CAMINHOS – Provérbio 4.18-19

| 03-06-2017 20:41:07

Entendemos por caminhos, estradas ou vias por onde se deve percorrer para chegar-se a um destino exato.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 20.0). 

 O Rei Salomão, cheio da sabedoria de Deus, em meio a muitos conselhos, descreve dois caminhos antagônicos, entretanto ambos, embora contrários, cada um deles conduz a um destino exato.

01. O Caminho dos Perversos

Perverter é o ato de perturbar a ordem ideal, depravar, desvirtuar; é tornar-se perverso, corromper-se, depravar-se, desmoralizar-se.

Vejam bem como a Bíblia descreve o caminho dos perversos: O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam - Pv 4.19.

Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono, se não fizerem tropeçar alguém; porque comem o pão da impiedade e bebem o vinho das violências - Pv 4.16-17.

Agora veja como o perverso lança a rede para si mesmo: Quanto ao perverso, as suas iniqüidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido - Provérbio 5.22.       

O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos - Provérbios 16.28.

O caminho dos perversos está na contramão do caminho dos justos. Os justos que entrarem no caminho dos perversos, pervertidos serão. As pessoas que alimentam perversidades na sua alma, por menores sejam, isso fatalmente resultará em obras ruins e injustas.

02. O Caminho dos Justos

Justo é quem age conforme ao direito; é imparcial, retoreto, exato, Exatoajustado, adequado, que procede com justiça e age na conformidade da justiçaexatamente. Quem é justo não aumenta nem diminui, segue no reto Caminho.

Mas a vereda (caminho) dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito - v. 18.

O Rei Salomão, cheio do Espírito Santo de Deus, na inauguração do Templo, orou a Deus assim: Ouve Tu nos céus, e age, e julga teus servos, condenando o perverso, fazendo recair o seu proceder sobre a sua cabeça e justificando ao justo, para lhe retribuíres segundo a sua justiça - 1º Reis 8.32.

Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo - Provérbio 4.14-15.

Aquilo que teme o perverso, isso lhe sobrevém, mas o anelo (intenso desejo) dos justos, Deus o cumpre - Provérbio 10.24.

Jesus é o nosso melhor modelo de Homem Justo, veio e andou conforme todos os mandamentos, no Caminho de Deus Pai.

O que você acha de andar no mesmo Caminho de Jesus?

O Caminho para ser justo está aberto para todos, pois, disse Jesus: Eu Sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim - João 14.6.

Só Jesus pode justificar o pecador, disse Deus pela boca Do Profeta Isaías: Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o Seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre Si - Isaías 53.11.        

Conclusão

Porque o SENHOR abomina o perverso, mas aos retos trata com intimidade. A maldição do SENHOR habita na casa do perverso, porém a morada dos justos ele abençoa - Provérbio 3.32-33.

Mas, convertendo-se o perverso da perversidade que cometeu e praticando o que é reto e justo, conservará ele a sua alma em vida. Pois se considera e se converte de todas as transgressões que cometeu, certamente, viverá; não será morto. No entanto, diz a casa de Israel: O caminho do Senhor não é direito. Não são os meus caminhos direitos, ó casa de Israel? E não são os vossos caminhos tortuosos? Portanto, Eu vos julgarei, a cada um segundo os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o SENHOR Deus. Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniqüidade não vos servirá de tropeço. Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós coração novo e espírito novo; pois, por que morreríeis, ó casa de Israel? Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei - Ezequiel 18.27-32.

Aceite a proposta de Deus, abandone a todo o tipo de perversidade e ande no Caminho dos Justos!

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 27.09.2009 e 13.05.2017.