PRESSÕES

| 21-07-2014 9:01:55

Pressão é o ato de premer, de comprimir, de apertar, é qualquer força exercida sobre algo.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 7.2mb).

Pressões, sejam boas ou más, exercem algum tipo de poder para gerar resultados que afetam a nós e aos que nos cercam.

Movemos-nos sob as mais diversas pressões, constantemente necessitamos decidir se esta ou aquela pressão é benéfica ou maléfica. A Bíblia nos ensina a conduta correta diante das mais variadas tensões, sejam internas ou externas.

Por isso não desanimamos: pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia - 2ª Co 4.16.

Este tema é muito amplo em toda a Bíblia, por isto tomei poucos textos para expor alguns aspectos a Igreja.

01. Pressão do mundo

Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno - 1ª João 5.19.

O mundo é um verdadeiro "rolo compressor", ele esmaga aqueles que não estão bem firmados na Palavra de Deus.

Mateus 13.22 - O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a Palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a Palavra, e fica infrutífera.

Satanás é o príncipe deste mundo (João 12.31) e faz grande pressão sobre os filhos de Deus. Olhem a pressão que ele fez sobre Ananias e Safira:

Atos 5.1-10 Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes. Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram. Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera. Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto. Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão. No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a, sepultaram-na junto do marido.

Efésios 5.10-12 - Conselho do Espírito Santo: Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

Conforme Marcos 16.15, a Igreja deve estar INDO para que o mundo se renda a Jesus e não para que os Crentes se rendam ao mundo.

02. Pressão do Amor de Deus

E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele - 1ª João 4.16.

Somente o amor de Deus pode preencher o vazio interior de cada pessoa, pois, o pecado causa danos que só o amor de Deus pode repará-los.

Efésios 1.3-5: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.

João 3.16

03. Pressão das Palavras de Jesus

As Palavras do Senhor Jesus exercem uma pressão transformadora.

João 8.31,32, 36 Se vós permanecerdes na minha Palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

As Palavras de Jesus não são filosofia, são luz e vida. Se dermos ouvidos às Suas Palavras obedecendo-as com sinceridade experimentamos a verdadeira pressão libertadora.

Quando nos sujeitamos a pressão libertadora das Palavras de Jesus experimentamos as verdadeiras riquezas do Reino de Deus, aprendemos a viver o amor responsável, como sacrifícios que agradam a Deus.

 Romanos 12.1-2 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.  E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

João 15.5 - Esta pressão santa força o nosso crescimento espiritual, aprendemos a compartilhar o que temos e passamos a ter vitória contra a pressão do mundo.

João 15.7 - Se permanecerdes em mim, e as minhas Palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

04. Pressão do Amor de Jesus

O amor de Jesus exerce uma força poderosa que leva-nos a um novo e poderoso estilo de vida.

João 15.12-16 O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

2ª Coríntios 5.14 Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram.

Quer ser vitorioso? - Permita que o amor de Jesus te obrigue a agir como cidadão do Reino de Deus.

Gálatas 2.20 Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

Ao reagirmos positivamente à pressão do amor de Cristo, vamos sendo renovados e resistimos vitoriosamente as pressões do mundo.

05. Pressão do Espírito Santo

A pressão do Espírito Santo de Deus é libertadora: Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade - 2ª Coríntios 3.17.

Se o Espírito de Deus, de fato, habita em você, nenhum poder do mundo te dominará e verdadeiramente serás livre.

João 16.7-11 Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando o Espírito Santo vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.

A decisão é tua, você tem se sujeitado a pressão do Espírito Santo que te convence?

Se você permite a pressão do Espírito Santo, aí frutificará e será feliz - Gálatas 5.22-23.

Crente que não ama, carrancudo, irritadiço, inconstante... Será que está vivendo sob a maravilhosa pressão do Espírito Santo?

Conclusão

Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna - 1ª João 5. 20.

E daí, é melhor viver sob a pressão do mundo ou de Deus em Jesus?

Temos o livre arbítrio, somos inteligentes e capazes de tomar decisões; qual tem sido a nossa decisão?

1ª Co 13.11: Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.

Chega de meninice!

Chegou a hora de viver exclusivamente sob a pressão Reino de Deus em Cristo Jesus e viver vitoriosamente contra a pressão do mundo. Amém?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.

Sermão compartilhado em 20.07.2014 - Noite.