LAMENTAÇÃO DE DEUS – Amós 5.1-9

| 07-12-2012 9:22:32

Deus está lamentando a destruição do Seu povo, estavam desviados dos mandamentos, andando por caminhos de morte, por suas próprias forças, e é neste momento que Ele dá um grito de dor: Buscai-me e vivei!

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.0mb).

Toda a lamentação de Deus é pelo desprezo e ingratidão de Seus filhos e filhas, que sem arrependimento, estão arruinados, derrotados, vão de mal a pior, mas não querem viver o convite da Vida.

Deus lamenta, Deus convida, mas a decisão é pessoal.

Nesta lamentação podemos entender um pouquinho do imensurável amor de Deus.

01. Lamentação pela perdição do povo - v.1-4

Ouvi esta palavra que levanto como lamentação sobre vós, ó casa de Israel: Caiu a virgem de Israel, nunca mais tornará a levantar-se; estendida está na sua terra, e não há quem a levante. Porque assim diz o SENHOR Deus: A cidade da qual saem mil conservará cem, e aquela da qual saem cem conservará dez à casa de Israel. Pois assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me e vivei.

Ouvi esta Palavra... É uma canção na forma de música fúnebre, Deus vê a Igreja morta, estendida pelo chão.

Israel era a Igreja daquele tempo, mas sabemos que toda a Velha Aliança (VT) era uma figura da Nova Aliança (NT), a Igreja de hoje, portanto também fala para nós hoje.

Restará um remanescente com chances de vida, dez por cento: A cidade da qual saem mil conservará cem, e aquela da qual saem cem conservará dez à casa de Israel - v.3.

A situação é lamentável, restarão apenas dez por cento e a sua oportunidade só terá final feliz se for atendido o apelo de Deus: Pois assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me e vivei.

02. Lamentação pela falta de entendimento do povo - v.5-7

Porém não busqueis a Betel, nem venhais a Gilgal, nem passeis a Berseba, porque Gilgal, certamente, será levada cativa, e Betel será desfeita em nada. Buscai ao SENHOR e vivei, para que não irrompa na casa de José como um fogo que a consuma, e não haja em Betel quem o apague. Vós que converteis o juízo em alosna e deitais por terra a justiça...

Deus sempre ensinou que a salvação não vinha pelo ritual ou pelo local do ritual (Templos e animais), mas por buscar a Deus cumprindo o ritual. As pessoas estavam acostumadas a irem ao templo/igreja somente para cumprirem rituais e não para ouvirem a voz de Deus - v.5.

Deus lamenta dizendo: Parai com isto, estou cansado desta falsidade e hipocrisia; buscai ao SENHOR e vivei, para que não sejais totalmente destruídos, buscai-me com sincero entendimento - v.6. 

Disse Deus pela boca do Profeta Jeremias: Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração - Jr 29.13.

Que tristeza, que lamentável: converteis o juízo em alosna e deitais por terra a justiça - V.7.

Juízo, podemos dizer que é uma doce atividade intelectual que determina o modo de viver com entendimento e obediência aos mandamentos de Deus. Alosna é uma erva muito amarga, daí a comparação, pois estavam com a vida amarga por falta de entendimento.

Justiça é o processo que determina quem está certo ou errado, conforme a Lei. A lamentação de Deus é que as pessoas faziam aquilo que "achavam ser justo" ignorando os mandamentos de Deus.

03. Lamentação por ignorarem o Deus Criador - v.8-10

Procurai o que faz o Sete-estrelo e o Órion, e torna a densa treva em manhã, e muda o dia em noite; o que chama as águas do mar e as derrama sobre a terra; SENHOR é o seu nome. É ele que faz vir súbita destruição sobre o forte e ruína contra a fortaleza. Aborreceis na porta ao que vos repreende e abominais o que fala sinceramente.

Quando permitimos que Deus seja o nosso conselheiro, muda a nossa sorte e reconhecemos o Deus Criador em tudo, até quando olhamos para as estrelas (v.8).

Sete-estrelo, são as estrelas que formam a constelação de Taurus e Órion é outra constelação. Deus dá luz ao dia e trevas à noite, também, junta as águas no mar e delas faz vaporizar gotículas que são transformadas em chuvas (v.8).

O povo de Deus estava procurando os poderes humanos, de ídolos, dos astros; olhavam para as estrelas, para o dia e para a noite; olhavam para o mar e para a chuva e continuavam insensíveis ao amor do Deus Criador (v.8). 

Procurai o que faz (Deus tudo fez e tudo faz - v.8)... Na verdade Deus está dizendo Eu Sou o SENHOR de tudo e de todos, porque vocês não me procuram de fato, com sinceridade?

Disse Deus: O Meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento... - Oséias 4.6a.

Buscai-me e vivei! É Ele que faz vir súbita destruição sobre o forte e ruína contra a fortaleza - v.9.

Deus lamenta a atitude da igreja: Aborreceis na porta ao que vos repreende e abominais o que fala sinceramente - v.10. Lamentavelmente, esta era e é a postura de noventa por cento do povo que se dizia e se diz ser de Deus.

Conclusão

Deus lamenta pelos perdidos e rebeldes, nós também devemos, mas não podemos esquecer que Jesus veio e deu-nos a tarefa de evangelizar e fazer discípulos para que muitos sejam salvos.

Devemos sempre clamar pela misericórdia de Deus, pois, será que seríamos capazes de saber quantas pessoas já foram ou irão para o inferno por causa da nossa covardia?

Que a lamentação de Deus não seja por nós!

No amor de Jesus, o Cristo!

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 06.07.2008 e 02.12.2012 - noite.