CABEÇA DE FAMÍLIA – Rm 5.12-21

| 27-11-2012 21:56:13

Duas cabeças de família, dois domínios, Adão e Jesus, a primeira para desgraça pela rebeldia e a segunda para a Graça pela obediência.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.6mb).

Neste texto fica muito bem definido que a humanidade toda tem como cabeça a Adão, inicialmente no Paraíso era cabeça para a Graça de Deus, que pela rebeldia tornou-se cabeça para a desgraça de toda a humanidade. Por outro lado, como Adão falhou, Deus providenciou um segundo Adão, Jesus Cristo, o Seu próprio Filho, para que pela obediência resgatasse a todos os pecadores arrependidos.

Então, toda humanidade nasce pertencendo à grande família pecadora de Adão, mas cada ser humano já tem o direito adquirido de tornar-se filho de Deus por meio Jesus.

Quando uma pessoa se converte e passa a obedecer ao que o Pai manda, sai do domínio de Adão/Pecado e entra na Graça Redentora de Jesus, o Cabeça de todo o Crente.

Ele (Jesus) é a cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, NELE, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio DELE, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus - Colossenses 1.18-20.

01. Ofensa (Transgressão) ou Graça (Dom gratuito) - v.15

Todavia, não é assim o Dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a Graça de Deus e o Dom pela Graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos.

02. Condenação ou Justificação - v.16

O Dom (Graça), entretanto, não é como no caso em que somente um pecou; porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a Graça transcorre de muitas ofensas, para a Justificação.

03. Reino da morte ou Reino da Vida - v.17

Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte (pela rebeldia), muito mais os que recebem a abundância da Graça e o Dom da Justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo (pela obediência).

04. Ofensa ou Justiça - v.18

Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de Justiça, veio a Graça sobre todos os homens para a Justificação que dá vida.

05. Desobediência ou obediência - v.19

Porque, como, pela desobediência de um só homem (Adão), muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só (Jesus), muitos se tornarão justos.

Conclusão

A qual família eu pertenço?

Jesus veio como um separador, a escolha é minha; posso permanecer na família de Adão ou receber a Salvação pela Graça e ser adotado na Família de Deus (Efésios 2.13 e 19).

Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte (Gênesis 3.16-17), assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor - v.20-21.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 28.06.2008 e 25.11.2012 - noite.