HÁ PODER NA ALMA? - Hebreus 13.1-21

Pr. Paulino Cordeiro | 23-08-2017 9:43:44

Todas as vezes que a Bíblia menciona a palavra "coração", na verdade, está se referindo ao cérebro, onde fica a alma.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 16.5).

Na alma acontece o direito de escolha ou livre arbítrio, pois, é ali que estão sediados a vontade, a intelectualidade, as emoções e desejos, os bons ou maus pensamentos.

Quando alguém se converte ao Reino de Deus, recebe o Espírito Santo e sua alma (coração) passa a produzir o caráter de Cristo (Gálatas 5.22-23).

Neste texto aos Hebreus, o escritor sagrado está esclarecendo que os filhos de Deus devem firmar, no "coração", valores segundo a Bíblia e que agradem a Deus.

Deus tem uma proposta para a tua alma: Deuteronômio 30.19 - Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.

Qual tem sido a tua escolha? Você tem escolhido poderes de vida ou de morte?

01.    Qual é o poder que está firmado na tua alma? - v. 1-13.

A base que fundamenta o verdadeiro poder no "coração" é o amor entre os Cristãos, pois, aprendem a desenvolver fraternidade (v.1), hospitalidade (v.2 afabilidade, amabilidade), caridade para aliviar o sofrimento dos outros (v.3) e fidelidade (v.4).

O contentamento com o que temos e plena confiança em Deus é o poder que conduz à verdadeira prosperidade (v.5-6).

Deus não exige que Seus filhos inventem doutrinas, o poder reside simplesmente em ser imitador - imitai a fé que tiveram - v.7. Se você ainda não consegue imitar a Jesus, imite àqueles que imitam a Jesus, pois, assim diz o Apóstolo Paulo em 1ª Coríntios 11.1: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.

Há poder no modo de pensar quando se crê na imutabilidade de Deus, através das pessoas do Pai, de Jesus e o do Espírito Santo. Há poder, quando assim se pensa, para rejeitar toda a falsa doutrina, pois, se Deus é imutável, sua Palavra, também, não muda - v. 8-9. Nosso coração deve estar confirmado com Graça e não com coisas do mundo.     

Enfim, deve estar firmado, no mais profundo da alma, o poder que há no sacrifício e Sangue do SENHOR Jesus - v. 10-13.

02.    Tua alma está firmada em poderes terrenos? - v. 14.

Na verdade, não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir.

Quando você pensa, inteligentemente, a respeito da vida, a conclusão lógica é de que o ser humano é apenas um passageiro aqui na terra, nenhum poder há para aqui permanecer além do tempo determinado por Deus.

A busca por valores terrenos, além do que se necessita, desvia o ser humano dos valores eternos. Jesus já tem um lugar preparado para os seus imitadores (João 14.1-6), é só perseverar no caminho que leva à Cidade que há de vir.

Cuidado! Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo? - Lc 9.24-25 (Mt 6.19-21).            

03.    Qual tem sido o produto de tua alma? - v. 15-17. 

O maior poder que há na tua alma tem sido o desejo de agradar a Deus?

Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o SEU NOME - v.15.

Tem produzido boas obras e de mútua cooperação? Não negligencieis (não relaxe), igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz - v.16.

Tens honrado às autoridades da tua vida? Seus pais, seus pastores, seus líderes - v.17.

Teus pensamentos, palavras, gestos e atitudes, são respeitosos para com as autoridades que Deus colocou na tua vida?

Obediência e submissão, seguindo a Bíblia, tem sido o poder que norteia o teu coração?     

Conclusão - v. 18-21

O verdadeiro Cristão não é melhor do que ninguém, todo o poder e autoridade vêm de imitar ao Mestre Jesus e aos seus discípulos.

É hora de condicionarmos a nossa alma às condições de Deus Pai: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu - Mateus 6.9-10.

O próprio Jesus disse: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade - Mt 26.42.

Devemos ter na nossa alma somente aquilo que é da vontade do Pai.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 09.09.2007 e 11.03.2012 e 12.08.2017.