VIDA VITORIOSA – 2ª Timóteo 2.1-13

| 12-10-2014 23:14:09

Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros - 2ª Timóteo 2.1-2.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.6mb).

É muito confortante esta Palavra, pois, podemos contar sempre com a presença fortalecedora de Jesus, pois, em Mateus 28.18 e 20, Jesus disse: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra - Eis que estou convosco todos os dias, até à consumação do século.

Se Jesus participa da nossa vida, temos autoridade para transmitir a Palavra da Verdade a outras pessoas, até o fim. Somos predestinados em Cristo para termos uma vida vitoriosa.

Vejamos três importantes cuidados espirituais para o exercício de autoridade e vida vitoriosa em Cristo:

01. Com a submissão de um soldado

Submissão resulta numa disposição para aceitar um estado de dependência, obediência.

2ª Timóteo 2.3-4: Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.

O bom soldado (Timóteo) não desgarra do seu comandante (Paulo), pois sabe que acima dele está o general (Jesus) a quem presta contas de tudo. Existe uma diferença na autoridade entre o soldado e o comandante, mas se não houver unidade, mesmo sofrendo, o comando do General ficará prejudicado. Um soldado não pode mais gozar a vida cômoda do civil.

Efésios 6.10-19. A farda/armadura do soldado deve estar impecável. Lembrem-se como Cristãos estamos na ativa. Precisamos ser devotados, servindo destemidamente ao Cristo para obtermos vida vitoriosa.

Você tem sido submisso a vontade do mundo ou a vontade de Deus? 

02. Com a disciplina de um atleta

Disciplina é a submissão a certas regras e a aceitação de certas restrições.

2ª Timóteo 2.5: Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.

1ª Coríntios 9.25-27: Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.

O atleta obedece às regras do jogo, da mesma forma o Crente deve obedecer a Palavra de Deus para ser mais que vencedor:

Mateus 5.37: Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.

Tiago 5.12: Acima de tudo, porém, meus irmãos, não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja o vosso sim sim, e o vosso não não, para não cairdes em juízo.

Não queira convencer os outros pelo que você acha ou pelo que os outros disseram ou porque tal igreja diz. É tudo pela Palavra. É sim ou não, tudo ou nada, frio ou quente, ninguém pode ser mais ou menos Crente.

O atleta investe tempo exclusivo para o preparo físico e cuida da saúde, assim deve agir o Crente:

2ª Timóteo 2.15: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

1ª Tessalonicenses 5.23: O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Um atleta concorrente pode ser entusiasta, mas se não estiver disposto a enfrentar treinamento Dário e uma vida disciplinada, não obtém prêmio algum. Será por isso que o testemunho de alguns Crentes fracassa, quando se vêm pressionados pelos negócios desta vida (v.4a)?

Como um Crente, você tem vida disciplinada?

03. Com a perseverança de um lavrador

Perseverança é a qualidade de quem é perseverante, constante, firme de propósito, pertinaz/persistente.

2ª Timóteo 2.6: O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos.

O lavrador deve primeiro arar a terra, plantar e depois colher. Tomando todos os cuidados certamente terá uma colheita abundante. Quem trabalha arduamente na lavoura do SENHOR, colherá vidas para Jesus.

A perseverança, no serviço do lavrador, chova ou faça sol é o que determina a colheita. O serviço as vezes parece monótono, mas acaba alegrando o seu coração, com um ótimo resultado.

A doutrina apostólica recomenda que sejamos perseverantes, você tem sido perseverante?

Conclusão

2ª Timóteo 2.7,8,12: Pondera o que acabo de dizer, porque o Senhor te dará compreensão em todas as coisas. Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho... Se perseveramos, também com ele reinaremos; se O negamos, ELE, por sua vez, nos negará.

É Jesus o modelo, somente Jesus fornece a Graça que nos capacita para uma vida vitoriosa e feliz. Ninguém terá vida vitoriosa se não viver na Graça de Deus e em obediência a sua Palavra.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 12.10.2014 - Noite.