BENDIZENDO AO DEUS FIEL - Salmo 103.1-5

Pr. Paulino Cordeiro | 25-01-2015 21:22:48

Bendizer a Deus é um louvor integral, com tudo o que somos e temos; Ele só aceita aquilo é santo, puro e agradável, porque Ele é Santo.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 4.8mb).

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios - Salmo 103.1-2.

O maior desejo do Rei Davi era bendizer a Deus e ele ordena a si mesmo "Bendize, ó minha alma, ao SENHOR". O Rei estava consciente da grandeza do amor de Deus e de sua imensa fidelidade.

01. Porque Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades - Salmo 103.3a

Iniquidade é todo o tipo de pecado contra a justiça de Deus e dos homens, não ser correto, perverter o direito. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos - Mateus 24.12.

Êxodo 34.5-7: E, passando o SENHOR por diante dele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração!

É Deus quem perdoa todas tuas iniquidades, a transgressão e o pecado, se houver arrependimento, mas não livra das consequências (Isaías 53.6).

02. Porque Ele é quem sara todas as tuas enfermidades - Salmo 103.3b

Enfermidade pode ser doença de qualquer natureza ou pode ser endemoninhamento.

Isaías 53.4: Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

Mateus 9.35: E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades.

Lucas 13.11: E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se.

Louvamos ao SENHOR porque é ELE quem sara todas as nossas enfermidades.

03. Porque Ele é quem da cova redime a tua vida - Salmo 103.4a

Redimir é resgatar pagando preço, livrar de condenação, dar alforria ao escravo ou libertar. O Deus Criador é quem resgata a tua vida da cova.

O que seria uma cova?

Cova de sepultura: Isaías 14.11 - Derribada está na cova a tua soberba, e, também, o som da tua harpa; por baixo de ti, uma cama de gusanos, e os vermes são a tua coberta (Jó 33.22).

Cova de armadilha: Salmo 57.6 - Armaram rede aos meus passos, a minha alma está abatida; abriram cova diante de mim, mas eles mesmos caíram nela (Salmo 9.15; Jeremias 18.22).

Pessoas malvadas usadas por Deus para punir: Provérbio 22.14 - Cova profunda é a boca da mulher estranha; aquele contra quem o SENHOR se irar cairá nela.

Cova da maldade: Provérbio 28.10 - O que desvia os retos para o mau caminho, ele mesmo cairá na cova que fez, mas os íntegros herdarão o bem.

Cova da corrupção: Isaías 38.17 - Eis que foi para minha paz que tive eu grande amargura; tu, porém, amaste a minha alma e a livraste da cova da corrupção, porque lançaste para trás de ti todos os meus pecados.

Pena de morte: Daniel 6.7 - Todos os presidentes do reino, os prefeitos e sátrapas, conselheiros e governadores concordaram em que o rei estabeleça um decreto e faça firme o interdito que todo homem que, por espaço de trinta dias, fizer petição a qualquer deus ou a qualquer homem e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões.

No dia do Juízo de Deus os mortos em Cristo serão libertos da cova da morte e receberão corpo glorificado (1ª Coríntios 15.54-57), porém os rebeldes permanecerão na cova da segunda morte, a condenação eterna.

04. Porque Ele é quem te coroa de graça e misericórdia - Salmo 103.4b

Coroa, ornamento que era usado na cabeça pelos reis em sinal de autoridade. Os campeões das olimpíadas recebiam coroas feitas de ramos e flores.

1ª Coríntios 9.25: Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.

Deus é quem te coroa de graça e misericórdia, ou seja, é Ele quem te faz vencedor cercado com seu amor e sua bondade. Assim como a coroa ornamenta a cobeça do vencedor, assim também, quem é vencedor em Cristo tem o seu entendimento e obras ornamentados com o amor e a bondade de Deus.

05. Porque Ele é quem te dá fartura e renova as tuas forças - Salmo 103.5

É Ele quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.

Fartura de Bens: Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão - Salmo 37.25.

Filipenses 4.19: E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.

Renovação das forças: Isaías 40.29-31 Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

A humanidade infelizmente tem andado na sua intelectualidade e na sua força, esquecendo-se de que é Deus quem abençoa, dá o sustento e a força da vida.

O SENHOR dá força ao seu povo, o SENHOR abençoa com paz ao seu povo - Salmo 29.11.

Conclusão

É Deus quem dá tudo de bom para nós, e nós o que temos oferecido para Deus?

Conforme vimos, temos muitas razões para estarmos sempre louvando ao SENHOR. Minha vida, com tudo o que sou e tenho, é um hino de louvor a Deus?

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! - 2ª Coríntios 1.3.

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR! SENHOR, Deus meu, como tu és magnificente: sobrevestido de glória e majestade, coberto de luz como de um manto. Tu estendes o céu como uma cortina, pões nas águas o vigamento da tua morada, tomas as nuvens por teu carro e voas nas asas do vento - Salmo 104.1-3.

Viva bendizendo ao Deus fiel e ordene para si mesmo louvar ao Senhor!

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 25.01.2015 - Manhã.