CONSOLAÇÃO – 2ª Coríntios 1.3-7

| 20-05-2015 20:33:36

As pessoas quando estão aflitas, desoladas, em sofrimento, aí são carentes de consolação e como se diz: "O melhor remédio é um ombro amigo".

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de mb 6.4).

A palavra "paraklesis", da mesma raiz de parákletos = estar junto para ajudar (João 14.16),  traduzida do Grego por consolação, abrange também o sentido de exortação, aliviar a aflição ou o sofrimento, encorajamento, conforto, ajuda, socorro.

Paulo está testemunhando sua experiência de consolo com o único Deus consolador e ensina que a Igreja deve viver transbordante desta mesma consolação por meio de Cristo.

01. Deus é o Consolador

Deus sempre foi e sempre será o nosso Poderoso Consolador. Vejam! Ele puniu Adão e Eva pela rebeldia, mas consolou-os com a promessa de autoridade sobre a serpente (Gn 3.15) e fez-lhes roupas (Gn 3.21). Deus castiga, mas não abandona, espera arrependimento, assim tem agido com o seu povo através dos tempos.

Isaías 49.13 (51.12) - Cantai, ó céus, alegra-te, ó terra, e vós, montes, rompei em cânticos, porque o SENHOR consolou o seu povo e dos seus aflitos se compadece.

Agora, já no Tempo da Graça vemos o Apóstolo Paulo anunciando que toda a consolação de Deus se manifesta por meio de Jesus.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! - 2ª Coríntios 1.3.

O que te aflige, qual é o teu sofrimento?

A solução está bem perto de ti, no teu coração!

Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração/entendimento - Jeremias 29.13.

Cada Crente Cristão vive lutas por fora e temores por dentro, por isto nunca podemos esquecer de que o nosso Deus é o Deus de toda a consolação: Porque, chegando nós à Macedônia, nenhum alívio tivemos; pelo contrário, em tudo fomos atribulados: lutas por fora, temores por dentro. Porém Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito - 2ª Coríntios 7.5-6.

Jesus enviou o Consolador da parte do Pai para estar com cada Crente e ajudá-lo: Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio. - João 15.26-27 (Atos 2; Jo 7.38-39; Gl 6.8; Jo 16.8-11; Rm 8.26-27; 1Co 12.1-11; Gl 5.22-26).

Deus é o Consolador, o que te aflige?

02. A Igreja é transbordante de consolação por meio de Cristo

Quando chove muito o leito do rio é insuficiente para a água que não pode ser contida e tranquilamente as inundações vão avançando em terra firme. Assim acontece na verdadeira Igreja do Senhor Jesus, a consolação por meio de Cristo transborda dos Crentes para o mundo e ninguém pode contê-la.

É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo. Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação; se somos confortados, é também para o vosso conforto, o qual se torna eficaz, suportando vós com paciência os mesmos sofrimentos que nós também padecemos- 2ª Coríntios 1.4-6.

O Deus de toda consolação nos conforta para podermos consolar os que estiverem em angústia, entretanto esta consolação será transbordante somente por meio de Cristo e no poder do Espírito Santo.

O mundo odeia os filhos e filhas de Deus, todos os que vão sendo resgatados passam a receber sobre si os sofrimentos da opressão e do ódio do mundo. Só há um jeito para vencermos os poderes do mundo, nos tornando participantes dos sofrimentos e do sacrifício de Cristo; assim sendo, recebemos consolo de Deus e tornamo-nos também consoladores por meio de Cristo.

Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ELE mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo - 2ª Coríntios 4.6-10.

A vida de Jesus tem se manifestado no teu corpo frágil para que seja um poderoso vaso transbordante da consolação de Deus por meio de Cristo?        

Conclusão

Quando estamos aflitos, em sofrimentos nos tornamos frágeis e carentes de consolação, todavia devemos tomar muito cuidado para não cairmos nas mão de falsos consoladores. Nossos consoladores são o próprio Senhor Jesus e Deus Pai, sendo que usa Crentes fiéis e transbordantes da consolação de Deus para confortar outras pessoas, no poder do Espírito Santo.

Deus é o Consolador!

A Igreja é transbordante de consolação por meio de Cristo: Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça, consolem o vosso coração e vos confirmem em toda boa obra e boa Palavra - 2ª Ts 2.16-17.

E nós, temos vivido e refletido este caráter consolador com boa obra e boa Palavra?

A nossa esperança a respeito de vós está firme, sabendo que, como sois participantes dos sofrimentos, assim o sereis da consolação - 2ª Coríntios 1.7.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 17.05.2015 - Manhã