FAÇA TUDO, CONFORME AS TUAS FORÇAS – Eclesiastes 9.10 (10-18)

| 11-10-2012 21:45:19

Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma - Eclesiastes 9.10.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.6mb).

Irmãos e irmãs olhem para suas mãos. Olhem!

Vocês percebem que são instrumentos maravilhosos, que podem obedecer aos seus desejos e realizarem coisas incríveis, tanto boas como más?

Como estamos usando as nossas mãos?

As obras das nossas mãos estão subordinadas a três forças terrenas que formam um ser humano e que são: o corpo humano; a alma humana e o espírito humano. O ser humano, como um todo, está subordinado a Deus, queira ou não.

Deus nos fez seres completos e perfeitos é por isto que Ele espera que as obras das nossas mãos sejam perfeitas.

01. Conforme as tuas forças físicas - corpo humano

Quando paramos e refletimos sobre a perfeição do nosso corpo, brotam dos nossos lábios palavras de gratidão ao único Deus Criador. A cada minuto, nossos músculos fazem milhares e milhares de contrações para expressarem a Graça da vida. Aleluia!

As imperfeições que existem nos corpos de muitas pessoas são conseqüências dos pecados cometidos, não são culpa de Deus. Mesmo aquelas pessoas que são portadoras de deficiências físicas não estão desprovidas de aptidões para apresentarem excelentes obras a Deus, pois a ordem é "faça tudo, conforme as tuas forças".

Quando entregamos a nossa vida nas mãos de Deus, através de Jesus, somos recriados e renovados, para Ele não importam as nossas limitações, apenas espera que tudo quanto vier às nossas mãos seja feito com excelência.

Os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam - Isaías 40.31. 

Temos cuidado Do nosso corpo?

02. Conforme as tuas forças intelectuais - alma humana

Outra coisa maravilhosa é a nossa alma, que é o cérebro, onde está a inteligência, pois ali ocorrem as grandes e pequenas decisões que nortearão a nossa vida aqui na terra e para além-terra.

Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma - 3ª João 1.2.

O Apóstolo Paulo está declarando que a prosperidade e a saúde de Gaio dependem das riquezas que ele tem no seu cérebro, na alma.

Todas as nossas obras são conseqüência daquilo que vai pela nossa cabeça, ou seja, o nosso corpo entrará em ação para realizar obras conforme a nossa disposição mental e decisões.

A Bíblia, de ponta a ponta, relata as obras que o ser humano realiza de acordo com a disposição contida no seu coração. Todas as bênçãos ou maldições, riquezas ou pobrezas, são decorrentes daquilo com que temos alimentado a nossa alma.

A nossa intelectualidade tem guiado o nosso corpo às excelentes obras que agradam a Deus e nos fazem prósperos?

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus - Romanos 12.1-2.       

As nossas obras serão excelentes se a nossa alma estiver alimentada com a excelência da Palavra de Deus.

Temos cuidado da nossa alma?

03. Conforme as tuas forças espirituais - espírito humano

O nosso espírito é perfeito porque Deus nos criou à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1.26-27 e 2.7). Deus é Espírito, por isto é que, quando morremos, o nosso espírito volta a Deus (Eclesiastes 12.7) e o corpo que é pó volta à terra (Gênesis 3.19).

Temos uma porção do sobrenatural de Deus em nós, a vida permanece somente enquanto o espírito está em nós; se Deus retira o espírito do ser humano ocorre a morte.    

O espírito humano, que Deus colocou em nós, é o que nos impulsiona para a busca dos mistérios sobrenaturais. Quando, pela Bíblia, tomamos conhecimento deste poder que Deus colocou dentro de nós, o nosso corpo e a nossa alma são impulsionados para a realização de obras poderosas em Jesus. 

Quando nos convertemos por meio do Senhor Jesus, o Espírito Santo de Deus vem e toma conta do nosso espírito e corpo e alma; assim, somos fortalecidos para a realização das obras seguindo a vontade de Deus.

Conclusão

Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a Sua Graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo - 1ª Coríntios 15.10.

Não devemos olhar para as nossas deficiências, mas olharmos para o Deus da Graça que nos fortalece, o corpo, a alma e o espírito, para a realização das mais excelentes obras. 

O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo - 1ª Tessalonicenses 5.23.

Quando aprendemos, no dia-a-dia, a andar na dependência do Senhor Jesus, ganhamos força, poder e autoridade para ensinar este mesmo caminho a muitas outras pessoas (Mateus 11.28-31).

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 11.05.2008 e 07.10.2012 - noite.