ESTÁ CONSUMADO – Lucas 23.44-24.12

| 02-06-2014 22:42:17

A Bíblia afirma que Jesus a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz - Filipenses (2.6-11) 2.8.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.6mb).

João 19.30: Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.

  01. Rasgou-se o véu do templo de alto a baixo

Era o momento da transição da Lei para a Graça e a vontade de Deus foi que seu Filho morresse na cruz, com sinais visíveis do sobrenatural, marcando o cumprimento das profecias.

V.44 - Escureceu o sol, quase hora sexta (quase meio dia) Hora nona (15h. ofereciam sacrifícios no templo), o sol estava escuro,

V.45 - Na hora nona rasgou-se o véu. Além do véu, no Santíssimo, só o Sumo Sacerdote entrava uma vez por ano.

- de alto a baixo, indica que não foi obra humana, Deus instituiu o Templo feito por mãos de homens e Ele mesmo o destruiu.  

Hebreus 10.19-23 - estava extinto o ritual do VT - livre acesso ao Pai... no sangue de Jesus... novo e vivo Caminho.

João 4.21-24 - Conforme profecia de Jesus, o Templo feito por mãos humanas estava extinto, Jesus acabara de implantar um novo modo de adoração - rasgou-se o véu!

E todos ganhamos o direito de livre acesso ao Trono do Pai.

 

02. Expirou - V. 46 = Está consumado (João 19.30)

Pouco antes, perdoou aos inimigos: V.34 - Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.

V.43 - Prometeu o paraíso ao malfeitor arrependido...

V.46 - Agora Ele faz a oração que aprendeu quando era criança (Sl 31.5): Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E dito isto expirou - uma oração de confiança total.

EXPIROU = Está consumado. Aleluia!

João 3.16 - Expirou = sacrifício concluído por amor ao perdido.

Mateus 27.46-53 - Expirou e fenômenos estranhos aconteceram, por quê? Creio que foi uma pequena demonstração dos eventos sobrenaturais que acontecerão na 2ª vinda de Jesus. Também creio que foi para deixar bem claro que Ele é a ressurreição e que voltará, como justo juiz, para que todos os mortos ressuscitem e sejam julgados.

V. 47-48 - aqueles (centurião, multidão) que julgaram e zombaram de Jesus ficaram com grande remorso e reconheceram ser Cristo o Filho de Deus.

V. 34 - a oração de Jesus foi atendida pelo Pai, muitos se arrependeram e foram preparados para o derramamento do Espírito, na festa de Pentecostes. 

Filipenses 2.9-11 - Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

V.49 - Mesmo os mais chegados de Jesus ficaram pasmos, a contemplar de longe. Apesar de muito bem avisados, estavam infelizes e inseguros, pouca fé.

03. O sepultamento de Jesus - v. 50-56

Isaías 53.9 - Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.

Os malfeitores, após crucificados, eram enterrados em um campo qualquer, com total desprezo, como se enterra um animal.

Notem bem o cumprimento da profecia de Isaías:

V.50 - José membro do Sinédrio, homem bom e justo.

V.51 -... que esperava o Reino de Deus,

V.52 - tendo procurado a Pilatos, pediu-lhe o corpo de Jesus,

V.53 -... tirando-o do madeiro, envolveu-o num lençol de linho, e o depositou num túmulo aberto em rocha, onde ainda ninguém havia sido sepultado.

V.54 - Era o dia da preparação, e começava o sábado.

V.55-56 - As mulheres... viram o túmulo... se retiraram para preparar aromas e bálsamos. 

Notamos que nenhum plano de Deus pode ser frustrado, pois, tudo aconteceu exatamente conforme as profecias.

04. Jesus ressuscitou - 24.1-12.

V. 2-7 - Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado. E encontraram a pedra removida do sepulcro; mas, ao entrarem, não acharam o corpo do Senhor Jesus. Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois varões com vestes resplandecentes. Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes falaram: Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galiléia, quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia. Então, se lembraram das suas palavras.

Sem a ressurreição de Jesus não haveria Redenção/Salvação. Jesus preveniu que a consumação da Redenção passaria por três estágios: a) ser entregue nas mãos dos pecadores; b) ser crucificado; c) ressuscitar no terceiro dia.

Era necessário anunciar que o Mestre havia ressuscitado: E, voltando do túmulo, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os mais que com eles estavam. Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos. Tais palavras lhes pareciam um como delírio, e não acreditaram nelas. Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro. E, abaixando-se, nada mais viu, senão os lençóis de linho; e retirou-se para casa, maravilhado do que havia acontecido.

Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão - 1ª Coríntios 15.55 .

Os Apóstolos estavam com a fé abalada, estavam presos ao mundo material, a ressurreição de Jesus parecia-lhes como um delírio.

Conclusão

Jesus sofreu, morreu, ressuscitou e vive. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Aleluia! Ele vive! Onde está ó morte ... ?

O Cordeiro Santo e imaculado, o Filho de Deus, nos dá livre acesso ao Pai. O véu que nos separava, agora não separa mais.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 01.06.2014 - Noite.