O MISTÉRIO REVELADO – Efésios 3.1-13

| 27-12-2015 17:30:59

Os mistérios são aquelas coisas que escapam do entendimento humano, coisas ocultas e impenetráveis na razão. Agora o que estava oculto se manifestou aos santos porque Deus quis revelar.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 4.4).

 O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória; o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo - Cl 1.26-28. 

01. Que mistério é este?

Este mistério revelado está ligado ao Evangelho da salvação pelo sangue de Cristo, unindo os Crentes de todas as nações como Corpo de Cristo. Paulo afirma que Deus confiou a ele a dispensação, a distribuição deste mistério que é a Graça Redentora aos gentios, ou seja, aos perdidos e sem salvação.

Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vós, gentios, se é que tendes ouvido a respeito da dispensação da graça de Deus a mim confiada para vós outros; pois, segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente; pelo que, quando ledes, podeis compreender o meu discernimento do mistério de Cristo, o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito, a saber, que os gentios são coerdeiros, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho - Efésios 3.1-6.

Deus confiou a Paulo o ministério, o serviço santo de levar aos gentios (estrangeiros em Cristo) a revelação do Mistério Redentor. Trata-se de um mistério, um segredo de Deus revelado a Paulo, não para que guardasse para si mesmo, mas para que distribuísse aos que cressem; e assim, cada novo Crente recebe discernimento e lhes é revelado o mesmo mistério de Cristo.

Que mistério é este?

Você já recebeu a revelação deste mistério e tem vivido na Graça deste mistério?

02. A Manifestação do Mistério

A manifestação do mistério não acontece através de qualquer pessoa, só acontece através de um ministro de Deus. Afinal de contas o que significa ministro? -Ministro, no sentido original da palavra aponta para aquele que serve a mesa; então Paulo foi chamado para servir o Mistério de Cristo aos estrangeiros da fé. Ser ministro não significa ser um figurão na Igreja, mas acima de tudo ser um trabalhador para Cristo, anunciando o Evangelho da Salvação de Deus.

Do qual fui constituído ministro conforme o dom da graça de Deus a mim concedida segundo a força operante do seu poder. A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação (distribuir, dividir, repartir) do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele. Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, pois nisso está a vossa glória - Efésios 3.7-13.

O mistério revelado se manifesta pela Igreja para que muitas vidas, segundo o propósito de Deus, recebam sabedoria e entendimento para a salvação, mediante a fé. Como servir é um dom de Deus, também recebemos ousadia no exercício da obra.

Conclusão

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz - 1ª Pedro 2.9.

Fica bem claro que o mistério é revelado com o único propósito de resgatar para Cristo os gentios, estrangeiros na fé. Israel deixou de ser a nação exclusiva de Deus, agora a Israel de Deus é formada por todos os verdadeiros Crentes de todas as nações da terra. 

Porque por Ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, - Efésios 2.18-19.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 27.12.2015 - manhã.