QUEIMANDO AS PALHAS - Lucas 3.15-17

Pr. Paulino Cordeiro | 16-10-2013 19:14:39

O povo estava ansioso por um messias, V.15. Não é novidade quererem que João Batista assumisse o papel de Messias, pois, se mostrava ser um grande líder e um grande profeta, MT 3.4-6.  Queriam que ele fosse o Cristo.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.6mb).

Os judeus provavelmente já haviam anteriormente tentado dar um jeitinho, apresentando candidatos a Messias de Israel. Eles esperavam um Messias Poderoso como líder, mas não como Salvador Espiritual. Por isso num Domingo antes do sacrifício de Jesus tentaram aclamá-Lo como Rei

Após 400 anos de silencio profético, aí está João Batista gritando para que todos ouvissem a grande notícia do arrependimento, preparando a chegada do Messias.  

De fato João Batista foi um grande profeta que atraiu multidões (Lc.3.7e11), mas não deixou de ser humilde. 

01. A Humildade de João Batista - Lucas 3.16ª

Humildemente se purifica com uma vida em oração e jejum no deserto. Conduz multidões ao arrependimento e pratica o batismo com água, preparando os seus discípulos para uma vida espiritualmente superior.

Disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. 

João Batista se coloca como o mais humilde servo do mestre: Não sou digno de desatar-Lhe as correias das sandálias

E nós? Temos nos humilhado e nos purificado para aproximarmo-nos do Mestre.  

1ª Pedro 5.6 - Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte. 

Jesus honrou o profeta: foi batizado por João Batista - Lucas 3.21-22. 

02. O Poderoso Cristo Batiza com o Espírito Santo - Lucas 3.16b

Vimos que João Batista se humilhou anunciando a vinda do Poderoso Cristo e o próprio Cristo o exaltou submetendo-se ao batismo nas águas do Rio Jordão. 

Ele, o Cristo, vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.  

Nos dias de João Batista, o fogo era a principal fonte de luz (queima, aquece, ilumina, purifica).  

Quando uma pessoa se converte ao Senhor Jesus, acontece o Batismo com o Espírito Santo. Ao tornar-se Templo do Espírito (1ª Co 3.16), O Crente está pronto, pela obediência, para manifestar o  Fruto do Espírito (Gl 5.22-23), Dons e Ministérios (1ª Co 12.7-13; 2ª Co 3.3; 5.18;Rm 12.6-9). 

Há, no interior daqueles que receberam o Espírito Santo, uma chama ardente e identificável. O quadro é emocionante. Quando recebemos o Espírito Santo acende-se a luz de Deus que ilumina a vida e a nós mesmos: 1ª Co 3.13 - Manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia (Juízo Final) a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará

Quem se converte ao Poderoso Cristo recebe um novo poder para compreender o amor de Deus e seus caminhos (Dt 29.29).  

O Crente obediente vê o que é e o que pode ser, mas essa capacidade de ver muitas vezes é perturbadora, pois o Crente passa a ver a si mesmo como Deus o vê. 

O Poderoso Jesus Cristo disse que o Espírito Santo nos faz lembrar (Jo 14.26) as coisas que ele havia dito; o Espírito ilumina a nossa mente.  

O Espírito Santo interpreta as coisas profundas de Deus para o Crente, dando-lhe perspicácia e discernimento (1ª Co 2.12). Ele queima as coisas falsas e deixa as puras. 

Receber o Espírito Santo significa purificar o antigo comportamento. Ele aviva as emoções com o amor a Deus, e às outras pessoas.  

A pessoa que está cheia do Espírito Santo transmite certo calor e tem nova afeição e ternura para com as pessoas de todos os tipos e condições. 

03. Queimando as Palhas no Fogo do Espírito Santo - Lucas 3.17

Este versículo fala de purificação e juízo: A sua pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira (laje em que se seca cereais) e recolher o trigo no seu celeiro; porém queimará a palha em fogo inextinguível. 

Mt 13.24-30... Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro (explicação em Mateus 13.36-43).

Aplicar Lucas 3.17 como purificação do Crente e Juízo de Deus: pá - mão - limpar completamente a eira - trigo - celeiro - queimar a palha em fogo inextinguível. 

Conclusão

No coração das pessoas há trevas e impurezas, os corações estão endurecidos e congelados. 

Neste mundo que sofre e geme as amarguras da corrupção e do pecado (Rm 8.22-23), nada melhor do que o fogo do Espírito Santo para iluminar e purificar corpo, alma e espírito.  

O calor do amor de Deus e a chama ardente do Espírito Santo derretem corações congelados, derramando-os em serviço no Reino de Deus. 

O fogo do Espírito Santo queima toda a palha espiritual. 

Apelo: Entregue sua vida a Jesus e receba o Espírito Santo. A decisão é tua, permita que o Espírito de Deus queime as "palhas" que o diabo tem colocado na tua vida.  

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso
site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel. 

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 13.10.2013 - Noite.