COMO BUSCAR O REINO DE DEUS? - Lucas 18.1-43

Pr. Paulino Cordeiro | 26-03-2014 20:20:59

Vimos no capítulo anterior que Jesus pregou ensinos sobre a vinda do Reino de Deus aos incrédulos e aos discípulos, agora estaremos compartilhando ensinos de Jesus sobre como buscar o Reino de Deus.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.9mb).

2º Crônicas 7.14 - Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.

01.  Clamando dia e noite - Perseverança da viúva - Lucas 18.1-8

Jesus ensina que devemos orar sempre e sem desanimar, contando a parábola da mulher que tanto importunou ao juiz até que julgou sua causa. Pelo que vemos esta mulher suplicava dia e noite para que o juiz executasse justiça.

V.7-8 - Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?

2ª Ts 5.17 - Orai sem cessar.

02. Com sinceridade - O Fariseu e o Publicano - Lucas 18.9-14

Sinceridade é dizer com franqueza o que sente, é ser verdadeiro, sem malicia e sem disfarce.

V. 13-14 - O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado. Aleluia!

Hebreus 10.22 - Aproximemo-nos de Deus, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.

03. Como uma criança - Espontaneidade/humildade - Lucas 18.15-17

Assim como uma criança é totalmente dependente, nós também devemos ser totalmente dependentes do Deus Criador.

V. 17 - Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele.

Mt 18.4 - Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.

Como temos buscado o Reino de Deus, com autossuficiência ou com total dependência, como uma criança?

04. Com lealdade - Colocar Deus acima de tudo - Lucas 18.18-23

Leal é quem age conforme as leis da probidade e da honra,com dignidade e honestidade.

V.18-23 - Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. Replicou ele: Tudo isso tenho observado desde a minha juventude. Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me. Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo.

Este homem colocava as riquezas em primeiro lugar. Com certeza ele acreditava numa crendice judaica de que um judeu só seria rico se fosse merecedor do favor de Deus.

Este homem era leal as suas riquezas, portanto desleal ao Deus Criador.

05. Crendo nas promessas de Deus - Lucas 18.24-30

Nosso Deus é Deus de promessas e fiel para cumpri-las.

V. 24-26 - Jesus percebeu a tristeza do jovem rico e justificou ser impossível aos olhos humanos um rico entrar no Céu.

V. 27 - Mas Jesus respondeu: Os impossíveis dos homens (um camelo passar pelo fundo de uma agulha) são possíveis para Deus. Se um rico crer será salvo.

V. 29-30 - O que dá a verdadeira prosperidade é apegar-se a Deus, nas Suas promessas e não nas crendices de prosperidade: Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por causa do reino de Deus, (promessa) que não receba, no presente, muitas vezes mais e, no mundo por vir, a vida eterna.

Mateus 6.33 - Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu Reino e a sua Justiça, e (promessa) todas estas coisas vos serão acrescentadas.

06. Por meio do Cristo Redentor -Lucas 18.31-34

Só temos um mediador: 1ª Timóteo 2.5 - Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.

V.31...e vai cumprir-se ali tudo quanto está escrito por intermédio dos profetas, no tocante ao Filho do Homem.

João 14.6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu Sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

07. Com fé - O cego de Jericó - Lucas 18.35-43

Hebreus 11.6 - De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

V.38-40 - Então, ele clamou: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse; ele, porém, cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Então, parou Jesus e mandou que lho trouxessem. E, tendo ele chegado, perguntou-lhe: Que queres que Eu te faça?... Que eu torne a ver. Então Jesus lhe disse: recupera/toma a tua vista... tua fé te salvou.

Conclusão

Irmãos, muitos têm buscado o Reino de Deus de muitas maneiras, mas só acham aqueles que o buscam em obediência à Palavra do Próprio Deus, com inteireza de coração.

Mateus 11.12 - Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.

Será que temos buscado o Reino de Deus? Clamando, com sinceridade, como uma criança (com humildade), com lealdade, crendo nas promessas, por meio do Cristo Redentor e com Fé. Temos buscado conforme Jesus ensina?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 23.03.2014 - Noite.