NOBREZA ESPIRITUAL – Atos 17.11-13

| 20-01-2015 21:49:43

O ser humano é espiritual e busca a espiritualidade independente da orientação que recebe.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.5mb).

O Criador fez o homem e nele colocou uma pequena porção do sobrenatural, o espírito humano (Gênesis 2.7; Eclesiastes 12.7; Isaías 26.9). Por esta razão é travada uma busca desenfreada pelas coisas espirituais, porque somos seres espirituais. Nesta busca existe uma guerra entre o Verdadeiro e o falso, entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas, entre Deus e satanás.

O mundo jaz no maligno (1ª João 5.19) e é neste meio que se destaca a nobreza espiritual de algumas pessoas.

01. Receber a Palavra com muito interesse

"receberam a palavra com toda a avidez"

O que qualificou os de Beréia como "mais nobres" foi o fato de dedicarem todo o seu interesse na Palavra de Deus anunciada pelo apóstolo Paulo. Note a nobreza destes ouvintes: Receberam a palavra com toda a avidez, ou seja, abriram seus ouvidos e seu entendimento para as coisas de Deus, sem rodeios aceitaram ao Cristo Redentor e as promessas do Deus Eterno.

Receber a Palavra com muito interesse, com desejo intenso é dar liberdade ao Espírito Santo para realizar as mudanças necessárias, transformando radicalmente a nossa conduta conforme a vontade de Deus.

Muitas pessoas aparentemente recebem a Palavra, mas, conforme um adágio popular "entra por um ouvido e sai por outro".

Você tem recebido a Palavra com muito interesse?

Um bom termômetro tem sido o compartilhar da Palavra do domingo anterior.

02. Examinar a Bíblia todos os dias

"examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim".

A nobreza espiritual está em não ser "Maria vai com as outras", mas em receber a Palavra com muito interesse e conferir na Bíblia se as coisas ouvidas são conforme a Palavra de Deus.

Os de Beréia, todos os dias recebiam a Palavra com toda a avidez e também, todos os dias, examinavam as Escrituras para receberem a luz de Deus no seu entendimento.

Muitos dizem que isto é fogo de Crente novo, então Crente velho fica pior que Crente novo? - Não, não existe Crente velho, existem pessoas velhas, pessoas de meia idade e pessoas jovens. Todo o Crente é sempre novo, se renova a cada dia:

2ª Coríntios 4.16 - Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia (Isaías 40.29-31).

A renovação do Crente vem pela sua comunhão com Deus através de sua Palavra contida na Bíblia Sagrada. Esta renovação gera comunhão na oração e com a Igreja.

Como vai sua nobreza espiritual?

03. Testemunhar para ganhar vidas

Com isso, muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição e não poucos homens - Atos 17.12.

"Com isso", ou seja, com o seu testemunho de bons ouvintes e dedicados leitores da Palavra de Deus muitas pessoas recebiam a Jesus Salvador nas suas vidas.

Notamos que havia uma grande busca daqueles de Beréia pelas coisas do Reino de Deus e esta dedicação provocava uma profunda mudança comportamental, de tal maneira que muitos se convertiam ao Cristianismo, mulheres e homens de todas as classes sociais.

O nosso estilo de vida, conforme a Palavra de Deus (Atos 2.41-47) determina o destino eterno de muitas vidas ao nosso redor, gerando um processo multiplicador até aos confins da terra (Atos 1.8).

Uma qualidade visível da nobreza espiritual é o testemunho Cristão.

Como vai a sua nobreza espiritual?

04. A nobreza espiritual revolta os inimigos

Quem tem nobreza espiritual, confia no Senhor Jesus, vê as obras do inimigo e não se impressiona, pelo contrário marcha triunfalmente sempre vencendo a guerra para a Glória de Deus e para a alegria da Igreja aqui na terra.

Mas, logo que os judeus de Tessalônica souberam que a palavra de Deus era anunciada por Paulo também em Beréia, foram lá excitar e perturbar o povo - Atos 17.13.

"souberam que a palavra de Deus era anunciada" - Onde a Palavra de Deus é anunciada o inimigo sempre se levanta para atrapalhar (Sambalate e Tobias) a obra, entretanto o nosso papel já está definido para sermos mais que vencedores por meio de Cristo. Conforme os exemplos dos apóstolos nunca podemos desanimar, pois, Cristo venceu o maligno por nós.

"foram lá excitar e perturbar o povo" - O inimigo da Igreja é barulhento e procura impressionar, ruge como leão, mas diante do Poder de Deus é um cão vira-lata (1ª Pedro 5.8).

João 16.33 - Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

O inimigo está revoltado, a pergunta é: você tem se comportado conforme a Palavra de Jesus, com nobreza espiritual e vencido o inimigo?

Conclusão

Por que os de Beréia eram mais nobres, tinham nobreza espiritual?

Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a Palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim - Atos 17.11.

Quem tem nobreza espiritual é Crente fiel:

  • Recebe a Palavra da Salvação com muito interesse.
  • Examina a Bíblia todos os dias.
  • Testemunha para ganhar vidas.
  • A nobreza espiritual revolta os inimigos.

Você tem nobreza espiritual como os de Beréia?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 18.01.2015 - Manhã.