CONSELHOS À IGREJA – Ap 2.1 - 3.22

| 19-05-2012 15:20:55

Jesus decreta elogios, censuras, CONSELHOS e recompensas às sete igrejas locais que se situavam na Ásia. Para entendermos o que Jesus estava escrevendo àquelas igrejas locais, não podemos perder de vista que a Igreja do Senhor Jesus é única, formada por todos os verdadeiros Crentes, de todos os lugares e de todos os tempos. Então, na verdade, o conteúdo das cartas direcionadas às sete igrejas locais é para a Igreja, Corpo de Cristo, de todos os lugares e de todos os tempos.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.0mb).

Já compartilhamos os elogios e as censuras de Jesus, agora estejamos atentos aos Seus CONSELHOS. Então, o que seria um CONSELHO? É um aviso, uma opinião que se dá sobre o que convém fazer, com um fim construtivo.

Passados quase dois mil anos, estas Igrejas locais não existem mais, as cidades não existem mais, hoje, naquela região acha-se a Turquia.

Jesus é o Deus que tudo vê; via a Igreja daquele tempo e vê a Igreja de hoje. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à Igreja!

01. À Igreja em Éfeso - 2.5

Significado: Éfeso significa desejável.

Contexto: Era um grande pólo econômico da Ásia, foi a maior cidade da costa Oeste da Ásia Menor, no mar Egeu. Tinha o maior porto da Ásia e duas estradas importantes cruzaram em Éfeso, sua provável população seria em torno de 350.000. Era o centro de adoração da deusa da fertilidade, Ártemis ou Diana.

Os Crentes daquela cidade eram perseguidos pelos nicolaítas. Estes nicolaítas seduziam o laicado (povo) com falsas doutrinas, filosofias e imoralidades. Seriam falsos mestres, falsos pastores?

Conselho: Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro (Igreja local), caso não te arrependas.

Lembra-te, arrepende-te e volta à prática: É um forte apelo à memória, despertando-os para perceberem que estavam apenas sobrevivendo, pois, tinham abandonado o primeiro amor, tinham muitas qualidades, porém, não estavam ganhando vidas para Jesus.  Dá a entender que os crentes de Éfeso apenas eram vistos como diferentes, mas não estavam influenciando outras pessoas a ponto de ganhá-las para o Reino de Deus. Vemos que a Igreja em Éfeso não mudou e foi removida, lá predomina o islamismo.

02. À Igreja em Esmirna - 2.10

Significado: Esmirna significa mirra, um dos presentes dado ao Senhor Jesus, pelos reis. A mirra é um pequeno arbusto encontrado nos desertos da África. É necessário esmagar os galhos para extrair a sua perfumada resina.

Contexto: Esmirna, hoje se chama Izmir, a terceira maior cidade da Turquia e o segundo mais importante porto do país. Durante o domínio romano, foi um centro de idolatria oficial, conhecida como Guardião do Templo (gr. neokoros). Foi escolhida como local do templo ao imperador Tibério. Foram descobertas imagens, na praça principal da cidade, de Posêidon (deus grego do mar) e de Deméter (deusa grega da ceifa e da terra). Quem não prestasse culto ao imperador romano poderia ser condenado à morte.

Conselho: Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte...

Estes Crentes são uma figura da Verdadeira Igreja, que juntamente com toda a Igreja do Senhor Jesus, sofreu tribulação e martírio sob o domínio de dez imperadores, de Nero a Diocleciano. A matança de Cristãos foi terrível; em uma só catacumba de Roma foram encontrados ossos de 174.000 pessoas (Milenium Champlin vol 6, pg 397). Foi por isto que Jesus aconselhou-os a permanecerem fiéis até à morte, pois, seriam quebrados ao longo da história e deveriam estar prontos para exalarem o perfume de Cristo.

03. À Igreja em Pérgamo - 2.16-17

Significado: Pérgamo pode significar casamento, uma igreja mundana; falsas doutrinas circulavam dentro dela, crentes de Pérgamo estavam casados com o mundo.

Contexto: Pérgamo era Muito idólatra. Era famosa por sua escola de medicina e Esculápio, simbolizado por uma serpente, era adorado como o deus da medicina. A Igreja era muito influenciada com doutrinas falsas que incentivavam os irmãos a praticarem idolatria e imoralidade. Tinha dois tronos de satanás: o altar de Zeus, com 60 metros de altura e um templo de culto ao imperador romano.

Depois de Alexandria, possuiu a segunda maior biblioteca. Foi em Pérgamo que nasceu o uso de peles de animais para fazer pergaminhos, substituindo o papiro.

Conselho: Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles (os nicolaitas) pelejarei com a espada da minha boca. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas...

Deus é puro e não aceita imoralidades na Sua presença:

Alguns Cristãos eram fiéis, mas a maioria queria estar na Igreja praticando as coisas do mundo, filosofias dos pagãos, ignorando a exigência de santidade, pois escrito está: Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte - Ap 21.8.

04. À Igreja em Tiatira - 2.24-25

Significado: Tiatira significa sacrifício, dificuldade.

Contexto: estava situada no caminho entre Pérgamo e Sardes e atualmente, chama-se Akhisar. A cidade de Tiatira era conhecida pela produção de púrpura, uma tinta usada em tecidos (Atos 16.14), além de roupas, artigos de cerâmica, bronze, etc.

Tiatira teve templos e santuários religiosos, aos falsos deuses Apolo, Tirimânios e Artemis (Atos 19.34) e um santuário a Sambate. A importância de figuras femininas na cultura religiosa de Tiatira pode ter facilitado o trabalho de Jezabel, a mulher que seduzia os discípulos e incentivava a idolatria e a prostituição.

Conselho: Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós; tão somente conservai o que tendes, até que eu venha.

Era uma Comunidade que crescia em todas as boas obras, porem, tolerava a mentira, idolatria e prostituição, incentivados por Jezabel, falsa profetisa. O espírito de Jezabel provoca a ira de Deus, a ponto de serem percebidas as pragas e maldições sobre as pessoas: Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que Eu Sou AQUELE que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras - Ap 2.23.

05. À Igreja em Sardes - 3.2-3

Significado: Sardes significa remanescente, o que escapou.

Contexto: hoje restam apenas ruínas perto da atual vila de Sarte na Turquia, considerava-se impenetrável. Foi situada numa rota comercial importante no vale do Hermo, com a parte superior da cidade (a acrópole) quase 500 metros de altitude. Pela produção de ouro, prata, pedras preciosas, lã, tecido, etc., tornou-se próspera. Era uma cidade com um passado memorável, mas, com um presente insignificante nas áreas políticas e comerciais. 

O espírito de Jezabel regia o culto a Baal, pervertendo o povo de Deus a práticas abomináveis, como a prostituição e a alimentação com carnes sacrificadas a ídolos.

Conselho: Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.

Aquela Comunidade estava quase morta (consolida o resto que estava para morrer), era necessário voltar a ser (vigilante) obediente à Palavra recebida e era urgente o arrependimento, pois viviam apenas de aparências, eram sepulcros caiados, bonitos por fora e podres por dentro.

06. À Igreja em Filadélfia - 3. 11

Significado: Filadélfia significa amor fraternal

Contexto: Tinha uma localização estratégica de acesso entre os países antigos de Frígia, Lídia e Mísia. A região produzia uvas e o povo adorava Dionísio, o deus grego do vinho, equivalente a Baco, o deus Romano do vinho. A cidade servia como base para a divulgação do helenismo (imposição da cultura Grega) às regiões de Lídia e Frígia. Foi localizada num vale no caminho entre Pérgamo e Laodicéia. Atualmente, a cidade de Alasehir fica no mesmo lugar, construída sobre as ruínas de Filadélfia.

Conselho: Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Os Crentes daquela cidade estavam bem firmados, com fé, na Palavra e viviam o amor fraternal (João 13.34-35). Jesus aconselha: Conserva o que tens. Conseguir um destaque é uma vitória momentânea, mas manter-se em destaque é uma vitória permanente. Os Crentes em Filadélfia eram um exemplo diário, de amor ao Deus Vivo, a todos os seus conterrâneos.

Por que um alimento é mantido em conserva? Para não apodrecer!

A Comunidade que não se coloca em conserva, segundo a Palavra de Deus, também apodrece!

07.  À Igreja em Laodicéia - 3.18-20

Significado: Laodicéia significa que é de Laodice. Laodice significa justiça pública, justiça do povo, uma justiça da tradição.

Contexto: Situava-se no local da atual cidade de Denizli, na Turquia.

Naquele tempo, a cidade era abastecida por aquedutos das fontes termais ao sul da cidade. A água chegava, na cidade, morna e sua qualidade não era boa. Ao engolir esta água, muitas pessoas tinham vontade de vomitar, como Jesus sentiu vontade de vomitar de sua boca a igreja de Laodicéia - 3.15-16.

Outras características de Laodicéia servem como base para a linguagem desta carta. Foi conhecida como um centro do poder financeiro (3.17-18). A região produzia lã preta (3.18) e um tipo de colírio para os olhos (3.19).

Conselho: Aconselho-te que de Mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.  Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.

A Comunidade Cristã em Laodicéia, literalmente "se achava" feliz, rica e poderosa, mas espiritualmente era infeliz, miserável, pobre e cega; é por isto que Jesus afirma "aconselho-te que de Mim compres", pois, os tesouros espirituais são superiores aos terrenos. Tinham o ouro terreno, mas não tinham o tesouro celestial; tinham o colírio para os olhos, mas eram cegos espirituais; fabricavam roupas, mas andavam em nudez espiritual; em fim, "se achavam" muito felizes, mas eram infelizes.

Jesus oferece a solução: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.   

Porque você está esperando? Abra!

Conclusão

Acabamos de receber os mais lindos conselhos do SENHOR Jesus, a decisão é nossa, segui-los ou...

Cuidado com o ditado popular: "Se conselho fosse bom ninguém dava, vendia" Este ditado é uma astúcia do diabo, pois, a Bíblia contem os mais sábios conselhos, a exemplo dos que acabamos de receber, e são de Graça.

As sete Igrejas locais, mencionadas por Jesus, representam a totalidade da Sua Igreja, pois, Ele dirige-se à IGREJA QUE ESTÁ EM Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia, Laodicéia, portanto escreve ao Corpo de Cristo.

Cada Igreja local enfrenta situações diferentes, é por isto que Jesus se reporta a cada uma de maneira diferente, mas, podemos facilmente perceber que estes decretos dados às igrejas formam um conteúdo único, direcionado à Igreja de todos os tempos.

Qual tem sido a nossa atitude, seguir a sabedoria dos conselhos do SENHOR Jesus ou a estupidez da autossuficiência?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 18.11.2007 e 13.05.2012 - noite.