2-SINAIS DO REINO - Lucas 11.33-54

54 | 14-01-2014 23:14:48

Muitos do povo de Deus têm sido incapazes de enxergarem os sinais do Reino porque só olham para a aparência exterior. Por isto muitos Crentes vivem correndo atrás de sinais e profecias como provas racionais.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 7.9mb).

As pessoas querem muitas provas do poder de Deus e não permitem que o Espírito Santo revele os abundantes sinais do Reino que nos cercam.

Os sinais do Reino estão acontecendo a sua vista, mas não entendem e querem sinais do céu apenas para satisfazer curiosidade.

Nos sinais de Jonas e de Salomão, vemos que o ponto elevado é a espontaneidade do povo de Nínive para aceitar a Palavra de Deus, e da Rainha de Sabá em buscar a sabedoria que Deus dá através de seus servos.

O povo é sedento de sinais e Jesus expõe três sinais maravilhosos. Iluminação, Aparência e Palavra.

01. Iluminação - Lucas 11.33-36

A descrença dos judeus não era pela falta de sinais, mas pela cegueira deles, a luz de nada vale para os olhos do cego. Quando as pessoas se fecham para as Palavras de Jesus são envolvidas em grande cegueira e trevas.

Lucas 11.33 Acender uma candeia = receber a Jesus como Senhor (Jo 8.12). - Por no velador = lugar elevado = iluminação.

Lucas 11.34-36 Olhos = iluminação do corpo. - Olhos bons = ver como Jesus vê, é ver através da Palavra de Deus.

Tanto "os olhos bons" como a candeia falam dos efeitos da verdadeira luz.

Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas. Se, portanto, todo o teu corpo for luminoso, sem ter qualquer parte em trevas, será todo resplandecente como a candeia quando te ilumina em plena luz.

02. Aparência - Lucas 11.37-44

O povo vivia apenas de aparência exterior que era ritualista, mecânica e hipócrita, não buscavam a verdadeira santidade e o amor ao próximo. Jesus veio para ensinar que Deus vê o coração.

Lucas 11.38 O fariseu admirou-se... = lavar as mãos com a água da purificação era uma questão de ritual e não de higiene. A purificação era para remover impurezas morais de contatos com "pecadores" e coisas profanas.

Lucas 11.39-40 Jesus vê o coração deles e diz: vocês se preocupam com o exterior, mas o vosso coração está cheio de rapina (ávida ganância, violentos saqueadores) e perversidade.

Lucas 11.41 As boas obras (exterior, esmolas) por amor a Jesus, limpam o interior.

Lucas 11.42 Dízimos (exterior)... A Justiça e o amor de Deus = interior.

Lucas 11.43 popularidade, destaque = exterior, esta elite ocupava um banco especial defronte da arca e dando frente para a congregação. Hoje a 1ª cadeira é desejo de maior comunhão e melhor aproveitamento do culto.

Lucas 11.44 passar sobre uma sepultura era desonra e maldição. Sepulturas sem manutenção ou pintadas ficavam perdidas e facilmente eram pisoteadas. Era maldição terrível para os judeus que tocassem estas sepulturas invisíveis, assim são crentes hipócritas maldição para as pessoas.

Jesus está dizendo que cuidar só da aparência exterior é maldição para si e para os outros, como é maldição pisar um túmulo. Está dizendo que o sepulcro caiado só é bonito por fora, mas por dentro tudo está podre, assim é quem só cuida da aparência exterior.

03. Palavra - Lucas 11.45-54

Naquele tempo os doutores da Lei estavam mais preocupados consigo mesmos do que obedecer e ensinar a Palavra de Deus.

Aquelas autoridades estavam se apossando das Escrituras exclusivamente para sua vaidade e riqueza.

Hoje, esses fariseus e doutores da Lei seriam aqueles líderes religiosos que, conhecendo a Palavra de Deus, pregam e ensinam como convém aos seus interesses e não como Jesus ordena.

Nestes tempos de neopentecostalismo, as pessoas se admiram da Palavra de Deus, mas não obedecem e até perseguem aos verdadeiros servos de Deus.

Lucas 11.52 assim como Jesus, estamos cercados de líderes religiosos que agem em nome de Deus e não obedecem a Deus, com suas falsas interpretações impedem que os perdidos conheçam a verdade. Conhecem a verdade, mas não ensinam.

Lucas 11.53-54 o método continua o mesmo, os que se intitulam doutores da Lei buscam versículos isolados distorcendo a Palavra e confundindo aqueles que não Lêem a Bíblia.

- Tais líderes andam a procura de doutrinas para confundir os incautos e atrapalhar a obra Redentora. Quem são eles? Padres, testemunhas de jeová, adventistas, mórmons, espíritas, seitas orientais, pregadores evangélicos nacionais e internacionais, buscando arrancar dinheiro das pessoas, e muitos outros que se dizem Cristãos, mas só visam beneficio próprio.

Não fiquem enriquecendo estes falsos profetas, sejam dizimista e ofertantes fieis na Igreja local.

A Palavra de Deus é o maior sinal do Reino, é por isto que satanás manda tantos falsos mestres e falsos pastores falsificando a verdade.

Leia a Bíblia: Mateus 22.29 Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.  João 5.39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de MIM.

Conclusão

Quais são os sinais do Reino em Nós?

  • Luz - Temos sido em Jesus, fonte de iluminação para o mundo?
  • Aparência - será que estamos cuidando só da aparência exterior, como aqueles inimigos de Jesus?
  • Palavra - Temos buscado a Palavra de Deus de modo correto e obedecido?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 12.01.2014 - Noite.