CONFIANÇA - Salmo 20.6-8
Pr. Paulino Cordeiro | 08-12-2017 18:28:20Confiança não é a negação dos poderes materiais e muito menos dos poderes sobrenaturais.
Existem pessoas que negam totalmente a confiança ao Deus Todo-Poderoso, mas confiam em outras divindades; por outro lado há pessoas que negam totalmente a existência do sobrenatural e apegam-se exclusivamente ao mundo material.
Alguns não aceitam certos tratamentos médicos, por confiarem somente no Senhor Deus Criador dos Céus e da Terra; outros não fazem seguros de seus de seus bens porque dizem que Deus guarda suas propriedades.
Deus, aos seus filhos e filhas, confia na realização de coisas possíveis, sendo que as impossíveis só acontecerão na mesma intensidade da confiança que dedicarmos a Ele.
01. Na Salvação de Deus
O Rei Davi foi ungido para presidir a Nação de Israel e conduzi-la segundo os Mandamentos de Deus, assim como hoje, homens santos são ungidos para presidirem o povo de Deus através de Igrejas locais e conduzi-los nas Sagradas Doutrina.
A situação era extremamente crítica, tudo conspirava contra ele e seu povo, eram minoria contra um exército inimigo forte e ameaçador, porém a sua confiança estava no SENHOR: Agora, sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele lhe responderá do seu Santo Céu com a vitoriosa força de sua destra.
"Agora sei" expressa uma confiança e fé, inconfundíveis, no único Deus que salva e do seu Trono ordena a vitória contra os inimigos.
A confiança na Salvação de Deus deve ser constante, basta crer: O SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar - Deuteronômio 20.4 (João 3.16).
Se você tem confiança na Salvação de Deus, então pode falar constantemente como Davi? - Agora sei!
02. Em Bens Materiais - Coisas e Pessoas
Confiança em bens materiais é sempre o assunto do momento, em todas as camadas sociais, independente das suas crenças religiosas. A tônica da conversa quase sempre está ligada a decepções com coisas ou pessoas. Isto vem acontecendo porque as pessoas estão com a confiança focada inversamente, ou seja, confiam mais na criação de Deus do que no Deus Criador.
Uns confiam em carros, outros, em cavalos - v.7a
Deus a tudo perfeito criou, mas, o ser humano, desejando brincar de deus, cria as suas "engenhocas" que aos seus olhos são avanços científicos, porém, na verdade, são retrocessos que afastam da confiança em Deus e destroem a perfeita criação do único Deus Criador (Jeremias 17.5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!).
O ser humano cada vez confia menos em Deus e mais cometa injustiças, apegando-se desesperadamente aos seus inventos científicos que são materiais (Mateus 24.12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.).
Eles se encurvam e caem - v.8a.
"Eles", os inimigos, jamais vencerão as pessoas que confiam em Deus, pois o próprio Deus guerreia contra os inimigos dos seus filhos e filhas; então eles se encurvam e caem.
03. Na Glória de Deus
Os filhos e as filhas de Deus confiam na Glória de Deus, vivem para a Glória de Deus, tudo o que tem e fazem é para a Glória de Deus (1º Coríntios 10.31).
...Nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus - v.7b.
Pessoas caem diariamente e permanecem caídas porque amam mais a glória dos homens do que a glória de Deus (João 12.43).... nós, porém, (se cairmos) nos levantamos e nos mantemos de pé - v.8b.
Quem quiser ser intimo do Pai, confie na sua Glória, esqueça-se da glória na intelectualidade, nos títulos sociais, nas qualificações profissionais, nos cargos eclesiásticos e confie somente na Glória do Deus Todo-Poderoso.
Conclusão
Confiar no SENHOR é crer cegamente nas suas promessas, esperando o mover do Espírito Santo de Deus fazer acontecer os eventos impossíveis aos humanos.
Confiar cegamente no Senhor é negar a nossa auto-suficiência miseravelmente racional, sujeitando e potencializando a nossa inteligência ao sobrenatural de Deus e Pai.
Confiar em Deus é desenvolver inteligência sobrenatural, tendo plena certeza de fé que Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! (Efésios 3.20-21).
Confiar em Deus é perder o controle racional e a lógica humana, passando a confiar exclusivamente no Espírito Santo de Deus que opera em nós e através de nós.
Jogue nas mãos de Deus Pai o lixo humano que há em você, falhas e defeitos, ansiedades, pois, Ele é o teu Criador e saberá como, quando e onde repará-lo.
Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.
Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 28.02.2010 e 02.12.2017.