O QUE DIZEM DE MIM? Lucas 9.18-22

| 21-07-2016 21:40:06

Vemos, neste texto, o antagonismo do pensamento do incrédulo com o Crente. O Incrédulo olha para o Jesus histórico e racionaliza a Sua vinda. O Crente olha para Jesus e declara este é o Ungido (Cristo/Messias) do Senhor para salvar o mundo que jaz no maligno.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 3.4). 

Orando à parte; achavam-se presentes os discípulos. Jesus mostra que o mundo (multidões, incrédulos) impede a comunhão com o Pai por isto Ele afastou-se (à parte), mas levou consigo os discípulos e aproveitou para mostrar-lhes como o mundo pensa a Seu respeito e como deve ser a convicção do Crente/discípulo.

Assim como os discípulos, um dia teremos que responder pessoalmente a Jesus sobre nossas convicções:

01. O que as multidões dizem de mim?

Estando ele orando à parte, achavam-se presentes os discípulos, a quem perguntou: Quem dizem as multidões que sou eu? Responderam eles: João Batista, mas outros, Elias; e ainda outros dizem que ressurgiu um dos antigos profetas - Lucas 9.18-19.

Devemos notar que as multidões, os incrédulos, vivem no engano e com idéias mirabolantes a respeito de Jesus.

Lucas 9.19 - Levantaram crendices absurdas: a reencarnação de João Batista, de Elias ou um profeta antigo (crendice Jeremias), acreditavam que Elias e Jeremias voltariam para restaurar Israel (Mateus 14.2).

Hoje, as multidões de incrédulos acreditam:

  • Num Jesus histórico, não Salvador.
  • Num Jesus que pertence a todas as religiões.
  • Num Jesus que se aperfeiçoou no Tibet.
  • Num Jesus somente homem profeta.
  • Num Jesus que precisa de intermediários.
  • Num Jesus como irmão evoluído, grau 33.
  • Num Jesus milagreiro.
  • Num Jesus como amuleto da sorte.

Romanos 14.11 - Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus.

Mateus 7.21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Provérbio 16.1 O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.

O que as multidões (incrédulos) dizem de mim?

02. O que os Crentes/discípulos dizem de mim?

Mas vós quem dizeis que eu sou? Jesus quer saber, exatamente qual é o nosso conceito sobre Ele - Lucas 9.20.

Só dá a resposta certa quem aceita a Jesus como Senhor e Salvador: Mateus 16.16 - Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

O nosso conceito deve ser fundamentado na Bíblia e esclarecido no poder do Espírito Santo (Atos 1.8; Lucas 4.16-21 hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir).

O conceito dos incrédulos do mundo é fundamentado em crendices/mentiras, mas nós devemos ter a firme convicção que Jesus é o ungido do Senhor.

Quem dizeis que Eu Sou? És o Cristo de Deus! (Cristo e Messias quer dizer Ungido).

Jesus foi ungido por Deus como Profeta, Rei e Sacerdote, Ele cumpriu a Lei e assentado está a direita do Pai: Lucas 22.69  Desde agora, estará sentado o Filho do Homem à direita do Todo-Poderoso Deus.

Será que temos feito a lição de casa, será que temos dado a resposta certa? Tu és o Cristo/Messias, o Ungido!

Como dar a resposta certa? Orando à parte com Jesus, tendo um tempo com Jesus. Cansado, sofrendo, mas com um tempo para Jesus.

Quando temos comunhão com Deus e com os Irmãos somos a resposta certa para os incrédulos do mundo sedento de Cristo o Salvador.

Quem dizeis que Eu Sou?

A minha vida está revelando Jesus Salvador ou está dizendo: Não vale a pena ser Crente.

Lucas 9.21 - Há dois mil anos, no inicio de seu ministério, Jesus mandou que ficassem calados, pois, o povo estava confuso querendo apenas um rei terreno, hoje a ordem é que devemos ir - Ide Marcos 16.15.

Lucas 9.22 - Será que estamos levando as pessoas a crerem que Jesus é apenas um fato histórico ou o Cristo que vive e Reina?

Conclusão

Irmãos, vivemos num mundo onde há uma constante guerra entre a luz e as trevas, ou seja, o Reino de Deus contra satanás.

As trevas militam contra a luz e a luz contra as trevas.

Cabe a nós um posicionamento, seguir os ditames do mundo sobre Jesus ou sermos verdadeiros discípulos de Jesus. Jo 13.35 - Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.

Qual tem sido a nossa resposta? Um cristo ilusório ou o Cristo Vivo?

Não podemos esquecer que Jesus exige uma resposta, mas a resposta certa vem de muita comunhão (Deus, Palavra, irmãos, obediência e oração).

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 16.12.2013 - Noite.