FALSO SUPRIMENTO – Gênesis 3.1-7

| 04-05-2015 9:41:36

As pessoas preocupam-se constantemente com o suprimento de suas necessidades, sendo que todas as crises giram em torno das necessidades das pessoas e dos povos.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de mb 6.2).

Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal - Gênesis 3.2-5.

A regra não mudou, pois, para as pessoas e povos sempre existirão coisas intocáveis que se nos apropriarmos delas estaremos sofrendo riscos mortais.  

01. Da Necessidade Material

Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer.

Satanás atacou a humanidade primeiramente pela concupiscência dos olhos, a necessidade luxuriosa material.

1ª João 2.15-17 - Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.

Assim como no Paraíso havia uma árvore proibida, também temos no mundo muitas coisas proibidas. Como satanás, lá no Paraíso criou a necessidade de comer do fruto proibido, também continua criando falsas necessidades materiais e propondo supri-las.

1ª Pedro 5.6-8 - Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ELE, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ELE toda a vossa ansiedade, porque ELE tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.

Você tem se deparado diariamente com necessidades materiais, tem observado se elas são falsas ou verdadeiras?

02. Da Necessidade de Poder

Muitas pessoas e povos inteiros vivem dominados pela necessidade de poder e isto tem causado grande destruição a toda a criação de Deus. O diabo sugeriu que o homem teria poder ao tomar para si o fruto da Árvore do conhecimento do bem e do mal, pois era agradável aos olhos. Isto tem se repetido de forma semelhante nos dias atuais, pois inúmeras pessoas e dominadores têm recebido grandes suprimentos de poder maligno e causado enormes danos à humanidade.

A árvore era agradável aos olhos. (esta árvore é boa para comer, posso tomá-la para mim...)

Primeiro satanás mostrou que a árvore era boa para se comer e agora Eva ficou possuída pelo desejo ter a árvore para ela porque caiu na tentação de querer ser igual a Deus (v.5 sereis como Deus), assim ela pecou e conduziu Adão ao mesmo pecado.

A pessoa rebelde que não se sujeita a Deus tem grande necessidade de exercer poder e sem Deus o diabo entra com o falso suprimento de poder. Os grandes dominadores deste mundo vivem sob a astúcia do maligno e o quanto mais negarem a Deus mais poder maligno recebem.

1ª João 5.19 - Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.

O verdadeiro poder está reservado aos filhos de Deus, a Igreja:

Atos 1.7-8 - Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Cuidado para que a tua necessidade de poder seja suprida por Deus!

Tudo posso NAQUELE que me fortalece - Filipenses 4.13.

03. Da Necessidade de Entendimento

Satanás seduziu a Eva e Adão sugerindo que eles teriam supridas todas as suas necessidades ao possuir o que lhes era proibido, mas, eles não tinham qualquer necessidade, pois recebiam tudo de Deus e tinham perfeita comunhão.

Depois do pecado passamos a ter grande carência de entendimento, mas devemos submeter esta carência a Deus e jamais ao diabo.

A árvore era desejável para dar entendimento.

Adão e Eva caíram porque aceitaram que satanás suprisse a sua necessidade de entendimento, se tivessem colocado suas necessidades na presença de Deus jamais teriam pecado.

Salmo 119.34, 104, 169 - Dá-me entendimento, e guardarei a TUA LEI; de todo o coração a cumprirei. - Por meio dos TEUS PRECEITOS, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade. - Chegue a ti, SENHOR, a minha súplica; dá-me entendimento, segundo a tua Palavra.

A humanidade tem sido seduzida pela necessidade de entendimento para as coisas deste mundo, como  a ciência, a cultura, as filosofias e ocultismos, mas tem negado o entendimento pela Palavra de Deus. A Palavra de Deus é a única fonte que supre toda a nossa necessidade de entendimento.

1ª João 5.20 - Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

A tua fonte de entendimento tem sido Deus e sua Palavra?

Conclusão

A sociedade humana vai de mal a pior porque tem aceitado o falso suprimento das suas necessidades e como Adão e Eva negado o suprimento de Deus para as suas necessidades.

Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si - Gênesis 3.7.

Já somos conhecedores do bem e do mal, é tempo de vivermos com os olhos bem abertos para não continuarmos caindo na mesma conversa da falsa provisão.

Dia 1º foi o dia do trabalhador: No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás - Gênesis 3.19.

Antes do pecado era imensamente melhor, era só comunhão e lazer na presença de Deus, não havia trabalho. Quando não confiamos que Deus supre todas as nossas necessidades, aí o diabo ataca com promessas de suprimento que conduzem a perdição.

E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades - Filipenses 4.19.

Satanás supre algumas necessidades para perdição, mas o nosso Poderoso Deus supre todas as nossas necessidade para Salvação por meio de Jesus Cristo.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 03.05.2015 - Manhã.