DOMÍNIO – Mateus 6.22-24

| 12-04-2016 22:37:48

Domínio determina qualidade de proprietário, dispor de alguma coisa como senhor dela, espaço ocupado, habitação, lugar, possessão.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 3.9). 

Jesus, cheio do Espírito Santo, andou entre as pessoas ensinando que ninguém pode viver sob o domínio das trevas e da luz ao mesmo tempo. Sempre deixou bem claro que cada um produzirá obras que agradam a quem está servindo.

01. Do corpo luminoso

Um corpo luminoso está sob o domínio da luz, portanto passa a possuir e produzir luz.

São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso - Mateus 6.22.

São os olhos a lâmpada do corpo... Os olhos são as janelas que identificam nossos interesses, desejos, ambições e aquilo que alimenta a nossa alma.

Se os teus olhos forem bons... Representam o verdadeiro Crente que se entrega inteiramente a Cristo e a serviço do Deus Criador.

Todo o teu corpo será luminoso... Com lâmpada boa o ambiente fica bem iluminado, da mesma forma, com olhos/alma bons todo o corpo será luminoso e frutificará para Deus (Gálatas 5.22-23).

João 3.21: Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.

Se a nossa alma estiver bem alimentada com a Palavra de Deus e com a comunhão santa, certamente todo o nosso corpo será luminoso a serviço de Deus em Cristo Jesus.

02. Do corpo em trevas

Um corpo que está em trevas ali se estabelece o domínio e possessão das trevas, produzindo aquilo que lhe é próprio.

Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! - Mateus 6.23.

Se os teus olhos forem maus... Olhos maus representam tudo aquilo que o mundo oferece para alimento da alma, formando um mau caráter e conduzindo para a escravidão.

Todo o teu corpo estará em trevas... Quando alguém aceita o mau caráter imposto pelo mundo, todo o seu corpo estará a serviço do mundo (Gálatas 5.19-21).

Caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão...As trevas se disfarçam de luz "E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz" (2ª Co 11.14).

A pessoa que viver colocando as coisas do mundo em primeiro lugar poderá até achar que está vivendo na luz de Jesus, mas, mesmo assim ainda estará com o seu corpo em trevas e a serviço das trevas.

João 3.19-20: O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras

03. Do serviço

A quem estamos servindo?

Existe um conflito muito antigo entre o Deus Criador e as riquezas, cujo dominador é "Mamom". Deus domina por amor oferecendo vida abundante, por outro lado, Mamom domina escravizando e causando danos.

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas (Mamom)  - Mateus 6.24.

Ninguém pode servir a dois senhores... É impossível atender a dois senhores ao mesmo tempo sem que faça grandes trapalhadas, pois "há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro..."

Não podeis servir a Deus e a Mamom... O problema não é ter dinheiro, mas sim em quem depositamos nossa confiança, em Deus ou em Mamom. Mamom é um espírito imundo que atua corrompendo as pessoas, colocando preço em tudo, inclusive os corruptores costumam dizer que "cada pessoa tem um preço".

Em quem temos confiado?

Jesus ensina que devemos confiar somente nas riquezas celestiais: Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração - Mateus 6.19-21.     

Você tem obedecido aos ensinamentos de Jesus?

Conclusão

Sob qual domínio temos andado?

É uma pergunta muito pessoal a ser respondida com muita sinceridade para sabermos se de fato somos livres.

Gálatas 5.1: Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 10.04.2016 - manhã.