VOCÊ TEM RIQUEZAS? - Lucas 12.13-26

Pr. Paulino Cordeiro | 24-08-2012 22:01:15

Temos presenciado cenas trágicas de pessoas que ficam doentes e até entram em depressão, preocupadas com coisas terrenas, querendo acumular riquezas para o futuro.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.3mb).

É notória a desgraça na "corrida pelo dinheiro", dia-a-dia, amplamente noticiada, com requintados crimes, destruições e mortes. É doloroso ver vidas e famílias seduzidas e destruídas, buscando somente valores terrenos e deixando de lado os valores Celestiais em Jesus, nosso Salvador.     

Preste atenção nas Palavras de Jesus: Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui - Lucas 12.15.  

Precisamos estar atentos às Palavras do Mestre Jesus para não ficarmos enlouquecidos, cedendo às tentações da avareza.

01. Riquezas materiais

E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? - Lucas 12.16-20.

Nada de todos os nossos bens materiais irá conosco quando morrermos: Como saiu do ventre de sua mãe, assim nu voltará, indo-se como veio; e do seu trabalho nada poderá levar consigo - Eclesiastes 5.15.

De quem serão todos os teus bens materiais após a morte? Alguma outra pessoa usará tudo o que é teu. Você já pensou que até o teu conjugue poderá ter outra pessoa na mesma cama em que você dormiu?

Tudo aquilo que é material ficará aqui na terra, na vida além-morte tudo é sobrenatural. Aqui você acumulará tesouros benditos para a vida eterna com Deus ou tesouros malditos para a condenação eterna.

Jesus nos aconselha que estejamos acumulando tesouros no Céu, porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração - Mateus 6.19-21.

02.   Riquezas intelectuais e sabedoria humana

O homem rico é sábio aos seus próprios olhos; mas o pobre que é sábio sabe sondá-lo - Provérbio 28.11.

Mesmo que alguém tenha os maiores conhecimentos, e poderes para grandes decisões, se não tomar a decisão de ser amigo de Jesus, tudo isto nada valerá.

Disse Jesus: Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda - João 15.14-16.

Não deixe que o mundo molde o teu modo de pensar, mas dê liberdade ao Espírito Santo para que o teu comportamento e as tuas decisões sejam agradáveis a Deus, em Jesus, o Cristo (Rm 12.2).

Se ficarmos presos às riquezas intelectuais e à sabedoria humana, seremos condenados: Porque qualquer que de Mim e das minhas Palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos - Lucas 9.26.

03. Riquezas para com Deus

Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus - Lucas 12.20-21.

Louco: indivíduo que perdeu o uso da razão; demente; doido; alienado; insensato; imprudente.

Não caia na loucura da pobreza espiritual porque Deus é rico: Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, -pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus - Efésios - 2.4-7.

Você tem procurado ser rico em obras para o Reino de Deus?

Conclusão

Todos nós bem sabemos o quanto o ser humano é sedento de luxúrias terrenas. Muitos agem como se loucos fossem, maltratam, exploram e até matam, como se pessoas fossem objetos descartáveis. Outros, não são assim tão maus, mas só buscam as riquezas terrenas, não têm tempo para o culto a Deus, andam por aí desvairados para ganharem mais dinheiro.

Riquezas ... Riquezas ... Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? - Mateus 6.24-25.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 16.03.2008 e 19.08.2012 - noite.