CASA ETERNA - Lucas 13.22-30
Pr. Paulino Cordeiro | 05-08-2015 21:56:31Quem é salvo, quem vai morar com Jesus no Céu?
Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado - Marcos 16.16.
Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 4.2).
01. Só entramos pela porta estreita
A porta estreita é Jesus que veio para nos conduzir a salvação eterna pela Palavra de Deus (João 14.6, João 8.12, Salmo 119.105).
E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos? Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.
Senhor, são poucos os que são salvos?
Esta pergunta tem incomodado muita gente através dos séculos!
Jesus apresenta a solução: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita.
No Evangelho de João 10.9 Jesus afirma: Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo.
A porta é estreita e Jesus é a Porta, então é muito simples, basta seguir e obedecer ao Senhor Jesus para sermos salvos e entrarmos no Céu. Mas Ele alerta que exige esforço, "Esforçai-vos por entrar pela porta estreita" e ainda afirma "Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando".
Se existe a porta estreita, também existe a porta larga e logicamente satanás é a porta larga. O mundo jaz no maligno e satanás está no comando para que muitos entrem no inferno pela porta larga.
02. O dono da casa julgará
Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta, ele vos responderá: Não sei donde sois. Então, direis: Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas. Mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniquidades - Lucas 13.25-27.
Atrás da porta estreita está o dono da casa, um dia Ele se levantará (dia do Juízo) e fechará a porta com os Crentes fieis para dentro e com os infiéis para fora.
Jesus afirma: Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para MIM mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também - João 14.2-3.
Aos que praticam injustiças Ele dirá "não sei donde sois".
Jesus não deixa-se enganar apesar dos fortes argumentos dos falsos crentes: Comíamos e bebíamos
na tua presença, e ensinavas em nossas ruas. Mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de MIM, vós todos os que praticais iniquidades .
Conheciam a Jesus mas não obedeciam a Jesus: Ele não aceita pessoas que vivem voluntariamente pecando.
03. Ficar fora da casa será terrível
Costumo afirmar, com base na Bíblia, que o Reino de Deus é inclusivo, mas as pessoas tem a liberdade para se excluirem dele.
Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora.
No dia do Juízo, Jesus agirá somente como Justo Juíz e receberá pela "porta estreita" aquelas pessoas que estiverem em santidade. Será um dia glorioso para os Crentes fieis, mas será terrivel para aquelas pessoas que viveram apenas de aparencias e no domínio do maligno.
Conclusão
Surpresa, nenhuma pessoa ou "igreja" tem exclusividade para entrar no Céu: Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugares à mesa no Reino de Deus. Contudo, há últimos que virão a ser primeiros, e primeiros que serão últimos - Lucas 13.29-30.
Os judeus achavam que só eles eram salvos, os primeiros. Os estrangeiros eram excluídos, os últimos.
Surpresa: Estrangeiros entrarão pela porta estreita, Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugares à mesa.
Mais Surpresa: Religiosidade (rituais e costumes), só manter aparência de Crente, conduz a condenação eterna: Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas.
Jesus, suas verdades, a salvação, continuam imutáveis; nosso coração é que precisa mudar. Só temos um jeito, arrependimento e esforço para entrarmos pela porta estreita e morarmos eternamente com Jesus.
Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.
Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 02.08.2015 - Manhã.