A IGREJA APOSTÓLICA – 2ª Coríntios 2.14-17

| 07-12-2014 17:19:58

O apóstolo Paulo, aos Coríntios, fala de sua experiência com Deus e das manifestações da Igreja Apostólica através da vida de cada Crente.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.4mb).

Por meio das figuras "fragrância", "bom perfume", "vida", "morte", ele fala de um Reino vencedor e de um reino derrotado.

01. Deus sempre faz a Igreja triunfar, em Cristo

Os comandantes Romanos e suas legiões de guerreiros, quando retornavam vitóriosos de suas guerras, desfilavam na forma de procissão triunfal com os magistrados e sacerdotes a frente, tendo como platéia os Romanos e o exército derrotado. No transcorrer desta procissão, entre muitas honrarias, iam lançando perfumes de incenso queimado e muitas flores. Também, em homenagem a cada batalha vencida e ao respectivo imperador era construido, em excelente arquitetura, um Arco doTriunfo.

Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo - 2ª Coríntios 2.14a.

O apóstolo Paulo conhecia muito bem esta prática e aplica mostrando que Deus faz a Igreja Apóstólica triunfar sobre o império das trevas. 

Você tem triunfado sobre os inimigos?

02. A Igreja é o bom perfume de Cristo

Estes perfumes representavam para os prisioneiros cheiros de morte e derrota, entretanto para os vencedores estes cheiros eram cheiros de vida e de vitória.

Por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas? - 2ª Coríntios 2.14b-16.

Paulo também está se referindo ao cheiro agradável dos sacrifícios queimados na Velha Aliança, mas agora Deus quer nossas vidas como sacrifício vivo, santo e agradável (Romanos 12.1), para exalar o bom perfume de Cristo.

Todos nós gostamos de usar perfumes diferentes para sermos agradáveis, todavia Deus se agrada somente do bom perfume de Cristo. Dizem que cada pessoa tem o seu próprio cheiro, assim cada Crente deve produzir espontaneamente o bom perfume de Cristo.

Todo o bom perfume tem um selo, o bom perfume de Cristo tem o selo do Espírito Santo de Deus.

A Igreja Apostólica, os Crentes, deve estar lançando o bom perfume de Cristo por onde passar, em todo o lugar, e todas as pessoas, tanto Crentes como incrédulos, devem perceber o testemunho Cristão.

Quem é suficiente para viver assim? Ninguém, somente pela Palavra e pelo Espírito de Deus!

03. A Igreja fala com sinceridade da parte do próprio Deus

Quem anda na presença de Deus tanto fala com sinceridade como vive sinceramente as verdades Bíblicas. Quem conhece a Palavra e não obedece é um mercador e não fala da parte do próprio Deus.

Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus - v.17.

Tudo o que falamos deve conferir com a Palavra da Verdade e com a nossa conduta, somente assim estaremos sendo o bom perfume de Cristo. Quando alguém fica impondo suas ideias e distorcendo a Verdade, isto é mercadejar.

Falar com sinceridade não é falar o que quiser, mas é falar sinceramente, na presença de Deus, da parte do próprio Deus, ou seja, viver intensamente na falsidade zero.

Tenho falado o que quero ou tenho falado com sinceridade da parte do próprio Deus?

Conclusão

Jesus trouxe seus ensinos e transmitiu para nós através de seus apóstolos, por esta razão é que somos uma Igreja Apostólica. Ser Crente sincero é um estilo de vida, é uma escolha pessoal feita de experiências pessoais com Deus em Jesus Cristo.

Deus sempre conduz a Igreja em triunfo; por esta razão todos os Crentes, em todo o lugar, devem ser o bom perfume de Cristo, andando na presença de Deus e falando sinceramente da parte do próprio Deus.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 07.12.2014 - Manhã.