SOB A DIREÇÃO DE DEUS - Josué 1.1-9

Pr. Paulino Cordeiro | 17-11-2014 17:13:13

O ser humano sem a direção de Deus, pela Bíblia ou pelos seus ungidos, passa a viver errante, todavia sob a direção de Deus marcha positivamente para o sucesso.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.7mb).

Vemos que Josué, sob a direção de Deus, recebe direção exata, com promessas de vitória, desde que não se desvie das verdades Bíblicas.

01. Recebemos direção exata

Hoje temos equipamentos espetaculares que orientam a nossa direção, mas como a Bíblia não há igual, pois é a Palavra do próprio Deus nos dando direção sobrenatural.

Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite - Josué 1.1-4.

a) Falou Deus a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, ordenando: Dispõe-te:

A primeira coisa indispensável para receber a direção de Deus é a disposição. Muitas pessoas vivem suplicando pela direção de Deus, mas sua disposição não se alinha com a vontade de Deus e aí tudo vai saindo errado.

b) Passa este Jordão, tu e todo este povo:

Nenhuma benção é estanque, Deus quer que os Crentes fiéis estejam abençoando e conduzindo outras pessoas a vitória. Toda a geração de Moisés, exceto Josué e Calebe, morreu no deserto por causa da rebeldia. Agora Josué recebe direção para conduzir uma nova geração para tomar posse da terra prometida.

c) Todo lugar que pisar a planta do vosso pé:

Não é pouca coisa, dispõe-te e avança com todo o povo que o Anjo do Senhor vai à frente. Quando há unidade e comunhão Deus dá força e sabedoria para tomar posse das bênçãos.

d) Desde o deserto e o Líbano até o rio Eufrates; Toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite:

Josué não saiu sem rumo, Deus revelou todos os limites da obra para o Reino. Vemos que o Senhor Deus forneceu direção exata a Josué quanto ao que deveria realizar, desde a sua postura e inclusive os limites da área a ser possuída.

Os verdadeiros Crentes não andam "como uma barata tonta", obedecem à direção de Deus, sabem aonde pisar e conhecem os seus limites.

02. Temos promessas de vitória

Sob a direção de Deus temos tremendas promessas de vitória.

Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais - Josué 1.5-6.

a) Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida:

Tiago 4.7 - Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

1ª Coríntios 15.57-58 - Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.

b) Não te deixarei, nem te desampararei:

1ª Pe 5.6-7 - Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

1° Reis 6.13 - E habitarei no meio dos filhos de Israel e não desampararei o meu povo.

2ª Coríntios 6.16 - Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

c) Tu farás este povo herdar a terra:

Josué no Hebraico significa YHWH é Salvação e Jesus é a forma Grega de Josué.

Mc 16.15-16 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.

Qual tem sido a nossa disposição para vivermos e trabalharmos nas promessas de Deus?

03. Temos a Bíblia como regra de fé e conduta

O SENHOR Deus faz muitas promessas para cumpri-las, entretanto ELE dita as regras detalhadamente pela sua Palavra, a Bíblia. Pela Palavra de Deus temos todas as regras de fé e conduta.

Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a Lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido - Josué 1.7-8.

a) Deus recomenda que Josué deva ser forte e muito corajoso para ter o cuidado de fazer tudo segundo toda a Lei, a Palavra de Deus:

1° Crônicas 22.13  Então, prosperarás, se cuidares em cumprir os estatutos e os juízos que o SENHOR ordenou a Moisés acerca de Israel; sê forte e corajoso, não temas, não te desalentes.

b) Da Palavra não te desvies.

Provérbio 5.7 - Agora, pois, filho, dá-me ouvidos e não te desvies das Palavras da minha boca (Salmo 119.105).

c) Tenha o cuidado de fazer tudo como está escrito na Bíblia.

João 15.6-7  Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

João 15.13-14  Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.

d) Medite na Palavra de Deus dia e noite.

Salmo 1.2 - Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Você tem olhado para o exemplo de Josué e de Jesus, você tem levado a sério a Palavra de Deus?

Conclusão

Quando vivemos sob a direção de Deus em tudo somos bem sucedidos e destemidos, pois somos santuário do próprio Deus e confiamos exclusivamente Nele.

Não te mandei Eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares - Josué 1.9.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 16.11.2014 - Noite.