepultura que te aprisiona.

Conclusão

Onde você está, profetizando aos ossos secos, entre os ossos secos ou já é nova criatura?

Deus dá nova condição de vida, além do vale dos ossos secos, fora da sepultura, não volte ao estado anterior, siga vitoriosamente no exército dos vivos.

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 12.04.2009 e 28.04.2018.