CULTO RACIONAL – Romanos 12.1-2

| 08-09-2014 23:24:10

O culto racional exige uma verdadeira dedicação e obediência a Deus, observando a risca todos os seus Mandamentos (Salmo 119.4).

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 7.3mb).

Deus criou o ser humano inteligente...

Ainda no Paraíso, satanás descobriu que a espécie humana era racional e inteligente; diante desta condição ele usou de apelos extremamente racionais para confundir e induzir Adão e Eva ao pecado.

Precisamos viver de maneira sóbria e vigilantes (1ª Pe 5.8) para fazermos culto racional somente ao SENHOR Deus.

01. Apresentar o corpo a Deus

O Apóstolo Paulo apela para que a Igreja apresente a Deus a totalidade do seu ser como um sacrifício, conforme os padrões morais estabelecidos pelo Senhor Jesus.

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional - Romanos 12.1.

a) Sacrifício vivo: Que é o vosso culto racional, ou seja, no culto judaico era colocado sobre o Altar de Sacrifícios um animal morto para cobrir pecados, mas, agora no tempo da Graça o nosso entendimento é outro. Os animaizinhos não tinham escolha, agora Deus quer pessoas se ofertando a ELE como sacrifício vivo.

b) Sacrifício santo e agradável: Que é o vosso culto racional, ou seja, viver com o corpo separado para Deus, sem pecados. Para o sacrifício eram apresentados animais sem defeitos, sem manchas, perfeitos e puros; assim devemos apresentar nosso corpo ao SENHOR, puro e sem pecados.

Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes - João 13.17.

c) Culto racional: Apresentar o corpo é uma decisão pessoal, inteligente e bem pensada, oferecendo-se a serviço de Deus como Templo do Espírito Santo.

Romanos 6.17-23: Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação. Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça. Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte. Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Estar em pecado é escravidão, oferecendo o corpo como culto racional ao maligno.

Estar em santidade é viver a libertação de Deus em Cristo, oferecendo o corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus  , que é culto verdadeiro e inteligente no Poder do Espírito Santo.

02. Não se conformar com o tempo presente

No tempo presente o ser humano está se tornando prisioneiro da tecnologia, escravo dos ditames do mundo, endurecendo cada vez mais o coração e esfriando-se o amor.

E não vos conformeis com este século (tempo presente) - Romanos 12.2a.

Conformar significa dar a forma, configurar, ajustar, ser conforme, portanto cada Crente está sendo exortado para que os ditames do mundo não interfiram na sua conduta. O Verdadeiro Crente é superior aos ditames do mundo, move-se no Poder do Espírito Santo, fundamentado no amor de Deus, em Jesus Cristo.

Romanos 13.7-14: Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor. E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias (Falta de vergonha; impureza; sensualidade) e dissoluções (corrupções, libertinagens), não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.

Todas as coisas do tempo presente estão abundantemente escancaradas em todos os canais de comunicação, entretanto, as coisas do Reino de Deus são reveladas somente aos Verdadeiros Crentes pelas Sagradas Escrituras, A Bíblia.

Quem toma a forma imposta pelo presente século está deformado espiritualmente e afastado de Deus.

03. Transformar a mente pelo Poder da Palavra

Mas transformai-vos pela renovação da vossa mente para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus - Romanos 12.2b.

Podemos comparar a mente humana com uma grande indústria, ali se decide o que produzir; como produzir; quando produzir e para que produzir.

As nossas obras, sejam boas ou más, são o resultado daquilo que está em ação na nossa mente/alma. Assim como o nosso corpo é movido, bem ou mal, pelo alimento que ingerimos, assim é a nossa mente, produzirá conforme aquilo que nela está contido.

O que você tem experimentado, os poderes das trevas ou os poderes da Luz de Deus, em Jesus? (João 8.12; Salmo 119.105).

Também podemos comparar a nossa mente com uma lavoura: Gálatas 6.7-10 - Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.

A nossa mente sem Deus é uma coisa horrível, um covil de demônios; somente sendo transformada pelo poder da Palavra de Deus é que nos transformamos em Templos do Espírito santo de Deus.

Somente uma mente transformada pela Palavra poderá experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Você tem experimentado a boa, agradável e perfeita vontade de Deus?

Conclusão

1ª Coríntios 3.16-19: Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?Se alguém destruir o santuário de Deus (corpo e alma), Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado. Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles.

O verdadeiro Culto Racional é apresentar corpo a Deus com a firme decisão de permitir que a sua mente seja transformada e renovado o entendimento pelo poder da Palavra.

Jesus veio ao mundo para implantar e ensinar ao pratica do culto racional: Filipenses 2.8-11 - A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus O exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 07.09.2014 - Noite.