O QUE FAZER? Lucas 8.16-25

| 28-11-2013 23:26:36

As pessoas vivem agitadas questionando o que fazer, com isso, com aquilo; o que fazer nesta ou naquela situação?

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.9mb).

O que fazer? Esta pergunta incomoda muita gente.

No Reino de Deus todo o questionamento exige uma resposta e uma ação. Se não formos sábios a resposta será errada e em seguida estaremos agindo errados. 

Muitos entram em parafuso e confusão, ficando sem resposta e sem uma ação certa. 

Irmãos, nesta passagem, vemos Jesus vivendo e ensinando a viver o Reino de Deus simples e prático. 

01.     O que fazer quando recebemos Jesus? Lucas 8.16-18

Ninguém, depois de acender uma candeia, a cobre com um vaso ou a põe debaixo de uma cama; pelo contrário, coloca-a sobre um velador, a fim de que os que entram vejam a luz. 

Uma lamparina apagada é simplesmente uma lamparina, mas quando acesa manifesta a sua luz. Quando alguém acende uma lamparina, sua única finalidade é iluminar a casa. Não há motivo para escondê-la. 

A lamparina/candeia mesmo escondida reflete raios de luz. 

Notem bem! "depois de acender a candeia". Quando você recebe Jesus, acende-se a luz de Jesus na tua vida.  

João 8.12: De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. 

Você é Crente, já é templo do Espírito Santo, o que fazer com essa Luz? 

Vai ser um Crente secreto? Ficar dentro de um vaso ou debaixo da cama?  

Nada há oculto, que não haja de manifestar-se, nem escondido, que não venha a ser conhecido e revelado. 

Diga para o teu irmão: Pare de se esconder! 

"Vede, pois, como ouvis" - Jesus está dizendo: Você já ouviu então sabe como agir. Não fique dizendo: Não consigo viver em santidade, não sei testemunhar, sou tímido, meu ministério não é esse e muitas outras desculpas esfarrapadas. 

Não fique negando a luz de Jesus porque você corre o risco de perder até a salvação: v.18 - Vede, pois, como ouvis; porque ao que tiver, se lhe dará; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado

02.     O que fazer com a família terrena? Lucas 8.19-21

Devemos amar muito aos nossos familiares, mas nunca devem ser mais importantes do que Deus e as obras do Reino. Haverá momentos em que deveremos abandonar a família e ficar só com Jesus. 

Devemos amar a Deus sobre todas as coisas: Mateus 22.37 - Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento

Muitas vezes teremos que aborrecer a família: Lucas 14.26 (Mateus 10.37) Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo

Os irmãos de Jesus se converteram só depois da ressurreição de Jesus. 

O que fazer com a família terrena?  

Não podemos perder de vista que temos uma família maior e que viveremos juntos, eternamente com o Pai. 

 Ef 2.19-20 - Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular

Pertencemos a uma família terrena, ligados pelo mesmo sangue, mas temos uma família superior, a Família de Deus, unidos pelo Espírito Santo no Sangue de Jesus Cristo.  

03.     O que fazer na família de Deus? Lucas 8.22-25

Aconteceu que, num daqueles dias, entrou ele num barco em companhia dos seus discípulos e disse-lhes: Passemos para a outra margem do lago; e partiram. Enquanto navegavam, ELE adormeceu. E sobreveio uma tempestade de vento no lago, correndo eles o perigo de soçobrar (afundar). Chegando-se a ele, despertaram-no dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo! Despertando-se Jesus, repreendeu o vento e a fúria da água. Tudo cessou, e veio a bonança. Então, lhes disse: Onde está a vossa fé? Eles, possuídos de temor e admiração, diziam uns aos outros: Quem é este que até aos ventos e às ondas repreende, e lhe obedecem? 

A atitude humana, no apuro, é sempre recorrer ao mais forte ou autoridade presente. Na família terrena pedimos socorro aos pais, aos irmãos, avós ou parentes. Na família de Deus (v. 24) estaremos sempre buscando socorro no Senhor Jesus! 

Quantas tempestades você já enfrentou sozinho, sem Jesus? 

Quantas lutas você já enfrentou sozinho, sem Jesus?

Quantas crises você já enfrentou sozinho, sem Jesus? 

A solução é simples e prática, basta clamar o nome Jesus (v.24) e dizer salve-me estou perecendo.  

Jesus não está aqui fisicamente, mas o seu Espírito habita em você. Clame e Ele te dirá onde está o socorro: Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra!

Deus providencia socorro de muitas maneiras: Lucas 8.18 - Vede, pois, como ouvis.  

Socorro por ação direta Deus. 

Socorro usando Pastores.

Socorro usando anjos.

Socorro usando Crentes.

Socorro usando familiares.

Socorro usando a natureza.

Socorro usando incrédulos. 

Lucas 8.25... Onde está a vossa fé?

Na Família de Deus é o nosso lugar, o lugar das nossas vitórias.

Conclusão

O que fazer? 

Não negue aos perdidos a luz de Jesus que está em
você!

Ame muito á tua família, mas nunca a deixe ficar entre você e Deus. 

Lembre-se que teu socorro vem do Senhor, ouça a voz do Espírito Santo e receba o socorro que Ele te dá.       

Deus coloca pastores para abençoar vocês, se não entenderem a voz de Deus, é só buscar o socorro com eles. Deus quer usar os pastores, por isso são chamados de ministros de Deus.  

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel. 

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 24.11.2013 - Noite.