O EXÉRCITO DE DEUS - Êxodo 17.8-16

Pr. Paulino Cordeiro | 10-08-2014 22:40:55

Deus deu sabedoria a Moises para escolher pessoas que guerreassem contra inimigos ousados e terríveis matadores. Esses beduínos são uma metáfora, figura, da nossa guerra diária contra a tentação e o tentador.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.7mb).

Somos dependentes uns dos outros e todos dependentes de Deus. Nos momentos difíceis com a ajuda do SENHOR Deus e com o estímulo dos outros irmãos formamos o poderoso exército de Deus. Somos propriedade uns dos outros e todos nós somos do Senhor Jesus, nosso Salvador e Redentor.

01. É atacado pelo inimigo

O Espírito Santo adverte através do Apóstolo Pedro:

Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo - 1ª Pedro 5.8-9.

O inimigo é astuto, dia e noite arquiteta planos para roubar matar e destruir (João 10.10).

Êxodo 17.8: Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim.

A estratégia de ataque continua sendo a mesma está focada na destruição do povo de Deus; Amaleque é o general deste comando maldito, ele representa os poderes das trevas comandado por satanás contra a Igreja do Senhor Jesus: Porquanto o SENHOR jurou, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração - Ex 17.16.

A batalha é do SENHOR, Ele vai a frente, mas estamos juntos nesta guerra. O Senhor deu a Moisés e ao seu exército o segredo da vitória, também dá a nós poder nas batalhas quando somos atacados pelo inimigo.

Você está sendo atacado constantemente, tem resistido firme na fé contra o inimigo?

02. É ordeiro e submisso

 O exercito de Deus deve se organizar e seguir as ordens a risca para enfrentar com intrepidez o inimigo (Sl 119.4).

 Êxodo 17.9-10: Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão. Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro.

 Pessoas escolhidas vão a guerra sob o comando para que sejam bem sucedidas na batalha. O povo de Deus deve obedecer aos princípios de autoridade estabelecidos pelo próprio Deus.

O Exército de Deus sabe exatamente o que fazer, como fazer e quando fazer, é ordeiro e submisso ao comando da Palavra de Deus.

Você tem andado na perfeita ordem e submissão ao SENHOR Deus e aos seus líderes ungidos?

03. É dependente da benção

 O exército de Deus só é forte quando está na benção de líderes abençoados e escolhidos por Deus.

 Êxodo 17.11-12: Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque. Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr do sol.

Moisés foi ungido por Deus para abençoar e Josué com todos os seus guerreiros apenas agiram em ordem e obedientes, consequentemente usufruíram de grande vitória.

Um soldado do Deus vivo não faz guerra contra as forças do mal sozinho, ele marcha em unidade, depende da benção de Deus e de pessoas ungidas por Deus para abençoa-lo.

Moisés unido com Arão e Hur abençoava a Josué no comando dos soldados. Vemos neste episódio a perfeita unidade que agrada ao Senhor dos Exércitos e conduz a vitória.

Você é totalmente dependente da benção de Deus ou é um soldado desertor, uma ovelha desgarrada, que age por sua própria conta?

04. É mais que vencedor

As vitórias dos grandes vencedores da terra morrem com eles, entretanto o Exército de Deus é mais que vencedor porque as suas vitórias tem efeitos além-túmulo.

Êxodo 17.13-14: E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada. Então, disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué; porque eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu.

O povo de Deus é mais que vencedor porque vencem no mundo material e sobrenatural, com efeitos eternos.

Romanos 8.37-39: Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Como você anda nas batalhas, tem sido mais que vencedor?

Conclusão

O Exército de Deus é um povo grato, vencedor e adorador.

Êxodo 17.15-16: E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira. E disse: Porquanto o SENHOR jurou, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração.

Amaleque e seu exercito de beduínos são uma figura dos poderes das trevas, constantemente atacando a Igreja do Senhor Jesus; assim como Amaleque, satanás já está derrotado, mas continua atacando até que Jesus volte.

Como você tem agido nas batalhas da vida, você tem buscado o fortalecimento de Deus e da Igreja, em Cristo?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.

Sermão compartilhado em 10.08.2014 - Noite.