Esperar é Viver

| 15-06-2006 22:38:53

Repentinamente, o Senhor voltará. Isso é bem certo. Na mais sincera expressão de nova criatura, os cristãos vivem nessa espera e anunciam a Sua volta.

2ª Pedro 3.11-18:

Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.

Nós, porém, segundo a Sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.

Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por Ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis, e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.

Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.

Viver em Piedade, v. 11

A vida dos cristãos é diferente. São santos e piedosos. São chamados por Deus para uma vida nova e diferente. Não vivem como se Deus estivesse dormindo. Eles sabem que Deus está agindo e que dará aos seus um novo céu e uma nova terra.

Novos Céus e Terra, v. 13

Por enquanto, é preciso levar a cruz. Ainda a mentira e a injustiça imperam, a dor e a angústia trazem sofrimento e os homens brigam entre si. Lá, então, nada disso haverá, pois Deus Reinará e seremos eternamente irmãos de Jesus. Assim como Ele criou tudo, assim transformará tudo e instalará algo novo e bom, "nos quais habita justiça" (v.13). O povo de Deus tem saudade antecipada deste dia.

Empenhai-vos, v. 14

A igreja não pode ser encontrada de braços cruzados. Esperar é viver, é anunciar, é instalar no mundo sinais da presença e do amor de Deus. Devemos nos esforçar para sermos achados em paz e sermos provedores da mesma. Sem mancha e sem necessidade de repreensão será encontrado aquele que não enterra o seu tesouro.

 

"Antes crescei na graça e no conhecimento do Senhor Jesus", nos diz Pedro, ao final da carta. Façamos isto e teremos optado pelo melhor. Irmãos, Esperar a Vinda de Cristo é Viver, mas só há vida quando esperamos em Jesus. Portanto não devemos abrir mão da vida em piedade e empenhados por sermos achados em paz e sem máculas.

 

Pr. Paulino Cordeiro

(Boletim 193)