JESUS – João 3.16-21

| 12-07-2015 19:29:12

Quem é Jesus, Ele é homem, é Deus?

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de mb 4.7).

No princípio era o Verbo (Palavra criadora), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio DELE, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava NELE e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela - João 1.1-5.

Ele veio como homem para salvar os pecadores: Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles - Mateus 1.21 (João 3.16-17).

Jesus (do Grego) corresponde ao Hebraico e Aramaico Yeshua, que significa o Senhor salva (Lc 1.31; 2.10-11,21). O anjo do Senhor, ao dar o nome de Jesus, designava a missão especial que Ele veio realizar: Porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.   

01. Quem NELE crê não é julgado

Crente é um substantivo derivado do verbo crer, portanto este versículo da Palavra de Deus está afirmando que quem é Crente nos ensinamentos de Jesus não cai em condenação.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.  Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado - Mc 16.15-16.

Deus enviou seu Filho para salvar todos os pecadores arrependidos e libertá-los da condenação eterna.

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus - João 1.12-13.

02. Quem NELE não crê já está julgado

O que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus - João 2.18b.

Jesus e o próprio Deus não condenam a ninguem, as próprias pessoas é que se condenam não crendo no grande amor de Deus. Por esta razão é que Ele afirma que "O que não crê já está julgado".

A incredulidade mata: Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

Continuo afirmando, com base na Bíblia, que é imensamente mais fácil ser Crente em Jesus do que ser incrédulo. O Crente tem a Paz de Cristo, ao passo que aos incrédulos resta-lhes muita desgraça aqui na terra e na eternidade.

03. Ele é a Luz do mundo

Jesus é a Luz que ilumina as nossas vidas, Ele ordenou que também sejamos luz (Mateus 5.14-16). A luz incomoda quem está nas trevas, mas quem está na luz quer mais luz.

Quem pratica o mal ama as trevas: O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras - João 3.19-20.

Vivemos tempos em que multidões vivem na pratica do mal e ainda se acham justas e verdadeiras. As pessoas que vivem nas trevas se acomodam na escravidão de satanás e preferem viver nas trevas.   

Quem pratica a Verdade ama ao Senhor Jesus: Quem pratica a verdade aproxima-se da Luz (João 8.12), a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus - João 3.21.

Conclusão

Para você, quem é Jesus?

Você crê e obedece ao Senhor Jesus?

Jesus é a luz do mundo. Você tem andado na luz de Jesus?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 12.07.2015 - Manhã.