COMO SABER O CAMINHO? - João 14.1-6

Pr. Paulino Cordeiro | 07-04-2013 14:38:48

É possível confiar no caminho indicado pelas pessoas que nos cercam?

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.5mb).

Como saber o Caminho? 

No trânsito existem placas indicativas para que as pessoas não percam o caminho e, assim, cheguem ao destino com segurança, mas já vi várias vezes o trabalho dos vândalos que viram as placas com o fim de provocarem acidentes. Também, temos visto um verdadeiro vandalismo no mundo espiritual, onde pessoas, aparentemente do bem, ficam apontando para o caminho da perdição (Mateus 24.4,24). E Jesus lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane... porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.

Como saber o Caminho, em     meio a tanta sinalização falsa?

Confia no SENHOR de todo o teu coração (entendimento) e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal - Provérbio 3.5-6.

É triste a situação da humanidade, mas ainda resta uma esperança, temos Jesus, um Homem, Filho de Deus Pai, que é o Caminho para a vida eterna com Deus Pai.              

1.    Jesus é o único Caminho para Deus

Ele veio, cumpriu a missão e voltará para conduzir-nos até o Pai, onde há um lugar preparado para cada pessoa salva e redimida no Sangue do Cordeiro.

João 14.2-3). Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para MIM mesmo, para que, onde EU estou, estejais vós também.

Eu Sou o Caminho...        

2.    Jesus é o caminho para a transformação espiritual  

Afim de que as pessoas venham a participar da vida eterna com Deus Pai - João 5.25-26: Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.

Chama os Crentes para participarem da Sua natureza e dos seus atributos - Efésios 3.19: ...e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.  

Chama a Igreja para possuir a plenitude de
Cristo
- Efésios 1.22-23: E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas   
         Jesus sempre andou no Caminho que leva a Deus,
para mostrar à humanidade como desenvolver o caráter do cidadão do Reino de Deus, Ele é o Homem ideal a ser seguido, é o Divino Mestre.  

Eu Sou o Caminho...

 3.    Jesus é o Caminho da Revelação  

Jesus revela Deus à humanidade - João 1.14 e 18: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito (Jesus), que está no seio do Pai, é quem o revelou 

Eu Sou o Caminho...

4.    Jesus é o Caminho de volta a Deus

Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação - Romanos 5.10-11.  

Eu Sou o Caminho...  

5.    Jesus é o Caminho da vida  

Provérbios 14.12: Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte   
        Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos,
nos deu vida juntamente com Cristo, -pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus - Efésios 2.4-7.  

Eu Sou o Caminho...  

6.    Jesus é o Caminho para a libertação  

Jesus morreu e ressuscitou para nos libertar - Romanos 4.23 a 5.1: E não somente por causa Dele está escrito que lhe foi levado em conta, mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação. Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.  

 Eu Sou o Caminho...  

7.    Jesus é o Caminho para a Glória com Deus Pai 

 Jesus quer todas as pessoas na Glória com Ele e intercede por nós para que sejamos obedientes à Palavra de Deus Pai - Romanos 8.30-34.

 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; aos que justificou, a esses também glorificou. Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.   Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.  

 No sobrenatural, tudo está pronto, Jesus quer todas as pessoas com Ele, mas cada indivíduo precisa tomar sua decisão e seguir a Jesus para não errar o caminho.  

 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação - Hebreus 3.15.  

 Eu Sou o Caminho...  

Conclusão   

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, e Eu sou a Verdade, e Eu sou a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.  

O Caminho está a vista de todos, aberto para todos e muito bem sinalizado; o próprio Jesus abriu este Caminho; e mais, não é necessário pagar pedágio, basta avançar, dia-a-dia, rumo ao Céu.  

Quem receber a Jesus como SENHOR, com certeza, alcançará a vida eterna junto ao Pai.  

Jesus não disse Eu Sou um dos caminhos, mas disse Eu Sou o Caminho! 

 Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site(www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  
    Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em
02.11.2008 e 31.03.2013 - noite.