CORAÇÃO LIMPO – Mateus 5.8

| 12-03-2017 20:43:53

Ter coração limpo é um estado mental, uma atitude espiritual, de não se deixar contaminar pelas imposições do mundo, mantendo-se exclusivamente nas Verdades da Palavra de Deus.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 16.1).

Quem tem o coração limpo é verdadeiramente bem-aventurado, pois, verá o SENHOR face a face.

Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido - 1ª Coríntios 13.12.   

Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

 01. É fonte de felicidade

Jesus afirma que são bem-aventuradas, felizes as pessoas de coração limpo. Mas como ter um coração limpo e puro se somos pecadores?

O pecado é fonte de infelicidade - Salmo 32.3-4:  Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.

O coração limpo pela confissão é fonte de felicidade - Salmo 32.1-2, 5: Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo. Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado (1ª João 1.9).

Vemos que o rei Davi enquanto estava com sua alma escravizada pelos desejos e ações impuras do pecado ele tinha o semblante descaído, a vida não tinha sentido, estava improdutivo e infeliz, vivia gemendo. Mas houve uma mudança radical quando decidiu confessar o pecado e voltou a refletir a glória de Deus.

Com efeito, Deus é bom para com Israel (Igreja), para com os de coração limpo - Salmo 73.1.

02. É condição para ver a Deus

Você quer ver a Deus?

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor - Hebreus 12.14.

Coração limpo é condição para ver a Deus, pois é uma disposição mental para não viver pecando, pois é a Divina Semente, nascido de Deus (1ª João 3.9).

Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação - Salmo 24.3-5.

Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

Conclusão

Coração Limpo é Fonte de Felicidade; é Condição para ver a Deus!

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração - Tiago 4.8.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 11.03.2017.