VISÃO BEM FOCADA - 1º Samuel – 17.12-58

Pr. Paulino Cordeiro | 26-07-2017 21:45:10

 

No contexto desta história quero tirar valiosas lições sobre uma Visão Bem Focada. Quando a visão está deficiente, tudo fica fora de foco, vemos aquilo que não devemos ver e aquilo que devemos ver não vemos.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 20.7). 

No contexto desta história quero tirar valiosas lições sobre uma Visão Bem Focada. Quando a visão está deficiente, tudo fica fora de foco, vemos aquilo que não devemos ver e aquilo que devemos ver não vemos.

Diz um provérbio popular que "em terra de cegos quem tem um olho é rei", pois bem, parece-me que este era o contexto do Rei Saul e seu exército, apenas tinham olhos para ver um inimigo arrogante e presunçoso, o gigante, mas não tinham olhos para o Senhor dos Exércitos, Aquele que criou o gigante Golias.

É neste contexto que aparece o pastor de ovelhas, Davi, com a VISÃO BEM FOCADA.

01. Visão bem focada no Deus Vivo - v. 26

Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?

Davi não olhou para o tamanho do inimigo, apenas viu um inimigo pessoal, inimigo do seu povo e inimigo do seu Deus, sem tirar os olhos do Deus Vivo que a todos criou.

Davi não olhou para a sua pequena estatura, nem para a grandeza de Golias, apenas ficou com a visão bem focada no Deus Vivo. Davi não tomou aquelas afrontas contra si mesmo, mas contra o seu Deus.

Davi não ficou esperando apresentar-se um "herói", ofereceu-se como servo do Deus Vivo para enfrentar o inimigo, não estava preocupado consigo mesmo, nem com recompensas (v. 25), simplesmente não podia aceitar que o inimigo afrontasse o SENHOR dos Exércitos de Israel.

02. Visão bem focada no que ouvia - vs 28-30.

Ouvindo-o Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se-lhe a ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja. Respondeu Davi: Que fiz eu agora? Fiz somente uma pergunta - v.28-29.

Davi não se impressionou com as mentirosas palavras do seu irmão porque sua visão estava bem focada nas sobrenaturais Palavras do DEUS VIVO. O inimigo usa pessoas bem próximas para tentar nos desviar do foco certo.

03. Visão bem focada nas experiências com Deus - v. 31-37.

Davi disse a Saul: ... O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; Ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo - v. 32-37.

Davi não se apresentou como um valente guerreiro, mas como um humilde servo de Deus, que na sua experiência do dia-a-dia tinha vivenciado o livramento de Deus. Sua coragem não estava fundamentada nas armas ou no seu porte físico, mas na firme fé de que o Deus Todo-Poderoso era com ele e por ele - v. 34-37.

04. Visão bem focada com bom senso realista - v. 38-40

Não posso andar com isto, pois nunca o usei... escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e, lançando mão da sua funda, foi-se chegando ao filisteu.

Não se envaideceu com a armadura do Rei Saul, pelo contrário, disse: Não posso andar com isto. Creio que humildemente falou no ouvido do Rei e pediu para guerrear com as suas armas de pastor.

Nossas armas de guerra não são armas do mundo, são armas espirituais e poderosas em Cristo Jesus.

2ª Co 10.4-5: Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas (mentira maquiada com argumentos verdadeiros) e toda altivez (considerar-se superior, orgulhoso) que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.

05. Visão bem focada conduz ao sucesso - v. 48-51.

Sucedeu que, dispondo-se o filisteu a encontrar-se com Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu. Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra - v.48-49.

Davi correu contra o inimigo, certo de que Deus guerreava com ele, não por presunção, mas porque Golias insultava ao povo e ao próprio Deus Vivo. Um filho de Deus não se cala, reage com poder e autoridade (Atos 1.8).

CONCLUSÃO

Quando a nossa visão está BEM FOCADA conforme a visão do DEUS VIVO, nada nos causará pavor, sempre veremos o inimigo simplesmente como um derrotado.

O nosso sucesso não depende do poder humano, mas do Poder de Deus, pois é somente Deus quem nos adestra para a guerra contra os gigantes do dia-a-dia.

Saul e todo o seu exército estavam apavorados porque seus olhos estavam focados somente no inimigo e seu poder, Davi, pelo contrário, estava com a sua VISÃO BEM FOCADA no Deus que tudo pode. 

Rm 8.36-39 ... Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio Daquele que nos amou...

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 24.02.2008 e 22.07.2017.