INVESTIMENTOS GERAM EXPECTATIVAS - Isaías 5.1-7

Pr. Paulino Cordeiro | 29-05-2016 16:00:07

Todos nós investimos e cultivamos expectativas mil; as crianças muitas vezes obedecem para ganhar brinquedos; os jovens, no auge do vigor, sonham e geram expectativas esperando ser felizes; o agricultor lança a semente na expectativa de uma ótima colheita; os profissionais investem nos estudos e sonham com o sucesso; os idosos também cultivam preciosas expectativas.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 4.5).

E Deus, será que também tem expectativas?

Deus tem investido muito e possui muitas expectativas em relação a nós que somos seus filhos e filhas. Esta parábola (em forma de cântico) revela este fato de modo muito claro e inclui ensinos indispensáveis à nossa vida Cristã. Quero destacar três ensinos da Justiça de Deus através desta parábola.

Agora, pois, ó Crentes, Evangélicos Cristãos, julgai, vos peço, entre MIM e a minha vinha (João 15.1-8).

01. O investimento de Deus é fantástico - v.1, 2a, 4a

Agora, cantarei ao meu amado o cântico do meu amado a respeito da sua vinha. O meu amado teve uma vinha num outeiro (colina)  fertilíssimo. Sachou-a (sacho é um tipo de picareta para afofar e limpar a terra), limpou-a das pedras e a plantou de vides escolhidas; edificou no meio dela uma torre e também abriu um lagar (lugar onde se espremia a uva)... Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que EU lhe não tenha feito?

O investimento do proprietário é fantástico. Trata-se de um solo fértil numa encosta ensolarada que foi revolvido e livre das pedras. Foram usadas as melhores mudas, construídas uma torre para a sentinela e um lagar (o que dramatiza a expectativa). Foram criadas todas as condições para que a vide frutificasse. Houve um grande investimento, por isso era justo esperar uma boa colheita.

Pense em todo o investimento que Deus tem feito em você, em sua vida; enviou seu Filho Jesus para morrer em teu lugar para libertar da morte (João 3.16).

Deus tem preparado o solo da tua vida... Tem dado o sol do seu amor... Tem revolvido as pedras do teu caminho... Tem colocado a Bíblia na tua mão... Tem mandado pessoas com o propósito de pregar a Palavra da Salvação ao teu coração... Estabeleceu uma torre de alerta no teu coração (o Espírito Santo). É JUSTO DEUS ESPERAR UMA BOA COLHEITA!

Avalie tudo o que o Senhor lhe tem dado em termos de recursos e oportunidades. Você está correspondendo a todo esse investimento?

02. Atitudes erradas frustram as expectativas de Deus - v.2b, 4b

ELE esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas... E como, esperando EU que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas?

O texto revela a frustração do vinhateiro (dono do parreiral). Pior do que não produzir, a vinha deu uvas bravas (pequenas, amargas, talvez venenosas).

Assim o profeta denuncia o fracasso da Nação dos Crentes quanto às expectativas de Deus. No verso sete há um jogo de palavras, Deus esperando uma coisa, e o povo fazendo exatamente o contrário: Is 5.7 - Pois bem, a vinha do Senhor dos Exércitos é a nação de Israel, e os homens de Judá são a plantação que ele amava. Ele esperava que exercessem justiça, mas houve rebeldia aos Mandamentos; esperava retidão, mas ouviu gritos de aflição.

Mateus 23.37: Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis EU reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!

O Brasil Celebra um calendário cívico recheado de idolatrias e hipocrisias, carnaval e outras festas com orgias, mas, a nação toda se esqueceu de celebrar a Deus conforme manda a Palavra.

Será que a nossa Pátria, será que a Igreja visível se assemelha à vinha que produz boas uvas ou uvas ruins e venenosas?

Se olharmos à nossa volta nos assustaremos com as injustiças sociais. Não está muito diferente da nação de Israel; o fracasso é maior: Crianças abandonadas... Moças menores de idade prostituídas e gerando filhos sem futuro... Velhos abandonados... Trabalhadores sendo explorados até por Crentes.

A maioria absoluta fala que é filho de Deus, invoca a Jesus: que deus, que jesus está invocando?

Deus não precisa de semana santa, mas de pessoas santas.

Deus não precisa de coelhinho da páscoa, mas de Jesus Cristo o Cordeiro Pascal.

Deus não precisa de ídolos e estátuas chamados "santos", mas de pessoas santas.

Deus não precisa de dias santos, mas de pessoas santas.

Deus não precisa de papai Noel; para os Crentes, o próprio Deus é o Papai do Céu!

Quantas pessoas hoje estão frustrando o Senhor através de suas atitudes erradas, através de uma vida comprometida com o pecado?

Deus tenha misericórdia da nossa nação e de todos nós que na maioria das vezes somos omissos... Preferimos ficar construindo panelinhas de crentes e belas igrejas... Não, não pode ser assim!

Estejamos clamando a Deus por uma nação Santa e um povo missionário no poder do Espírito Santo. Estejamos agindo como Esdras e Neemias sendo reconstrutores da nação no Poder do Espírito Santo.

Crente, Evangélico, Cristão observe o teu comportamento e esteja agindo Biblicamente para não frustrar as expectativas de Deus.

03. O que acontece quando frustramos as expectativas de Deus? - v.5-7

Agora, pois, vos farei saber o que pretendo fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe (tapume vegetal), para que a vinha sirva de pasto; derribarei o seu muro, para que seja pisada; torná-la-ei em deserto. Não será podada, nem sachada, mas crescerão nela espinheiros e abrolhos; às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela. Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta dileta do SENHOR; ESTE desejou que exercessem juízo, e eis aí quebrantamento da lei; justiça, e eis aí clamor.

Que farei EU da minha vinha?

A resposta é uma sentença totalmente desfavorável, desgraça geral: Será abandonada, arruinada e pisada pelos animais. Não terá mais a chuva e o cuidado que tinha antes.

Que tristeza, que abandono!

Agora ficaram somente os vestígios do que fora uma vinha bem tratada. Isso aconteceu com Israel e já acontecendo com a nossa Pátria e com o Crente que não atende às expectativas de Deus. Só ruínas, como um deserto, tudo é seco, sem graça e sem o favor do SENHOR (João 15.6-7).                 

Conclusão

O que Deus espera de você, de nós como Crentes?

O que Deus espera da nossa Nação, da Igreja?

Veja o quanto Deus tem investido em sua vida, como você está tratando as expectativas do Senhor em relação à sua vida?

Sabemos que, em Jesus, fomos escolhidos para ser cabeça e não cauda, se obedecermos (Deuteronômio 28.13).

Fomos escolhidos para sermos embaixadores de Cristo (2ª Coríntios 5.20).

Fomos escolhidos para sermos sal da terra e luz do mundo (Mateus 5.13-14).

Fomos escolhidos para as boas obras (Efésios 2.10).

Fomos escolhidos para sermos nação Santa, Raça eleita, sacerdócio real do Senhor Jesus (1ª Pedro 2.9).

Avalie e mude!

Mude tua vida, mude o nosso País levando a Salvação de Deus (João 3.16), em Cristo, como solução!

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 21.05.2016 - noite.