RELEMBRAR - Salmo 116.1-11

Pr. Paulino Cordeiro | 02-05-2016 13:44:48

Este Salmo revela uma alma sincera, num momento de auto avaliação, que ao examinar a sua consciência rompe com um testemunho de alegria e gratidão comoventes.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 5.2). 

É o tributo pessoal de quem reconhece as suas limitações, suplicou quando estava caído e recebeu as misericórdias de Deus. Agora, veio para o templo contar aos irmãos o que lhe aconteceu e para agradecer a generosidade de Deus quando se encontrava caído.

Este Salmo ensina encontrar palavras a respeito das nossas próprias ações, pois, é o produto direto de uma experiência pessoal. Tem todas as marcas de um testemunho público e espontâneo, na forma de um hino.   

01. As quedas para se fortalecer contra as ciladas - Salmo 116.1-4

Amo o SENHOR, porque ELE ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-LO-ei enquanto eu viver. Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma.

Diante do grande amor de Deus, toma a decisão de amá-Lo e invocá-Lo por toda a vida. É uma firme resolução de confiar unicamente em Deus. O salmista lembra-se de que o Senhor ouviu a sua voz em momentos de angustia infernal, tribulação e tristeza.

Invocá-LO-ei enquanto eu viver!

No seu coração ele Decide: Nunca mais cairei nas ciladas do diabo, aprendi que Deus está sempre pronto para me socorrer.

Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza (v.3); são figuras de linguagem que descrevem uma situação deplorável, estava caído (prisioneiro de alguma coisa terrível).

Estava com uma grave doença, desiludido, em pecado, em depressão? (Isaías 53). Não tinha solução humana, sua única escolha seria suplicar a Deus que o livrasse.  

Então, invoquei o nome do SENHOR (continuei chamando o Senhor): ó SENHOR, livra-me a alma (v.4): Diante de qualquer situação desesperadora nosso único refúgio está no SENHOR nosso Deus.

Por mais dolorosas que sejam as tuas quedas no passado, relembre-as sempre, não para se culpar, mas, para se fortalecer contra as ciladas do inimigo (1ª Pedro 5.8). Glorifique a Deus por que você não está no abismo, "no buraco".

Se você tem sofrido angústias infernais, agora já Sabe como agir!

02. As misericórdias de Deus para crescer na fé - Salmo 116.5-11

Infelizmente a maioria dos Crentes tem memória fraca, pois, recebem muitas bênçãos e livramentos de Deus e logo se esquecem, quando não ficam a murmurar. Quem relembra as misericórdias de Deus cresce na fé.

- v.5: Compassivo (clemente) e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso.

Nas palavras deste versículo temos um testemunho com enorme deleite na oração respondida e por ter a sua vida transformada pelo poder de Deus.

- v.6: O SENHOR vela pelos simples (tontos); achava-me prostrado, e ele me salvou.

O salmista, na sua humildade, se equipara aos "tontos" porque Deus é misericordioso e atende até os tontos. Tontos são aqueles que ficam vagueando sem rumo e caem facilmente em ciladas.

- v.7: Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo.

Ele diz para si mesmo: Pare de "esquentar a cabeça", o tempo ruim já passou, descanse nas misericórdias do SENHOR.

- v.8: Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés.

Ele tem forte convicção de que, apesar de ter caído, é hora de testemunhar com grande alegria e gratidão sobre as misericórdias de Deus. Ele estava crescendo na fé.

- v.9: Andarei na presença do SENHOR, na terra dos viventes

Diante do livramento que recebeu, sua escolha é andar na Luz, conforme os Mandamentos de Deus. Uma resolução/voto de compromisso e gratidão ante as misericórdias de Deus.

- v.10-11: Eu cria, ainda que disse: estive sobremodo aflito. Eu disse na minha perturbação: todo homem é mentiroso.

Ele declara que, apesar de estar "caído" e sem esperança, ainda teve um fôlego de fé para se humilhar e suplicar pelo livramento do SENHOR. O Apóstolo Paulo, se referindo a este texto, dá melhor interpretação: Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos (2ª Coríntios 4.13).

Assim como a dor física é um sinal de vida e clama pela cura, o fracasso enfrentado com honestidade também clama pela cura de Deus (Isaías 53.5). Só poderá crescer na fé quem tiver o privilégio de reconhecer as misericórdias de Deus.      

Conclusão

Vimos o salmista, num profundo exame de consciência, relembrando as quedas sofridas; relembrando as misericórdias de Deus e se comprometendo andar na presença de Deus, conforme os Mandamentos.

Meus irmãos, assim como o salmista, é bom fazermos sempre um honesto exame de consciência, relembrando tudo para que possamos nos fortalecer contra as ciladas das trevas, crescer na fé e com gratidão ver o quanto Deus tem feito, para renovarmos votos de obediência aos seus Mandamentos.

O Senhor tem feito maravilhas em nossas vidas. Que possamos olhar para o passado com gratidão, viver o presente com fé e amor, e olhar para o futuro com esperança, no Senhor Jesus.

Que cada um diga como o salmista: volta minha alma para o sossego, pois, o Senhor tem sido generoso contigo!

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 01.05.2016 - noite.