PREPARA-TE – Amós 4.4-13

Pr. Paulino Cordeiro | 06-09-2015 16:03:54

O povo de Israel se considerava amigo de Deus, mas o próprio Deus estava insatisfeito com a sua conduta, por esta razão Ele manifesta uma séria exortação pela boca do profeta Amós: Prepara-te!

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 5.0).

Quem avisa amigo é!

Nos versículos 4 e 5 vemos uma poderosa exortação, na forma de ironia, condenando as práticas religiosas para apenas manter as aparências (Amós 5.21-23). O verdadeiro culto a Deus não acontece somente nas reuniões solenes, mas na prática diária da justiça e pertencendo a uma comunidade fraternal. O  ritualismo que apenas mantem as aparências exteriores é uma verdadeira afronta a Deus e constitui-se em mais um pecado que se acrescenta aos já cometidos (Salmo 40.6).

Nos versículos 6-12 temos a descrição de uma serie de cinco castigos sobre o povo, esperando conversão, pois, Deus afirma cinco vezes: Contudo, não vos converteste a mim, disse o Senhor.

Deus alertou o povo sobre a importância de se converterem, mas não quiseram se humilhar, por esta razão declara: "Prepara-te, ó Israel (Igreja), para te encontrares com o teu Deus. Porque é ELE quem forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual é o seu pensamento; e faz da manhã trevas e pisa os altos da terra; Senhor, Deus dos Exércitos, é o seu nome".

01. Para te encontrares com o teu Deus

"Prepara-te, ó Igreja, para te encontrares com o teu Deus"

O destino final de cada pessoa é encontrar-se com Deus para manifestação do seu amor e justiça. Ele está dizendo prepara-te porque terás que prestar contas de tua vida. Mas, como preparar-se?

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? ​Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas - Mateus 6.33 (Salmo 37.5).

Prepara-te, lendo a Bíblia diariamente (João 5.39; Atos 17.11), orando sem cessar (2ª Tessalonicenses 5.17), obedecendo aos Mandamentos de Deus (Salmo 119.4, Mateus 23.23) e tendo comunhão santa com a Igreja local (Atos 2.42-47, Hebreus 10.24-25).

Prepara-te para que este encontro seja para a eternidade com Deus!         

02. Porque Ele é o Deus Criador

"Porque é ele quem forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual é o seu pensamento".

Prepara-te cuidadosamente para te encontrares com o Deus Criador:

a) Criador das coisas visíveis: Porque é ele quem forma os montes (Salmo 121).

b) Criador das coisas invisíveis: Porque é ele quem cria o vento (João 3.8).

c) Criador da alma: Porque é ele quem declara ao homem qual é o seu pensamento (Salmo 139; Filipenses 4.8).

O Espírito de Deus está dizendo pela boca do profeta: Prepara-te porque o único Deus Criador é o Todo Poderoso, nada escapa do seu controle, nem os mais secretos pensamentos.

Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? ​O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. ​Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. ​É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. ​O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. ​De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. ​O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma. ​O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

Prepara-te para te encontrares com o teu Criador!

03. Porque Ele está no comando de toda a terra

"Faz da manhã trevas e pisa os altos da terra; Senhor, Deus dos Exércitos, é o seu nome"

Prepara-te porque Deus está no comando de tudo, pode alterar a ordem da natureza e tudo se submete a ELE, pois é o grandioso governante e comandante, ninguém pode zombar DELE (Gálatas 6.7).

Este "prepara-te" tem um tom de ameaça, mas, é uma expressão de amor pelas pessoas, operando com justiça e braço forte. Para Amós Deus é "YAWH SHEBAOT" O senhor dos Exércitos, o Leão que ruge, não para devorar mas para declarar amor e proteção a Igreja.

 ​Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas. Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o SENHOR Deus, quem não profetizará? - Amós 3.7-8.

Sua justiça e seu amor são tão grandes a ponto de enviar o seu Filho como o Leão da Tribo de Judá para resgatar sua Igreja: ​Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.

Prepara-te, Deus está no comando de tudo!          

Conclusão

Sinta o grande amor de Deus, ELE está apelando para que haja arrependimento dos pecados. É por amor que ELE ordena, "prepara-te". Naquele Dia do encontro final, Deus não quer que uma parte da Igreja compareça despreparada diante de Jesus, como ensina com a parábola das dez virgens (Mateus 25.1-13). O SENHOR Deus quer encontrar a Igreja na unção de Jesus, ou seja, cheia do Espírito Santo.

E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento - 1ª João 2.20.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 06.09.2015 - Manhã.