ÉTICA CRISTÃ - Romanos 13.8-14

Pr. Paulino Cordeiro | 20-09-2015 18:20:20

Ética vem do grego "ethos" que significa "modo de ser" ou "caráter moral".

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 5.3).

Podemos afirmar que ética é um Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício da cidadania terrena ou da fé. A ética do Crente está amplamente determinada na Bíblia, A Palavra de Deus, e pela vida exemplar do Senhor Jesus. A ética Bíblica ensina valores altruísta e virtudes, bem como o melhor modo de agir como Igreja e na sociedade.

01. Somos Eternamente Devedores

A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. ​Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor - Rm 13.8-10.

Paulo acaba de ordenar "Pagai a todos o que lhes é devido", ou seja, o princípio fundamental de toda ética é cumprirmos todos os nossos compromissos, e daí se manifesta a lei do amor.

O cristão tem uma dívida impossível de liquidá-la, a dívida do amor, quanto mais paga mais deve. "O amor é o resumo da Lei" porque só poderá amar de verdade quem conhece e obedece a todos os Mandamentos de Deus.

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo - Gálatas 5.13-14.

Estamos vivendo uma época de banalização dos valores éticos, prevalecendo a mentira e a injustiça.  Como seguir na Ética Cristã com tantas contrariedades?

Só há um escape, vivermos intensamente a ética do Crente, sendo obedientes a tudo o que manda a Palavra de Deus.

02. Devemos Viver Cientes de que Jesus Voltará

E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos - Rm 13.11.

Crente que não espera a volta de Jesus não é verdadeiro Crente. Os filhos de Deus, pelos sinais e obras do Espírito Santo, sabem que é o tempo da segunda vinda de Jesus, por esta razão Paulo afirma: "conheceis o tempo".

Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho - Marcos 1.14-15.

"já é hora de vos despertardes do sono", devemos estar com os pés bem firmados nos passos de Jesus; agindo e vivendo intensamente como verdadeiros Crentes, movidos pelo poder do Espírito santo, pelo dinamismo do amor Cristocêntrico.

"Nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos", com esta expressão declara que o fim da oportunidade está próximo, o prazo está se esgotando. Ainda resta uma oportunidade para verdadeira conversão.

A ética cristã ordena que devo viver intensamente, conforme os Mandamentos de Deus, como se agora fosse o meu último momento de vida, como se fosse a última oportunidade.

03. Devemos Viver Valores Elevados

Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. ​Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências - Rm 13.12-14.

O verdadeiro crente VÊ os sinais da volta de Jesus como um estímulo para o fiel cumprimento dos deveres que habilitam para valores elevados:

a) Vai alta a noite e vem chegando o dia: Durante a noite predominam as trevas, mas na medida que o alvorecer se aproxima as trevas vão se dissipando, assim acontece na vida do Crente, quanto mais recebe da luz de Jesus mais liberto fica dos poderes das trevas (João 8.12).

b) Deixemos as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz:  Trata-se de renunciar publicamente todas as obras más, próprias da "noite" da ignorância.

Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele - 1ª Ts 5.8-10.

c) Andemos dignamente como como em pleno dia: O andar do Crente é tão oposto ao do incrédulo, assim como a luz do dia é oposta as trevas da noite. A noite também é transitória em relação ao dia, assim é a vida terrena em relação a vida eterna com Jesus.

d) Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo: A natureza humana, sem Deus, tem um revestimento inferior, movido por cobiças inferiores. A nossa solução está em Jesus Cristo que nos fornece um revestimento completo e superior.

Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros - Efésios 4.20-25.

Conclusão

A ética Cristã, quando devidamente observada, forma um exército de pessoas vitoriosas, pois ordena os passos incertos das multidões sedentas de justiça e amor.

Os poderes das trevas oferecem a anarquia geral, todavia, a Ética Cristã oferece a ordem moral e espiritual.

Que escolha você tem feito?       

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 20.09.2015 - Manhã.