ATITUDES E PALAVRAS – Lucas 7.36-50
| 22-11-2013 23:24:39As atitudes e palavras revelam o coração das pessoas. Vemos, claramente, nesta passagem, um retrato do coração de Jesus, do quebrantado coração da pecadora, e do hipócrita coração do fariseu. Notamos que Jesus não faz acepção de pessoa, vai ao encontro de todos.
Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.3mb).
01. Atitudes e palavras de Jesus
Jesus é a máxima expressão do amor de Deus.
João 3.16 Jesus veio a terra por amor, com uma missão de resgate.
Lucas 19.10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.
V.36 - Jesus vai até ao pecador Simão.
V.38 - Jesus recebe os pecadores e permite tocá-Lo.
V.40-43 - Jesus cria a oportunidade de quebrantamento.
O fariseu com certeza se achava muito bom, seguidor e conhecedor da Lei, mas sem quebrantamento e obediência.
V.48 - Perdoados são os teus pecados.
V.50 - A tua fé te salvou vai-te em paz.
João 14.27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
As atitudes e Palavras de Jesus são tão poderosas que até hoje somos constrangidos pelo seu grande amor.
02. Atitudes e palavras do fariseu hipócrita
O fariseu hipócrita é desprovido de qualquer verdadeira expressão de amor, suas palavras e atitudes são falsas e mal intencionadas.
A expressão do seu coração era contrária à sua expressão exterior, pois apenas queria ter alguém importante à sua mesa. O hipócrita tem um coração presunçoso e crítico. Jesus era a notícia do momento (imagine Jesus hoje), apenas queria fazer política e julgá-LO.
V.39 - O hipócrita se acha muito bom, julga a Jesus e aos pecadores.
Senta-se no trono da religiosidade e só vê o pecado do próximo - O fariseu, no seu coração, queria que Jesus repelisse a mulher, enxotasse-a.
A pecadora era uma prostituta, rejeitada na igreja, mas ele, aos seus olhos era um santo de Deus. Só ele era importante para Jesus.
Jesus criou uma oportunidade para abrir o seu entendimento com a parábola (v.40-43) e nem assim ele entendeu que Jesus se referia a ele e à mulher pecadora.
V.49 - Na sua dureza de coração ainda questiona a justiça de Jesus.
O hipócrita acredita que o mundo gira em torno de seu umbigo, que ele é a pessoa mais importante do mundo, e o resto é apenas resto.
03. Atitudes da mulher pecadora - Com amor
Notem que ela não falou, mas demonstrava grande arrependimento!
As Palavras de Jesus já estavam no seu coração. Tinha tomado posse do amor de Deus. Sua aparência exterior ainda era de uma prostituta, mas seu coração já havia recebido o toque regenerador de Jesus.
V.37 - Ela planejou, no seu coração, como chegar a Jesus: E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento.
Fez um grande investimento como prova do seu arrependimento e amor.
V.38 - Fez a confissão mais linda abrindo o seu coração e oferecendo o melhor a Jesus (vaso de alabastro com ungüento = 300 denários), com as lágrimas lavou os pés do mestre e com os seus preciosos cabelos secou.
Quebrar o vaso de alabastro e derramar o ungüento, fala de quebrantamento, abrir mão do orgulho e autossuficiência, depender só de Jesus.
Não foi necessário palavras, suas atitudes falaram de arrependimento e amor a Deus, na pessoa de Jesus.
A sua expressão de arrependimento e amor veio do coração.
V.44-46 - Tudo o que o fariseu (religioso) não fez, ela fez porque reconhecia ser pecadora e que só Jesus a libertaria.
Conclusão
O hipócrita que não é sensível a Jesus e suas palavras, continua na sua hipocrisia mortal que o conduz ao inferno.
A pessoa quebrantada que se rende ao amor de Jesus, ama a Deus, obedece à Palavra, recebe perdão completo e o grande amor de Deus.
Recebe a Paz de Jesus - João 14.27.
Recebe autoridade para vencer o pecado - Is 55.7.
Recebe Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo - Jo 1.29.
Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.
Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 17.11.2013 - Noite.