CUIDADOS ESPIRITUAIS - 2ª Coríntios 6.14-7.1

Pr. Paulino Cordeiro | 23-11-2014 19:21:03

O Apóstolo Paulo está recomendando alguns cuidados espirituais que determinam a qualidade de vida de um verdadeiro Crente.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 7.6mb).

Paulo a Timóteo ele diz: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra - 2ª Timóteo 3.16-17.

Existe uma pressão maligna forçando os Crentes para que cada vez absorvam mais hábitos mundanos e assim fracassem como Igreja do Senhor Jesus. Diante de tantas sutilezas do diabo necessitamos constantemente tomar certos cuidados espirituais, especialmente no tocante à comunhão com outras pessoas.

01.Não vos ponhais em jugo desigual

O jugo era colocado no pescoço de animais (Nm 19.2; 1º Sm 6.7) ou de escravos (Levítico 26.13 ) para sujeitá-los ao serviço forçado, os Crentes também recebem um jugo, mas é de amor (Mateus 11.29-30).

Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?

Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? - 2ª Coríntios 6.14-15.

O jugo desigual leva a morte espiritual, pois, pela comunhão o Crente vai adquirindo hábitos ruins e na sua alma vão sendo impressas as marcas do mundo.

Que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade?

Que comunhão, da luz com as trevas?

Que harmonia, entre Cristo e o Maligno?

Que união, do Crente com o incrédulo?

A comunhão dos Crentes é para edificação (Efésios 4.29; Fp 2.1-2; Atos 2.41-47), mas todo o tipo de convivência com pessoas não crentes conduz a perdição.

1ª Coríntios 15.33 - Não vos enganeis: as más conversações (conversas, convivências, familiaridades) corrompem os bons costumes.

 02.Nós somos Santuário do Deus Vivente

Vocês lembram como era o Santuário de Deus? Era lindo, maravilhoso e finamente ornamentado, pois, ali habitava o Deus Vivo.

Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo - 2ª Coríntios 6.16.

Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos?

Você tem sido santuário exclusivo do Deus Vivo, o teu corpo que é o Santuário, está devidamente ornamentado para que o Espírito Santo tenha liberdade e domine a tua vida?

Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Deus quer habitar na vida de cada Crente e andar com cada um, é preciso preparar-se para ser o Santuário do Deus vivente (1ª Coríntios 3.16-17).

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? - 1ª Coríntios 6.19.   

03.Retirai-vos do meio deles

Todos os militares em perigo, por ordem do seu comandante, devem "bater em retirada". Assim acontece com o exército de Deus, nunca deve ficar exposto aos ataques do mundo, mas retirar-se e separar-se exclusivamente para servir ao SENHOR Deus.

Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso - 2ª Coríntios 6.17-18.

Retirai-vos do meio deles: O mundo jaz no maligno e muitas pessoas praticam injustiças, vivem no domínio das trevas. O verdadeiro Crente deve viver no meio de Crentes, a Igreja.

Separai-vos: Na comunhão as pessoas misturam seus costumes e pensamentos. A ordem é "separai-vos", ou seja, não tenham comunhão com as pessoas que estão no domínio do mundo. Todos os Crentes são chamados para viverem na Comunhão Santa e no domínio do Espírito Santo.

Não toqueis em coisas impuras: Tudo aquilo que não agrada a Deus devemos considerar impuro.

Eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.

Deus quer nos receber como filhos e filhas, mas exige que sejamos santos, separados exclusivamente para Ele.

Conclusão

A nossa vida deve estar cercada de cuidados espirituais: Retirai-vos do meio deles; Porque nós somos Santuário do Deus Vivente; Não vos ponhais em jugo desigual.

Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus - 2ª Co 7.1.

Se a ordem é que devemos estar atentos a muitos cuidados espirituais, então devemos sempre estar buscando completa Comunhão Santa para não cairmos na pratica do jugo desigual. Muita comunhão com Deus, com a Palavra de Deus e com a Igreja nos afasta dos riscos de sermos aprisionados por jugo maligno.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 23.11.2014 - Noite.