BENEFÍCIOS DE UMA BOA CONDUTA – 1ª Pedro 5.5-11 (Pr. Paullino Cordeiro)

| 19-04-2018 22:33:19

Para uma boa conduta exige-se obediência que consequentemente conduz a benefícios especiais.

Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, Ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar - v.10.

Este capítulo, nos versículos anteriores, fornece as mais perfeitas orientações sobre a CONDUTA DO CRENTE, mas agora no v. 10 afirma que quem suportar os sofrimentos, em obediência a Deus, Ele mesmo oferecerá grandes benefícios.

Deus é muito coerente, desde quando o homem foi expulso do paraíso, deixou bem claro que enfrentaríamos sofrimentos e Jesus afirmou que o Reino do Céu é tomado por esforço e os que se esforçam se apoderam dele (Mateus 11.12).

Agora, o consolo é que depois de alguns sofrimentos virão os benefícios.

01. Deus há de nos aperfeiçoar

Aperfeiçoar é o ato de preparar, colocar em ordem, completar, tonar-se no que se deve ser. Este ato preparatório só vai acontecer com a manifestação do Fruto do Espírito Santo, que é a manifestação do caráter de Cristo na vida do Crente.

Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante DELE, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém! - Hebreus 13.20-21.

O Deus da Paz, quando andamos em obediência, nos aperfeiçoa com o fruto do Seu Espírito Santo: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei - Gálatas 5.22-23.

02. Deus há de nos firmar

Firmar é o ato de tornar estável, colocar firmemente, fixar, fazer constante, confirmar.

Notemos o que afirma o Apóstolo Paulo: Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai NELE, NELE radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças - Colossenses 2.6-7.

Se o Espírito Santo já habita em nós, se já estamos manifestando o caráter de Cristo, então, deveremos manifestar as obras de Cristo, através de Dons e Ministérios concedidos por Deus: Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso - 1ª Coríntios 12.4-7.

03. Deus há de nos fortificar

Fortificar significa fortalecer, Cercar de muralhas e proteger com fortalezas (2ªTm 2.1- Tu, pois, filho meu, fortifica-te na Graça que está em Cristo Jesus).

Podemos afirmar como o Apóstolo Paulo, independente da situação: tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4.13.

Servir ao SENHOR é um privilégio dos salvos que são conduzidos pela Sua força e poder: Se ando em meio à tribulação, Tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva. O que a mim me concerne o SENHOR levará a bom termo; a tua misericórdia, ó SENHOR, dura para sempre; não desampares as obras das tuas mãos - Salmo 138.7-8.

E mais: Eu (Deus) os fortalecerei no SENHOR, e andarão no Seu Nome, diz o SENHOR - Zacarias 10.12.

04. Deus há de nos fundamentar

Fundamentar é o ato lançar os fundamentos, os alicerces (Lucas 6.47-49). Estamos fundamentados em Jesus, a Pedra Angular, a Rocha e Sua doutrina ensinada pelos seus apóstolos.

Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! - 1ª Pedro 4.11.

As nossas conversas precisam estar fundamentadas na Palavra de Deus e as nossas obras no Poder de Deus, pois, somente assim estaremos glorificando ao Deus Vivo.        

Conclusão

Veja bem o que o Espírito Santo diz através do Apóstolo Pedro: depois de terdes sofrido por um pouco, Ele (Deus) mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.

Você tem percebido que a cada luta é uma oportunidade que Deus dá para uma melhor capacitação nos serviços do Reino, ou fica murmurando e julgando-se uma vítima?

O Apóstolo Paulo afirma: Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco - 1 Ts 5.18. 

2co 13.13 A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 27.04.2008 e 23.09.2012 e 14.04.2018.