ORAÇÃO DE JABEZ – 1º Cr 4.9-10

| 11-07-2017 23:03:00

Jabez, provavelmente, foi o motivo de grandes dores e colocou em risco a vida de sua mãe ao concebê-lo; diz ela: porque com dores o dei à luz - v. 9.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 15.7).

Jabez em Hebraico é Ya‘bets, provavelmente significa afligir, daí Jabez pode significar aflição, pesar, doloroso.

Este nome Jabez (Doloroso, aflição ou Pesar) podemos deduzir que lhe causava grande rejeição, pois pelo próprio nome seria sempre visto como aquele que quase teria matado a mãe ao nascer.

A oração de Jabez é um exemplo, à semelhança da oração do Rei Salomão, as orações de Jesus, que ensinam como orar com fé e dependendo totalmente do Deus de Israel, o Deus Todo-Poderoso.

Infelizmente, as trevas têm lançado esta oração, no meio da Igreja, como um "mantra", ou seja, como se tivesse, em si mesma, poderes para o sucesso. 

Jabez tornou-se ilustre por ter feito a oração certa, de forma correta e dirigida ao único Deus. Deus deu-lhe a vitória contra a maldição do complexo de rejeição, da incompetência, do desprezo e foi bem sucedido.

01. Jabez invocou o Deus de Israel

Gritou por socorro, na angústia chamou o Deus de Israel como única fonte de poder para solucionar os problemas da sua vida. Invocar o Deus de Israel foi uma atitude de dependência e humildade, em plena confiança de que somente Ele poderia tirá-lo da derrota e torná-lo ilustre.

02. Oh! Tomara que me abençoes

Tomara, em hebraico, é uma partícula condicional reportando-se a situações que dependem exclusivamente da interferência sobrenatural de Deus.

Jabez está dizendo: Oh Deus! Se me abençoares, a minha sorte mudará, deixarei de ser lembrança de dores e serei ilustre cidadão do Reino, serei uma benção por onde passar.

Vemos que Jabez é um sonhador que sonha os sonhos de Deus, não determina as benções, apenas diz confiante: se me abençoares!

O tamanho da benção é proporcional ao tamanho da confiança que temos em Deus.

03. Se me alargares as fronteiras

Afinal de contas, seu universo era uma prisão de sofrimento infernal, pois seu nome era Senhor Aflição (Doloroso ou Pesar), é por isto que clama: Oh Deus! Se me alargues as fronteiras.

Jabez sabia que para o SENHOR não há fronteiras, somente Ele poderia conduzi-lo a novos horizontes. Alargar as fronteiras significa multiplicar sobremaneira o alcance para ser abençoado por Deus e para abençoar outras vidas. 

04. Se a Tua Mão for comigo

Jabez sabia que Deus estava com Sua destra fiel estendida, mas precisaria andar debaixo da Sua vontade, é por isto que O invoca dizendo: Se a Tua Mão for comigo!

Mão direita de Deus simboliza força e poder. Ele conhecia as histórias de Deus e Seu povo e tinha grande fé de que quando Deus age ninguém pode detê-LO.

Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força - 1º Crônicas 29.12.

05. Se me preservares do mal

Muito antes de Jesus ensinar, até parece que Jabez já conhecia a oração do Pai Nosso: e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém! - Mt 6.13.

Jabez tinha bem firmado, no seu coração, que sem o livramento de Deus, continuaria sendo o derrotado Senhor Aflição.

06. De modo que não me sobrevenha aflição!

Então meus irmãos, o segredo da oração de Jabez é a sua humildade e total dependência do favor de Deus, com fé e obediência.

Se me abençoares, a minha sorte mudará; se me alargares as fronteiras, sairei deste inferninho; se a Tua Mão for comigo, terei força e poder; se me preservares do mal, serei liberto; se eu alcançar estas graças, deixarei de ser o Senhor Aflição e serei um ilustre filho de DEUS.

Conclusão

E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos.

Creio que a celebridade de Jabez, de fato foi muito grande, pois, o escritor de Crônicas, numa genealogia de quase seiscentos nomes, pára e relata a sua oração, sendo que os demais somente tiveram os seus nomes registrados.

E daí, devemos ficar rezando a oração de Jabez? Não, devemos imitar o seu exemplo de santidade e dependência de Deus.

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, Eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar - 2º Cr 7.14.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 09.12.2007 - 10.06.2012 - 08.07.2017.