O CORAÇÃO – Jeremias 17.9-10

| 07-06-2015 9:37:42

O coração é usado no sentido figurado se referindo aos sentimentos (1º Sm 1.8), à vontade (Sl 119.2), ao intelecto (Gn 6.5), ao livre arbítrio (Josué 24.15, Deuteronômio 30.19).

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de mb 4.7).

As nossas escolhas são fruto dos desejos que alimentamos em nossa alma, por esta razão é que devemos tomar muito cuidado com o que vemos, lemos e ouvimos.

Quando alguém está com problemas cardíacos corre ao médico para receber remédios que curem. Para os problemas da alma temos o Médico dos médicos, o Deus Eterno, Aquele que sonda os corações (Pv 21.2, Rm 8.27); que dá a vida, mas também pode matar (Mt 10.28); que fere, mas, Ele mesmo cura as feridas (Jó 5.18).

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus - Filipenses 4.6-7.

Preste muita atenção nos sintomas que teu coração apresenta diariamente!

01. É enganoso

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, quem o conhecerá?

A palavra coração refere-se à mente ou alma, onde reside o entendimento das pessoas. "Enganoso é o coração" significa que o entendimento tem uma forte tendência para hospedar o engano, o falso, o ilusório e artificioso.

Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que cogitais o mal no vosso coração? - Mateus 9.4.

Jesus é o único conhecedor profundo da mente humana, fico preocupado quando pessoas confiam sua alma nas mãos de "técnicos" que dizem conhecer a mente e que podem ajudar.

Não se iluda nem se deixe iludir, o coração facilmente fica maquinando o que é enganoso e afasta-se de Deus: Respondeu-lhes Jesus: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de MIM - Marcos 7.6.

Por que alimentar pensamentos enganosos e destrutivos?

Falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco! Eles, porém, surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo um espírito. Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados? E por que sobem dúvidas ao vosso coração? Lucas 24.36-38.

Seus olhos estavam vendo a Jesus, mas seu coração, sua mente enganava-os dizendo que não era o Salvador. Assim continua acontecendo, infelizmente as pessoas, mesmo vendo os milagres acontecerem, preferem negar o poder de Deus.  

Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo - 2ª Tessalonicenses 3.5.

Cuidado, Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, quem o conhecerá?

Deus conhece o teu coração!

02. É desesperadamente corrupto

O coração é desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?

Após o pecado no Paraíso o coração, mente humana, ficou desesperadamente corrompido, dado ao erro, viciado, depravado, devasso, pervertido, dissoluto.

Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias - Mateus 15.19.

O coração, mente humana, é uma máquina que produz vida ou morte. Se estiver dominado pelo Espírito de Deus produzirá vida e amor o que é próprio de Deus (Gálatas 5.22-23), mas se estiver dominado pelo espírito maligno produzirá corrupção e morte (Gálatas 5.16-21).

O coração que permanece na corrupção fica longe de Deus: "Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo" (Hebreus 3.12). "O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração" (Lucas 6.45).

As pessoas, depois do pecado de Adão e Eva, tornaram-se desesperadamente corruptas, mas continuam inteligentes e Deus permite que escolham a benção ou a maldição, a vida ou a morte (Deuteronômio 30.19).

Só temos um jeito para sairmos da corrupção: Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação - Romanos 10.9-10.

Você anda no desespero da corrupção ou tem vencido a corrupção?

Não se esqueça de que Deus conhece o teu coração!

03. Quem conhecerá o nosso coração, nossos pensamentos?

Eu o SENHOR esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações - Jr 17.10.

Deus examina e testa os pensamentos de cada pessoa, visando fazer justiça e retribuir conforme as obras de cada um.

O próprio Senhor Jesus veio testemunhar da oniciência de Deus: Mas Jesus lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece o vosso coração; pois aquilo que é elevado entre homens é abominação diante de Deus - Lucas 16.15.

Quantas vezes por dia o Espírito de Jesus (Filipenses 1.19) sonda os nossos corações? Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse-lhes: Que arrazoais em vosso coração? - Lucas 5.22.

Confie em Deus, Jesus conhece os nossos pensamentos:  Levantou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior. Mas Jesus, sabendo o que se lhes passava no coração, tomou uma criança, colocou-a junto a si e lhes disse: Quem receber esta criança em meu nome a mim me recebe; e quem receber a mim recebe aquele que me enviou; porque aquele que entre vós for o menor de todos, esse é que é grande - Lucas 9.46-48.

O Espírito Santo de Deus, pela Palavra, sonda os nossos corações: Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração - Hebreus 4.12.

Leia o Salmo 139 e experimente a profundidade do conhecimento de Deus.

Não importa qual tem sido a tua escolha, Deus tem pré-conhecimento e sabe tudo sobre você, Ele te julgará pelas escolhas colocadas em pratica durante sua vida. 

Conclusão

Nosso coração tem tendências muito ruins, por esta razão é que necessitamos viver sob os Mandamentos de Deus: Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.  O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes - Marcos 12.30-31.

Conserve limpo o teu coração, assim serás feliz e verás a Deus (Mateus 5.8).

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jr 17.9.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 07.06.2015 - Manhã.