GRANDE TROCA - Hebreus 12.1-13
Pr. Paulino Cordeiro | 27-06-2012 23:38:37Em troca da alegria que lhe estava proposta.
Trocar é o ato de dar uma coisa e receber outra em pagamento. Deus Pai deu o Seu filho Jesus para receber, em troca, todos os pecadores arrependidos. Jesus concordou com o Pai e deu-Se em troca, derramando Seu sangue lá na cruz, como preço de resgate por todos aqueles que se arrependerem dos seus pecados. Grande e maravilhosa troca. Aleluia!
Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 4.7mb).
Qual é a alegria proposta a Jesus? Estar à direita do Pai! De completar a vontade do Pai. Esta alegria foi sua motivação. Ele fez tudo para possuí-la porque está escrito: Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso, EU lhe darei muitos como a sua parte...(Isaías 53.11-12).
Vejamos as trocas que Jesus fez em obediência ao Pai, visando sucesso para Ele e para todos aqueles que aceitam participar destas trocas.
01. Trocou a Divindade pela humanidade
Fez-se homem e suportou a cruz (v.2).
Jesus sabia que o único meio para cumprir a vontade do Pai e alcançar a alegria proposta seria suportando a cruz, mas, somente homens podem ser crucificados, por isto o Verbo se fez carne e habitou entre nós (João 1.10-11, 14).
Ninguém é salvo se não passar pela cruz, mas como isto? Se Jesus morreu em nosso lugar, então fomos crucificados, aconteceu uma troca por causa do grande amor do Pai (João 3.16), tendo Jesus cumprido fielmente a Sua missão.
Eu crucificado? Sim, morrer para a minha vontade e viver para a vontade de Deus. Jesus ensinou o Caminho, devo imitá-LO em tudo. Dizia Jesus a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me - Lc 9.23.
E então? dia a dia tome a sua cruz, significa sujeitar todos os meus planos e projetos ao SENHOR Jesus. Deixo de ser senhor da minha vida e passo a ter Jesus como SENHOR, digo não para as coisas aqui da terra, aos prazeres da carne, mas, sim para as coisas do Reino de Deus que me impulsionam para a eternidade.
02. Trocou a coroa da Glória pela coroa do desprezo
Não fazendo caso da ignomínia (v.2), ou seja, da grande desonra e afronta pública.
Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso - Isaías 53.3.
Jesus não se importou com a humilhação e a vergonha que passaria. Sofrer humilhação tinha significado nulo para Ele, pois, esperava por coisas superiores: A alegria proposta pelo Pai.
Quando abandonamos as religiões humanas, para seguir Jesus em tudo; quando negamos as tentativas e obras humanas, para obedecer ao Mestre Jesus; quando paramos de escutar autoridades do mundo, para dar ouvidos as Escrituras, a palavra de Deus e às autoridades de Deus, certamente passaremos, como discípulos, momentos de aflições e humilhações (João 16.33 No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo), mas certamente seremos mais que vencedores (Rm 8.37).
03. Troca bem sucedida
Da humilhação para a Glória eterna, da vergonha para um lugar de honra, está assentado à destra do trono de Deus (v.2).
Jesus completou sua missão e sentou-Se ao lado do Pai na alegria eterna. Conquistou a vitória vivendo uma vida em obediência e fidelidade até o fim.
Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos - Apocalipse 5.13.
Nosso sucesso está em não largar nunca a vida com Deus e a vida para Deus, porque temos sempre em vista a alegria maior: Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a Lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares - Js 1.7.
Conclusão
Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma - Hb 12.3.
O discípulo de Jesus tem o mesmo comportamento, troca todas as alegrias terrenas para fazer a vontade do Pai celestial; esta troca motiva-o para agradar a Deus em tudo o que faz.
Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo? Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos - Lucas 9.23-26.
Todo este sermão está baseado somente no versículo 2, mas, recomendamos que releia atentamente até o v. 13.
Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.
Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 23.12.2007 e 17.06.2012 - noite.