ORAÇÃO FORTE - Êxodo 33.12-23

Pr. Paulino Cordeiro | 08-08-2014 8:49:25

 

Moisés tinha a sua frente uma árdua missão, o povo liberto da escravidão era difícil de liderar. O Senhor chamou os filhos de Israel de "povo de dura cerviz", isto é, quem tem a coluna cervical dura não inclina a cabeça para frente, não se humilha, é o famoso "pescoço duro". O que Moisés podia fazer?

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.2mb).

Ele fez a única coisa que todos os filhos de Deus devem fazer, suplicou pela Glória de Deus sobre ele e seu povo: Êxodo 33.18 - Então ele (Moisés) disse: Rogo-Te que me mostres a Tua Glória.

Oração forte, por quê? Orar é declarar que nada podemos sem Deus, é curvar a cerviz e humilhar-se diante de Deus. A oração é forte porque o Espírito Santo intercede pelo Crente, caso contrário, nem é oração.

Estejamos aprendendo mais um pouco com a oração forte de Moisés e sua experiência pessoal com Deus.

01. É feita com total dependência de Deus

O Crente leva todas as suas dificuldades à presença de Deus.

Êxodo 33.12, 15-17: 12 Disse Moisés ao SENHOR: Tu me dizes: Faze subir este povo, porém não me deste saber a quem hás de enviar comigo; contudo, disseste: Conheço-te pelo teu nome; também achaste graça aos meus olhos. 15 Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar. 16 Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra? 17 Disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto que disseste; porque achaste graça aos meus olhos, e eu te conheço pelo teu nome.

Para Moisés estava bem definido que seria tudo por Deus e nada sem Deus. Moisés aprendeu a colocar todas as suas necessidades na presença de Deus porque assim diz a Palavra: Filipenses 4.6 - Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conheci­das, diante de Deus, as vossas petições; pela oração e pela súplica, com ações de graças.

A tua oração é forte, você tem declarado total dependência do Deus Criador? 

02. Demonstra um ardente desejo de conhecer e agradar a Deus -

Êxodo 33.13: Agora, pois, se achei graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça e ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo.

Moisés diz ao Senhor que deseja conhecê-Lo melhor e compreender os seus caminhos para achar Graça. Lembra-Lhe que o povo de Israel é o seu povo e que está a serviço dele.

O salmista também expressa este ardente desejo: Salmo 139.23-24 - Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.

A minha vida tem se movido neste desejo de conhecer a agradar ao Deus Vivo?  

03. Na oração forte recebemos as promessas de Deus

Moisés, homem santo e fiel a Deus, no fervor de sua oração foi ouvido e atendido. Todo o Crente tem este mesmo direito desde que a sua oração corresponda com a sua conduta na presença de Deus.

Êxodo 33.14: Respondeu-lhe Deus: A minha presença irá contigo, e Eu te darei descanso.

Mateus 21.21-22 - Jesus, porém, lhes respondeu: ... Se tiverdes fé e não duvidardes... tal sucederá; e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.

A palavra Crente vem do verbo crer e crer implica em obedecer a Palavra de Deus, portanto, tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.

Você quer receber as promessas de Deus como o Crente Moisés?

Então seja um verdadeiro Crente obediente e não duvide do Poder de Deus!

04. A oração forte tem propósito de ver a Glória de Deus

Moisés teve a intrepidez e a confiança de fazer a oração certa, oração forte.

Êxodo 33.18: Rogo-te que me mostres a tua glória.

A palavra hebraica "SHEKINÁ" traduzida por glória significa presença de Deus.

O ardente desejo de ver a Glória de Deus é uma dependência total da Pessoa e do Poder de Deus. Era essa a maior necessidade de Moisés, pois, com a presença gloriosa de Deus, ele poderia todas as coisas, especialmente conduzir o povo de Deus.

A Glória de Deus na vida de Moisés foi tão forte que o seu rosto resplandecia - Ex 34.29-35.

Pela tua comunhão com o Deus Vivo, as pessoas tem visto a Glória de Deus no teu rosto?

Conclusão     

Todos nós precisamos viver uma comunhão intensa com o Senhor; andar em total dependência de Deus; sempre com um ardente desejo de conhecer e agradar a Deus, pois só assim receberemos as Suas promessas e veremos a Sua Glória.

A oração que anseia pela Glória de Deus sempre é respondida, e a resposta sempre é a solução perfeita da nossa necessidade.

Toda a oração que não nos leva à presença de Deus não é oração. Mais do que respostas, precisamos da resposta; a manifestação da glória de Deus.

A Igreja do Senhor Jesus é mais privilegiada que a Igreja de Moisés, pois somos templo do Espírito de Deus e a Glória de Deus habita em nós.

A nossa oração, no poder do Espírito e em nome de Jesus, pode e deve ser tão forte quanto a de nosso antigo irmão Moisés.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.

Sermão compartilhado em 03.08.2014 - Noite.